FotoJORGE MANUEL TRINDADE
    Telf.: (+351) | E-Mail: jorgetrd@uab.pt


    Unidade(s) Curricular(es):

    Curriculum Vitae Resumido:
      JORGE TRINDADE - Licenciado pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em Geografia e Planeamento Regional e Mestre em Geografia Física e Ambiente pela mesma Instituição, doutorou-se na Universidade Aberta na especialidade de Geografia Física. Atualmente é docente da Universidade Aberta, lecionando as unidades curriculares associadas à Geografia Humana e Física e às metodologias de trabalho científico nestas áreas do conhecimento. Pertence ao corpo de investigadores do Centro de Estudos Geográficos do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território onde tem participado, desde 1999, em vários projetos associados às temáticas da dinâmica de sistemas físicos, do ambiente e da sustentabilidade do uso do território.


    Funções:
      Membro do Grupo de Trabalho para o Desenvolvimento do Modelo Pedagógico Virtual, desde 08/2012;
      Membro da Coordenação Científica e Pedagógica do Curso de 1º Ciclo de História, lecionado na Universidade Aberta (de Setembro de 2011 a Setembro de 2012);
      Professor Auxiliar do Departamento de Ciências Sociais e de Gestão, da Universidade Aberta, em Lisboa, desde Novembro de 2010;
      Secretariado do Departamento de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Aberta, de Outubro de 2002 a Maio de 2004;
      Assistente do Departamento de Ciências Humanas e Sociais, posteriormente designado por Departamento de Ciências Sociais e de Gestão, da Universidade Aberta, em Lisboa, de Outubro de 2001 a Novembro de 2010.


    Habilitações Académicas:
      1998, Licenciatura em Geografia e Planeamento Regional-Geografia Física, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
      2001, Mestrado em Geografia Física e Ambiente, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
      2010, Doutoramento em Geografia Física, Universidade Aberta.


    Experiência Profissional:
      Docência: Docente da Universidade Aberta desde 2001.
      Investigação: participação em projetos de I&D dos quais se salientam:  “Juiz da terra, juiz de fora (Justiça e comunidades num período de transição: 1481-1580), PTDC/EPH-HIS/4323/2012; “FMI 5000 - Mudanças ambientais: interacções fluvio-marinhas nos últimos 5000 anos”, PTDC/CTE-GIX/104035/2008; “Uso e Gestão de territórios em comunidades Haliêuticas – Políticas Nacionais: Espaço Físico e políticas de sustentação.”, Edital 013/2008 – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico; ”BISHOP - bioerosão e bioprotecção nas plataformas litorais do Algarve e Estremadura (costa Sul e ocidental de Portugal), PTDC/CTE-GEX/70448/2006; “CARDUNE – Carbonate Dunes as Palaeoclimatic Records in the Littoral of Portugal”, POCI/CTE-GEX/59643/2004; “Adaptações Humanas do Pós-Glacial no Litoral da Estremadura (Variações Holocénicas na Posição da Linha de Costa)IPA/CML/CEG-UL; “European Land - Ocean Interaction StudiEs "Dynamics and Integrated Management Methods for Coastal Dune Ecosystems" - ELOISE/DUNES, Universidade de Bath.


    Área(s) de Interesse Científico e de Investigação:
      Avaliação multi-risco e multi-sistema litoral; Dinâmica sedimentar em sistemas litorais atuais e passados; Técnicas de posicionamento espacial e monitorização ambiental aplicadas ao ambiente litoral; Sustentabilidade do uso do território.


    Publicações mais Recentes:

      TRINDADE J; RAMOS-PEREIRA A (no perelo) - Beach inundation and erosion susceptibility indexes applied to wave dominated beaches. Finisterra, 94.


      MOURA D; GABRIELA S; RAMOS-PEREIRA A; NEVES M; TRINDADE J; VIEGAS J; VEIGA-PIRES C; FERREIRA Ó; MATIAS A; JACOB J; BOSKI T; SANTANA P (2011) Downwearing rates on shore platforms of different calcareous lithotypes. Marine Geology, Volume 286, Issues 1-4:112-116.;


      TRINDADE J (2011) Evolução geomorfológica do Baixo Alcabrichel e da Ribeira de Toledo. in Araújo, C. (Coord.) – Monografia do sítio arqueológico de Toledo. Instituto Português de Arqueologia/Câmara Municipal da Lourinhã: 17 – 34.


      TRINDADE J (2010) Monitorização e análise de indicadores da dinâmica de praias expostas. SLIF-7, Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa, Lisboa.


      TRINDADE J; RAMOS-PEREIRA A (2009) Sediment textural distribution on beach profiles in a rocky coast (Estremadura – Portugal). Journal of Coastal Research, SI 56: 138 – 142.


      RAMOS-PEREIRA A; TRINDADE J (2002) Geografia física e ambiente. Universidade Aberta, Lisboa.



    Informações Complementares:

      Membro do corpo de investigadores do Centro de Estudos Geográficos (Lisboa), pertencendo à Linha de Investigação em Dinâmica Litoral e Fluvial, desde 2000;


      Sócio da APEQ (Associação Portuguesa para o Estudo do Quaternário);


      Sócio fundador da APGeom (Associação Portuguesa de Geomorfólogos).