FotoPAULO MANUEL COSTA
    (Professor Auxiliar)
    Telf.: (+351) | E-Mail: pmcosta@uab.pt


    Unidade(s) Curricular(es):

    Curriculum Vitae Resumido:

      É professor auxiliar na Universidade Aberta, na qual lecciona unidades curriculares das áreas científicas de Direito e de Ciência Política, em cursos de 1.º, 2.º e 3º ciclos. Concluiu o doutoramento em 2010, na Universidade Aberta com a tese intitulada “Comunidade Política, Imigração e Coesão Social: O caso português ", que foi seleccionada para publicação no concurso público de 2011, promovido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e pela Fundação Calouste Gulbenkian, para a edição de monografias na colecção de Textos Universitários de Ciências Sociais e Humanas.

      Curriculum Vitae (DeGóis)

       



    Funções:

       



    Habilitações Académicas:
      Doutoramento em Ciências Políticas, Especialidade de Ciência Política, pela Universidade Aberta (2010)
      Mestrado em Ciência Política, pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (2003)
      Pós-Graduação em Ciências Políticas e Internacionais, pela Faculdade de Direito de Lisboa, da Universidade Clássica de Lisboa (2000)
      Licenciatura em Direito, pela Faculdade de Direito de Lisboa, da Universidade Clássica de Lisboa (1993)


    Experiência Profissional:

      Professor Auxiliar na Universidade Aberta, no Departamento de Ciências Sociais e de Gestão (desde Dezembro de 2010)
      Assistente na Universidade Aberta, no Departamento de Ciências Sociais e Políticas (de 2004 a 2008) e no Departamento de Ciências Sociais e de Gestão (desde de 2008)

       



    Área(s) de Interesse Científico e de Investigação:
      Imigração, cidadania, nacionalidade, coesão social, refugiados, ambiente


    Publicações mais Recentes:

      "You are welcome in Portugal”: conviction and convenience in framing today’s Portuguese politics on European burden sharing of refugees, com Lúcio Sousa, Oxford Monitor of Forced Migration, Vol. 6, n.º 2, pp. 49-53, 2017.

      Portugal’s position on resettlement: a view from the periphery of the EU Forced Migration Review, com Lúcio Sousa, n.º 54, pp. 22-23, 2017.

      Portugal’s Openness to Refugees Makes Demographic and Economic Sense Refugees Deeply, com Lúcio Sousa, 10 Fev. 2017.

      Políticas de igualdade e inclusão: reflexões e contributos I, com Bárbara Bäckström, Rosana Albuquerque e Lúcio Sousa (org.), Lisboa: CEMRI/Universidade Aberta, 2016.

      A evolução do direito de asilo e regimes de proteção a refugiados em Portugal, com Lúcio Sousa, in Sofia David (org.), O contencioso do direito de asilo e proteção subsidiária, pp. 103-128, Lisboa: Centro de Estudos Judiciários, 2016.

      Norma Social, com Cristina Pereira Vieira, in Rui Leandro Maia et al., Dicionário -  Crime, Justiça e Sociedade, pp. 339-341, Lisboa: Edições Sílabo, 2016.

      Navegar na Web. As redes sociais como espaços de comunicação, partilha de conhecimento e de promoção de competências de aprendizagem, com J. António Moreira e Cristina Pereira Vieira, in Paulo Dias, Darlinda Moreira, António Quintas-Mendes (coord.), Práticas e Cenários de Inovação em Educação Online, pp. 99-126, Lisboa: Universidade Aberta, 2016.

      A atribuição de direitos de participação eleitoral aos estrangeiros: o princípio da reciprocidade, in Sofia David (org.), O contencioso de direito administrativo relativo a cidadãos estrangeiros e ao regime da entrada, permanência, saída e afastamento do território português, bem como do estatuto de residente de longa duração, pp. 141-158, Lisboa: Centro de Estudos Judiciários, 2016.

      O interculturalismo político e a integração dos imigrantes: o caso português, Política & Sociedade, Vol. 14, n.º 30, pp. 56-71, 2015.

      A Cidadania, o Universalismo e a Diferença, in Revista Ciências Sociais Unisinos, Vol. 51, n.º 1, pp. 92-103, 2015.


      Comunicação em ambientes online de aprendizagem: A percepção de estudantes de cursos de pós-graduação, com Cristina Maria Vieira, José António Marques, in Revista EdaPECI, Vol. 13, n.º 2, pp. 216-233, 2013.


      Comunidade Política, Imigração e Coesão Social: O caso português, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação para a Ciência e a Tecnologia, 2012.


        


       



    Informações Complementares:

      Investigador na ELO – Unidade Móvel de Investigação em Estudos do Local.

      Investigador do CEMRI