FotoFILOMENA AMADOR
    (Professora Auxiliar com Agregação)
    Telf.: _ | E-Mail: famad@uab.pt


    Unidade(s) Curricular(es):

    Curriculum Vitae Resumido:
      Licenciada em Geologia pela Universidade de Lisboa, Doutorada em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidade Complutense de Madrid, Agregada em História e Ensino da Gaologia pela Universidade Aberta. No presente é Professora Auxiliar com Agregação do Departamento de Educação e Ensino a Distância, na Universidade Aberta. Em termos investigativos é membro integrado do Instituto de Ciências da Terra (Universidades do Porto, Minho e Évora) e membro colaborador do Centro Didática e Tecnologia na Formação de formadores da Universidade de Aveiro. As suas principais áreas de estudo são o Ensino das Ciências, a História e Filosofia da Ciência, a Educação para o Desenvolvimento Sustentável e o e-learning. Foi coordenadora e autora dos programas de Geologia do ensino secundário, tendo realizado várias acções de formação nesse âmbito.


    Funções:
      - Vice-coordenadora do Programa de Doutoramento em Sustentabilidade Social e Desenvolvimento


    Habilitações Académicas:
      2009 - Agregação no Ramo das Geociências, especialidade de "História e Ensino da Geologia". Universidade Aberta.
      1994 - Doutora em Filosofia e Ciências da Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Complutense de Madrid, grau considerado equivalente ao de Doutor do Ramo da Didáctica, Especialidade de Didáctica das Ciências, pela Universidade de Aveiro (Julho/1995).


    Área(s) de Interesse Científico e de Investigação:
      Educação em Ciência;
      Educação para o Desenvolvimento Sustentável;
      Metodologias de Educação a Distância


    Publicações mais Recentes:

      - Frazão, M.C. e Amador, F. (2014). “Convergências e divergências no contexto de uma Cidade Educadora: o caso do Município de Leiria”, Territórios, Comunidades Educadoras e Desenvolvimento Sustentável. Livro de Atas do I Congresso Internacional. Coimbra: Departamento de Geografia da Universidade de Coimbra. ISBN 978-989-96810-2-6. 

      - Sousa, V. e Amador, F. (2014). “Educação para o Desenvolvimento Sustentável numa Escola do 3º ciclo do Ensino Básico” ”, Territórios, Comunidades Educadoras e Desenvolvimento Sustentável. Livro de Atas do I Congresso Internacional. Coimbra: Departamento de Geografia da Universidade de Coimbra. ISBN 978-989-96810-2-6.  

      - Amador, F. (2014). “Coisas maravilhosas e até agora nunca vistas”: relatos históricos no ensino da Geologia”, resumo alargado submetido ao IX Congresso Nacional de Geologia, Universidade do Porto, Porto, 18 a 24 de julho. (em publicação)

      - Amador, F. (2014). “Processos de transposição didáctica suportados em exemplos da História da Ciência: os levantamentos batimétricas realizadas pelo Rei D. Carlos e pelo Príncipe Alberto do Mónaco no litoral português”, resumo alargado submetido ao IX Congresso Nacional de Geologia, Universidade do Porto, Porto, 18 a 24 de julho. (em publicação)

      - Amador, F. (2014). “Monarcas e oceanógrafos: levantamentos batimétricos junto do litoral português (continente e Açores) no final do século XIX e princípios do século XX. Uma perspectiva didáctica”, trabalho submetido ao Encontro Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, Universidade de Aveiro, Aveiro, 12 a 14 de junho. (em publicação)

      - Torres, J. e Amador, F. (2014). “Os modelos da estrutura interna da Terra nos manuais escolares: uma perspectiva histórica”, trabalho submetido ao Encontro Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, Universidade de Aveiro, Aveiro, 12 a 14 de junho. (em publicação)

      - Maia, T. e Amador, F. (2014). Educação e Desenvolvimento Local Sustentável: um projecto de Intervenção em Moçambique. XXI Colóquio da AFIRSE – Educação, Economia e Território. O papel da Educação no Desenvolvimento, 30, 31 de janeiro e 1 de fevereiro, Universidade de Lisboa, Lisboa.

      - Sousa, V. e Amador, F. (2014). Currículo e Sustentabilidade: Intervenções numa Escola do 3º Ciclo do Ensino Básico. XXI Colóquio da AFIRSE – Educação, Economia e Território. O papel da Educação no Desenvolvimento, 30, 31 de janeiro e 1 de fevereiro, Universidade de Lisboa, Lisboa.

      - Vasconcelos, C., Amador, F., Soares, R e Pinto, T. (2012). "Questionar, investigar e resolver problemas: reconstruindo cenários geológicos", Revista de Investigação em Ensino de Ciências, volume 17, número 3
      - Amador, F., Andrade, M.J., Tavares, A.O., Vasconcelos, C. (2013). "A perceção dos riscos naturais em estudantes do ensino secundário: uma análise a partir de mapas conceptuais" em Aprendizagem Significativa em Revista, volume 2, nº2.
      - Fombona, J., Pascual, M.A. e Amador, F., (2012). "Realidad aumentada una evolución de las aplicáciones de los dispositivos móviles", Pixel-Bit, Revista de Medios y Educación, nº 41, 197-210.  (DICE A+; CIRC (gB); Latindex)
      - Amador, F. (2010). “Contribuições da História da Ciência para os processos de desenho curricular” em Revista de Educação, vol. XVII, nº. 1, 9-30.

      - Bacelar-Nicolau, P.; Caeiro, S.; Martinho, A.P.; Azeiteiro, U.M.; Amador, F. (2009). E-learning for Environment. The Universidade Aberta (Portuguese Open Distance University) experience in the Environmental Sciences post-graduate courses. International Journal of Sustainability in High Education 10 (4) 354-367.

      - Amador, F. (2007), “A função epistemológica das imagens na Geologia histórica – perspectiva evolutiva” em Episteme, nº 26.

      - Amador, F., 2008, “O Ensino da Geologia nas escolas portuguesas, durante o século XIX e a primeira metade do século XX: reformas curriculares e manuais escolares” em Terrae Didatica, vol. 3, nº 1, pp. 4-17.

      - Pereira, A. e Amador, F., 2007, “A História da Ciência em manuais escolares de Ciências da Natureza do 5º ano de escolaridade português” em Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, vol. 6, nº1.



    Informações Complementares:

      - Membro do INHIGEO (International Commission on the History of Geological Sciences).

      - Membro da AEPECT (Asociación Española para la Enseñanza de las Ciencias de la Tierra).