FotoJOSé ANTóNIO FERREIRA PORFíRIO
    (Professor Auxiliar)
    Telf.: (+351) | E-Mail: jose.porfirio@uab.pt


    Unidade(s) Curricular(es):

    Curriculum Vitae Resumido:

      Professor Auxiliar da Universidade Aberta, onde exerceu, desde Janeiro de 2009 até Janeiro de 2013, o cargo de Diretor do Departamento de Ciências Sociais e de Gestão. É licenciado, desde 1990, em Organização e Gestão de Empresas pelo ISEG onde obteve também, em 1993, o grau de Mestre em Matemática Aplicada à Economia e à Gestão. Em 2005 doutorou-se em Gestão, na Especialidade de Estratégia, pela Universidade Aberta.
      É consultor das Nações Unidas no programa TrainForTrade, da UNCTAD, para formação em Comércio Internacional. Na UAb lecionou várias Unidades Curriculares da área da Gestão Financeira, da Gestão Estratégica e da Integração Europeia. Desde 2005 é responsável pelas disciplinas da área de Estratégia do Mestrado em Gestão/MBA, tendo sido coordenador deste Mestrado de 2007 até 2009. Para além da atividade docente, tem desenvolvido investigação na área da Estratégia, dos Sistemas de Informação e do Desenvolvimento Regional, com várias publicações sobre estes assuntos.
      Até 2008 exerceu várias funções como consultor e quadro em empresas do sector financeiro, industrial, imobiliário e de formação.



    Funções:

      Foi Diretor do Departamento de Ciências Sociais e de Gestão (de Janeiro de 2009 até Janeiro de 2013)
      Membro do Conselho de Gestão da UAb (desde Dezembro de 2008)
      Membro do Senado da UAb (desde Fevereiro de 2009)
      Membro do Observatório da Qualidade para o Ensino a Distância e E-learning



    Habilitações Académicas:

      Dezembro de 2005: Doutor em Gestão, na Especialidade de Estratégia, pela Universidade Aberta. (Grau obtido com a Tese de Doutoramento subordinada ao tema: “Portugal e a Integração Europeia à Luz da Nova Geografia Económica - As implicações no Domínio da Estratégia Empresarial” com a Classificação de ”Muito Bom com Distinção e Louvor”).
       
      Outubro de 1990 a Junho de 1993: Mestre em "Matemática Aplicada à Economia e à Gestão ", com especialização na vertente de "Investigação Operacional ", pelo Instituto Superior de Economia e Gestão. (Grau obtido com base numa Tese elaborada na área da Avaliação de Projetos de Investimento e Capital de Risco, com a classificação de "Muito Bom ")
       
      Outubro de 1985 a Junho de 1990: Licenciatura em "Organização e Gestão de Empresas " pelo Instituto Superior de Economia e Gestão, com Média Final de Curso de 15 Valores.

       



    Experiência Profissional:

      Desde Setembro de 2009: Diretor do Diploma de Estudos Especializados em Gestão, para o Tribunal de Contas de Angola.
       
      Janeiro de 2009 - Janeiro de 2013: Diretor do Departamento de Ciências Sociais e de Gestão da Universidade Aberta

      Desde Dezembro de 2008: membro do Conselho de Gestão da Universidade Aberta

      Desde Fevereiro de 2009: Membro do Senado da Universidade Aberta.
       
      Junho de 2007 - Outubro 2009: Coordenador do Mestrado Online em Gestão/MBA da Universidade Aberta.
       
      Fevereiro de 2006 - Fevereiro de 2008: Assessor do Gabinete do Ministro da Agricultura e Pescas, responsável pelas seguintes áreas: Competitividade, Acompanhamento das Empresas e Institutos Públicos sobre tutela do Gabinete do Ministro da Agricultura e Pescas e Apoio na Preparação do QCA IV (2007-2013) em termos de Plano Estratégico e Programas Operacionais para a Agricultura e Pescas. Responsável pela negociação das Barragens de Alqueva e Pedrogão; pelo acompanhamento da EDIA – Empresa de Desenvolvimento das Infraestruturas de Alqueva; pela reestruturação das empresas do sector do tomate e pela área da bioenergia.
       
      Maio de 2005 - Fevereiro de 2006: Assessor do Gabinete do Secretário de Estado Adjunto da Agricultura e Pescas, responsável pelas seguintes áreas: Competitividade, Acompanhamento das Empresas sobre tutela da Secretaria de Estado da Agricultura e Pescas, Apoio na Preparação do QCA IV em termos de Plano Estratégico e Programas Operacionais para a Agricultura e Pescas. Responsável do Ministério no âmbito do Plano Tecnológico, e no AGIRE. Nomeado coordenador do Grupo de Trabalho para Promoção da Aquicultura em Portugal.
       
      Fevereiro de 2006: Professor no Mestrado de Contabilidade e Auditoria, promovido pela Universidade Aberta, em parceria com o ISCAL, para a disciplina de Gestão Estratégica.
       
      Desde Dezembro de 2005: Professor Auxiliar da Universidade Aberta.
       
      Fevereiro de 2005: Professor no MBA em Gestão Financeira e Contabilístico Fiscal da Escola de Gestão e Negócios da Universidade Autónoma de Lisboa, responsável pelas Disciplinas de Gestão Financeira Internacional e Controlo de Gestão.
       
      Desde Outubro de 1999 até hoje: Consultor das Nações Unidas – UNCTAD, tendo prestado serviço de Outubro a Dezembro de 1999, e de Dezembro de 2004 a Março de 2005, em Genebra, na sede da ONU, no âmbito do Programa TrainforTrade (Formação em Comércio Internacional). Responsável pelo desenvolvimento de programas de formação para os PALOP e Brasil com o recurso ao Ensino a Distância e pela Avaliação de Projetos Internacionais das Nações Unidas.
       
      Desde Outubro de 1996 assistente da Universidade Aberta, nas licenciaturas de Gestão de Empresas e de Ensino em Educação Tecnológica, responsável pelas disciplinas de Matemática Aplicada à Gestão, Estatística Aplicada à Gestão e Informática de Gestão (Ano Letivo de 1996/1997). Assistente responsável das disciplinas de Contabilidade Geral, Contabilidade Analítica e de Contabilidade e Controlo de Gestão, para as mesmas licenciaturas no ano letivo de 1997/1998 e 1998/1999. Nos anos letivos de 99/00 e 00/01, assistente responsável das disciplinas de Gestão Bancária, Planeamento e Gestão Estratégica, Contabilidade e Controlo de Gestão (ano letivo de 99/00 apenas). Desde o ano letivo de 2000/2001, responsável pelas disciplinas de Estudos de Economia Europeia, Planeamento e Gestão Estratégica e Finanças Internacionais. Formador em diversas ações de formação empreendidas pela Universidade, nas áreas de Gestão de Exportação, Euro e Contabilidade. Nomeado Coordenador do Mestrado em Gestão/MBA onde tem lecionado, desde o Ano Letivo 2007/2008 as Disciplinas de Estratégia Empresarial e de Seminário de Projeto em Gestão Estratégica, sendo responsável pelas disciplinas de Integração Europeia e Globalização de Mercados e de Gestão Global da Qualidade. Lecionou ainda nos anos letivos 2008/2009 e 2009/2010 a disciplina de Seminário de Investigação em Comércio Eletrónico e Internet I, do Mestrado de Comércio Eletrónico e Internet da Universidade Aberta.
       
      Outubro de 1991 a Setembro de 1996: Banco Santander (ex Banco de Comércio e Indústria)  - Direção Internacional - "Serviço de Correspondent Banking ". Fundou o Serviço de Correspondent Banking como Assistant Regional Manager. Em Outubro de 1994 foi promovido a Regional Manager. Desde Setembro de 1995, promovido a Head of Correspondent Banking (Responsável da área).
       
      Abril de 1990 a Outubro de 1991: Banco Totta & Açores - Direção Internacional. Estágio de seis meses realizado no Departamento de Crédito Internacional. Depois desenvolveu funções técnicas na área de Correspondent Banking tendo ingressado como controller no Departamento de Sucursais e Operações Internacionais, onde desempenhou funções de análise e controlo de gestão das Sucursais do Banco Totta & Açores em Macau, Londres, Nova Iorque e do Banco Standard Totta de Moçambique.
       
      Dezembro de 1989 a Abril de 1990: Direção Geral da Indústria - Avaliador de Projetos e Organização do Sistema de Informação do PEDIP - Programa 5 - Missões de Produtividade Industrial.
       
      Formador do Instituto de Formação Bancária, no Curso de Formação Intermédia de "Crédito Externo " e colaborador deste instituto para outros cursos da Área Internacional e de Mercados Financeiros, tendo ministrado cursos de Cálculo Financeiro, Estatística, Avaliação de Produtos, Mercados Financeiros, Operações Bancárias de Estrangeiro e Crédito Externo.
       
      Consultor da CEGOC TEA, responsável por cursos e seminários na área do EURO, na Área Financeira e no domínio do Controlo de Gestão e Indicadores de Gestão. Desenvolveu ainda vários trabalhos, como consultor da CEGOC, para várias empresas nacionais e multinacionais do sector automóvel.
       
       
      Responsável pela elaboração do projeto financeiro de recuperação da FNM - Produtos Alimentares e de Consumo, S.A. (1996/1997), tendo assumido posteriormente (entre Fevereiro de 1997 e Agosto de 1998) o cargo de Administrador da Empresa, responsável pelos pelouros Financeiro, Administrativo, Recursos Humanos, Jurídico e Informática.
       
      Sócio-Gerente da Empresa Círculo Financeiro, Consultores Associados, Lda, empresa de serviços na área da Consultoria de Gestão e Formação em Gestão (atividade suspensa desde Dezembro de 2004 por ter assumido outros compromissos profissionais incompatíveis).



    Área(s) de Interesse Científico e de Investigação:

      Estratégia Empresarial
      Estratégia e Sistemas de Informação
      Políticas Públicas, Estratégia e Desenvolvimento Rural/Regional
      Empreendedorismo e Desenvolvimento
      Ensino a Distância



    Publicações mais Recentes:

      Edição de Livros Nacionais:
      RAMOS, Natália, MENDES, Elisabete, SILVA, Ana Isabel & PORFÍRIO, José (Orgs.) (2012), Família, Educação e Desenvolvimento no Século XXI – Olhares Interdisciplinares, Escola Superior de Educação – Instituto Politécnico de Portalegre, Portalegre, pp. 117-126, 2012 ISBN : 978-989-96701-3-6, disponível online em: http://comum.rcaap.pt/bitstream/123456789/2189/3/ebook11.pdf


      PORFÍRIO, José A; COUTO, Gualter; LOPES, Manuel M. (2004). Avaliação de Projetos - Da Análise Tradicional às Opções Reais. ed. 1, 1 vol., ISBN: 989-601-009-9. Lisboa: Publisher Team.


      PORFÍRIO, José A. (2003). Gestão Financeira Internacional "Compêndio". ed. 1, 1 vol., ISBN: 972-51-1045-5. Lisboa: Rei dos Livros.


      PORFÍRIO, José A. (2001). Manual de Finanças Internacionais. ed. 1, ISBN: 972-674-292-7. Lisboa: Universidade Aberta.


      Capítulos de Livros Científicos Internacionais:
      PORFÍRIO, José (2013). "The Importance of Corporate Strategy for the Economic Development of Rural Regions ", In VAZ, Teresa de N., LEEUWEN, Eveline Van, NIJKAMP, Peter (2010). Towns in a Rural World, Ashgate Publishing Group, USA and UK, ISBN 978-1-4094-0692-1


      PORFÍRIO, José A; KACQUINET, M. M. L. P; CARRILHO, Tiago. (2012). From local to virtual business networks: the issues at stake.  In Handbook of Research on Business Social Networking: Organizational, Managerial and Technological Dimensions , ed. M. M. CRUZ-CUNHA, P. GONÇALVES, N. LOPES, E. M. MIRANDA & G. PUTNIK, 645 - 661. ISBN: 978-1-61350-170-2. Hershey: IGI Global.


      PORFÍRIO, José A; SANTOS, J. C. (2011), Business Intelligence as a Service – Strategic Tools for Competitiveness.  In Proceedings of the International Conference on Enterprise Information Systems, Communications in Computer and Information Science (CENTERIS 2011) – PART I, ed. CRUZ-CUNHA, M. M., VARAJÃO, J., POWELL, P., MARTINHO, R., 106 - 118. ISBN: 978-3642243578. Heidelberg - Germany: Springer.


      PORFÍRIO, José e GANHÃO, Luís (2011). "Retail 2.0 – The coming up of a new era for retail business in the 21st century ", In CRUZ-CUNHA, M. Manuela and VARAJÃO, João Eduardo (Eds) (2011). E-Business Issues Challenges and Opportunities for SMEs: Driving Competitiveness, edited by IGI Global Publications, Pennsylvania, in: http://www.irma-international.org/viewtitle/46831/


      Business intelligence standardization and corporate strategy: a paradox " (co-autoria) in VARAJÃO, João Eduardo Quintela, CRUZ-CUNHA, Maria Manuela, PUTNIK, Goran & TRIGO, António (Eds.) Communications in Computer and Information Science, Enterprise Information Systems – International Conference CENTERIS Proceedings Part 2, nº 110, Springer, Berlin, October 2010, pp. 128-137, at:https://springerlink3.metapress.com/content/h025w24772866516/resource-secured/?target=fulltext.pdf&sid=lc2j5eqyma333qbp0a4aay2r&sh=www.springerlink.com

      «The agricultural district: a conceptual framework for sustainable development issues» (co-autoria) in PANAGOPOULOS, Thomas NORONHA, Teresa & BELTRÃO, José (Eds.) Advances in Urban Rehabilitation and Sustainability – 3rd WSEAS International Conference on Urban Rehabilitation and Sustainability (URES "10), WSEAS Press., November 2010, pp. 134-138, at: http://www.wseas.us/e-library/conferences/2010/Faro/URES/URES-20.pdf


      "E-Work, Corporate Management and Sustainability: New Challenges, New Opportunities ", em co-autoria, in PANAGOPOULOS, Thomas NORONHA, Teresa & BELTRÃO, José (Eds.)Advances in Urban Rehabilitation and Sustainability – 3rd WSEAS International Conference on Urban Rehabilitation and Sustainability (URES "10), WSEAS Press., November 2010, at:http://www.wseas.us/e-library/conferences/2010/Faro/URES/URES-21.pdf.

      Capítulos de Livros científicos nacionais:
      PORFÍRIO, José, et al. (2011), “Redes sociais virtuais e tecnologias da informação e da comunicação no sector da saúde: linhas de força e desafios”, XIV Encontro Nacional de SIOT - Emprego e Coesão Social – Da Crise da Regulação à Hegemonia da Globalização, APSIOT, pp. 226-237, 2011.


      PORFÍRIO, José, et al. (2011), “O Papel do e-learning na Inclusão Social de Adultos” in RAMOS, Natália, MENDES, Elisabete, SILVA, Ana Isabel & PORFÍRIO, José (Orgs.) Família, Educação e Desenvolvimento no Século XXI – Olhares Interdisciplinares, Escola Superior de Educação – Instituto Politécnico de Portalegre, Portalegre, pp. 117-126, 2012 ISBN : 978-989-96701-3-6


      PORFÍRIO, José (2010). "Gestão Intercultural como Factor Estratégico das Organizações ", In RAMOS, Natália & PORFíRIO, José (org.) Obra Colectiva: "Interculturalidade(s), Comunicação e Desenvolvimento: Dinâmicas de Educação, Saúde e Gestão ", (edição em preparação).


      PORFÍRIO, José (2010). "Estratégias Nacionais para a Saúde: Uma Comparação Internacional ", In RAMOS, Natália, PORFÍRIO, José & DEOLINDA, Luz (org.) Actas da Conferência Internacional "Comunicação em Saúde – Políticas e Estratégias de Intervenção em Saúde



    Informações Complementares:

      Membro integrado do CIEO – Centro de Investigação sobre Espaço e Organizações, da Universidade do Algarve, e membro da respetiva Comissão Científica

      Desde 2005 é membro do UNCTAD Advisory Group on Strengthening Training Capacity and Human Resource Development.

      Membro do Corpo Editorial da Regional Science Inquiry. Hellenic Association of Regional Scientists ( H.A.R.S. )