FotoPEDRO FLOR
    (Professor Auxiliar)
    Telf.: (+351) 300 007 684 | E-Mail: pedro.flor@uab.pt


    Unidade(s) Curricular(es):

    Curriculum Vitae Resumido:
      Doutorado em História da Arte Moderna pela UAb em 2006 com a tese intitulada "A Arte do Retrato em Portugal - entre o fim da Idade Média e o Renascimento " (Assírio & Alvim, 2010 – Prémio Cultura 2012 da Sociedade Geografia de Lisboa).
      É Sub-Director e membro investigador do Instituto de História da Arte da FCSH/UNL, onde coordena a linha de investigação “Estudos sobre Lisboa”. É o Investigador Responsável dos projectos "Lisbon in Tiles before the 1755 Earthquake " (PTDC/EAT-EAT/099180/2008) e "ROBBIANA - The Della Robbia sculptures in Portugal: History, Art and Laboratory " (PTDC/HIS-HEC/116742/2010), ambos aprovados para financiamento pela FCT.
      Tem desenvolvido diversos trabalhos de investigação no âmbito da arte do Renascimento e dos Estudos Olisiponenses, participando em diversos encontros de carácter científico nacionais e internacionais e publicando variados artigos da especialidade.


    Funções:
      Vice-Coordenador do Curso de Licenciatura em História


    Habilitações Académicas:
      - Doutoramento em História da Arte Moderna (2006) – Universidade Aberta
      - Mestrado em História da Arte (1998) – Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
      - Licenciatura em História, variante História da Arte (1993) – Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa


    Experiência Profissional:

      Desde 1998, lecciona várias unidades curriculares na área da História da Arte e da Museologia na Licenciatura em História e Mestrado em Estudos do Património na Universidade Aberta.
      Colabora actualmente com o Departamento de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa na leccionação da unidade curricular de Pintura Portuguesa dos séculos XV e XVI do Curso de Licenciatura em História da Arte e em Seminários do Curso de Doutoramento em História da Arte.
      Entre 2007-2011, colaborou também com a Escola Superior de Artes Decorativas da Fundação Ricardo Espírito Santo e Silva na leccionação de unidades curriculares de História da Arte Portuguesa e de História da Pintura sobre Madeira ao Cursos de Licenciatura em Artes Decorativas e ao Curso Tecnológico de Conservação e Restauro.

       



    Área(s) de Interesse Científico e de Investigação:
      História da Arte Moderna (séculos XV e XVI)
      História de Lisboa (XVI-XVIII)


    Publicações mais Recentes:

      FLOR, Pedro, "Tommaso da Fossa: um escultor genovês em Lisboa em 1561 ", in Di buon affetto e commerzio – Relações luso-italianas na Idade Moderna, Lisboa, CHAM/FCSH/UNL/UAc, 2012, pp. 143-150.

      FLOR, Pedro, CARVALHO, Ana Paula, VAZ, Maria de Fátima, FIGUEIREDO, Mª Catarina, FLOR, Susana Varela e SANTOS, Teresa, "Characterization of the ceramic glazed tiles of the Palácio Almada ", International Congresso AZULEJAR - Conservação de Revestimentos Azulejares em Fachadas, 2012, pp. 1-9.

      FLOR, Pedro, "Dois retratos de corte no Palácio Nacional de Sintra ", in Artis – Revista do Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras, nº 9-10, Lisboa, 2010-2011, pp. 213-223.

      FLOR, Pedro, "A Ordem de S. Jerónimo e a Escultura do Renascimento em Lisboa ", in Lisboa e as Ordens Religiosas, Actas do Colóquio de História e de História da Arte, Teresa Leonor VALE e Maria João Pereira COUTINHO (coord.), Lisboa, Fundação das Casas de Fronteira e Alorna e Câmara Municipal de Lisboa, 2011, pp. 27-40.

      FLOR, Pedro, A Arte do Retrato em Portugal nos séculos XV e XVI, Lisboa, Assírio & Alvim, 2010.


      FLOR, Pedro, "Do romano ao ouro bornido: a arte da Sé de Lamego entre o Renascimento e o Barroco", in Espaço, Poder e Mémoria: a Sé de Lamego em oito séculos de HIstória", Lamego, Centro de Estudos de História Religiosa / Universidade Católica Portuguesa / Museu de Lamego, 2013, pp. 105-140.


      FLOR, Pedro, "Un retrato desconocido de Isabel la Católica", in Archivo Español del Arte, 86, 341, pp. 1-14, 2012.


      FLOR, Pedro, "Tommaso da Fossa: um escultor genovês em Lisboa em 1561 ", in Di buon affetto e commerzio – Relações luso-italianas na Idade Moderna, Lisboa, CHAM/FCSH/UNL/UAc, 2012, pp. 143-150.


      FLOR, Pedro, CARVALHO, Ana Paula, VAZ, Maria de Fátima, FIGUEIREDO, Mª Catarina, FLOR, Susana Varela e SANTOS, Teresa, "Characterization of the ceramic glazed tiles of the Palácio Almada ", International Congresso AZULEJAR - Conservação de Revestimentos Azulejares em Fachadas, 2012, pp. 1-9.


      FLOR, Pedro, A Arte do Retrato em Portugal nos séculos XV e XVI, Lisboa, Assírio & Alvim, 2010.

       



    Informações Complementares:

      É Sub-Director e membro investigador do Instituto de História da Arte da  FCSH/UNL. É Académico Correspondente da Academia Portuguesa da História. É actualmente o Presidente da Associação Portuguesa de Historiadores da Arte