FotoMARIA FILOMENA PIMENTEL DE CARVALHO ANDRADE
    (Professora Auxiliar)
    Telf.: (+351) | E-Mail: fandrade@uab.pt


    Unidade(s) Curricular(es):

    Curriculum Vitae Resumido:
      Maria Filomena Pimentel de Carvalho é licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e mestre e doutora pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Realizou ainda estudos de teologia na Universidade Católica Portuguesa. Lecionou durante dezanove anos no ensino secundário em várias escolas do país e desde 1997 é docente da Universidade Aberta. Atualmente é professora auxiliar nessa universidade onde leciona unidades curriculares na área da religião e cultura medievais e contemporâneas.
      Em 1994, recebeu o Prémio Municipal “Augusto Vieira da Silva” de Investigação/94, atribuído pela Câmara Municipal de Lisboa à Dissertação de Mestrado O Mosteiro de Chelas: uma comunidade feminina na Baixa Idade Média. Património e Gestão e, em 2011, o Prémio Almeida Fernandes atribuído à Tese de Doutoramento In Oboedientia, Sine Proprio, Et In Castitate, Sub Clausura. A Ordem de Santa Clara em Portugal (séculos XIII e XIV), apresentada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa



    Funções:

      Membro do Conselho Pedagógico

      Membro do Grupo da Qualidade do Departamento de Ciências Sociais e de Gestão



    Habilitações Académicas:

      2011 – Doutoramento em História Medieval

      1994 – Mestrado em História Medieval

      1978 – Licenciatura em História



    Experiência Profissional:
      Dezanove anos no ensino secundário e desde 1997 docente da Universidade Aberta onde lecionou várias unidades curriculares em regime de ensino a distância e e-learning nos primeiro, segundo e terceiro ciclos.


    Área(s) de Interesse Científico e de Investigação:
      História medieval, História religiosa, História das Mulheres, Arquivística.


    Publicações mais Recentes:

      “«Pobres frades, ilustres patronos»: algumas considerações em torno do
      Convento de Santo António da Castanheira”, em conjunto com João Luís Inglês Fontes, in CIRA. Boletim Cultural , 13 (2015-2016), Câmara Municipal de Vila Franca de Xira 2016

      “Mulheres sob custódia: as comunidades de clarissas como espaços de
      obediência e autonomia (séculos XIII e XIV” in Lusitania Sacra, 2ª série, Tomo XXXI, Janeiro-Julho de 2015, 2016, p. 33-50.

      “As cidades e os Mendicantes: desafios e dinâmicas” in Cadernos Ista, nº 30, Ano XX, 2015, p. 131-146.

      “Caminhos de uma espiritualidade feminina renovada” in Santa Beatriz da Silva uma estrela para novos rumos, coordenação de José Eduardo Franco e José Sanches Alves, Cascais, Princípia Editora 2013,  p. 333-344.


       “O Convento e a Cidade: desafios e diálogos” in Ser Mujer en la ciudad medieval europea, editores Jesús Ángel Solórzano Telechea, Beatriz Arízaga Bolumburu, Amélia Aguiar Andrade, Logroño, Instituto de Estudios Riojanos, 2013, p. 407- 438.


       “Foundresses and Patronesses of Portuguese Mendicant Nunneries in the 13th and 14th Centuries: Practices and Models“ in Women’s Networks of Spiritual Promotion in the Peninsular Kingdoms (14th-16th Centuries), ed. by Blanca Garí, Viella-IRCUM, 2013,  p. 77-88 (na edição espanhola, p. 79-90) Isabel de Aragão. Rainha Santa e Mãe exemplar, Lisboa, Círculo de Leitores, 2012.


      Inventário dos fundos monástico-conventuais da Biblioteca Pública de Évora (em co-autoria com João Luís Inglês Fontes e Joaquim Bastos Serra; apresentação de José Mattoso), Évora, CIDEHUS, 2010.


      “Franciscanos” in Dicionário Histórico das Ordens e Instituições afins em Portugal, dirigido por José Eduardo Franco, José Augusto Mourão, Ana Cristina da Costa Gomes, Lisboa, Gradiva, pp.158-169, 2010.


      “O poder e o privilégio: o convento de Santa Clara de Coimbra em meados do século XIV” in Olhares sobre a História. Estudos oferecidos a Iria Gonçalves, Lisboa, Caleidoscópio, pp. 79-88, 2009.


      O Mosteiro de Chelas: uma comunidade feminina na Baixa Idade Média. Património e gestão, Cascais, Patrimonia, 1996.



    Informações Complementares:
      Membro integrado do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa, onde a partir de 2012 desempenha a função de co-coordenadora da Linha de Investigação: Formas de vida religiosa, identidades e pertenças e onde é, desde 2014, diretora adjunta.
      Colaboradora do Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
      2012-2015 - Membro coordenador da secção da época medieval de um Projeto Nacional sobre a elaboração de um “Dicionário Histórico-crítico das Heresias”, com coordenação geral de José Eduardo Franco
      2012-2015 - Membro da equipa do Projeto Internacional (de âmbito peninsular), Claustra, sedeado na Universidade de Barcelona e subsidiado pelo Ministério de Ciência e Innovación de Espanha, coordenado pela Professora Blanca Gari de Aguilera, iniciado em Janeiro de 2012.
      2015-2018 - Membro da equipa do Projeto Internacional (de âmbito peninsular), Paisajes de Espiritualidad, sedeado na Universidade de Barcelona e subsidiado pelo Ministério de Ciência e Innovación de Espanha, coordenado pelas Professoras Blanca Gari de Aguilera e Núria Jornet Benito, iniciado em Outubro de 2015.