FotoBRANCA MIRANDA
    (Professora Auxiliar)
    Telf.: 21 391 6300 | E-Mail: branca.miranda@uab.pt


    Unidade(s) Curricular(es):

    Curriculum Vitae Resumido:

      Doutorada em educação, mestre em relações interculturais e licenciada em geografia.

      É professora em cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutoramento, nomeadamente no domínio da formação inicial e contínua de professores.

      Tem uma larga experiência em ensino a distância como coordenadora e designer de cursos e de unidades curriculares leccionados em ambientes virtuais de aprendizagem (e-learning).

      Investigadora do CEMRI, Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais e do LEaD (Laboratório de Ensino a Distância) tem estado envolvida em pesquisas de âmbito nacional e internacional relacionadas com a formação de professores, educação geográfica, educação para a cidadania e e-learning.

       



    Funções:
      Vice coordenadora do Mestrado em Supervisão Pedagógica
      Vice coordenadora da Licenciatura em Educação
      Membro do conselho Coordenador do Departamento de Educação e Ensino a Distância
      Membro do Conselho Científico da Universidade Aberta


    Habilitações Académicas:

      Doutoramento em Educação

      Mestrado em Relações Interculturais

      Licenciatura em Geografia



    Experiência Profissional:

      Nos anos mais recentes tem-se dedicado às áreas das Didácticas, Projectos Educacionais, Educação Intercultural e Supervisão em cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento.

      Tem participado em projetos de investigação nacionais e internacionais nomeadamente na área da Interculturalidade, Supervisão Pedagógica e do eLearning.




    Área(s) de Interesse Científico e de Investigação:

      Educação Intercultural;

      Educação Geográfica;

      Supervisão Pedagógica;

      Ensino a Distância e E-learning.

       



    Publicações mais Recentes:

      Miranda, B & Cabral, P. (2017). Projetos de intervenção Educativa. Lisboa, Universidade Aberta.

      Oliveira, I. & Miranda, B. (2016). O papel da discussão em fóruns virtuais na formação de supervisores. In Atas do INCTE I Encontro Internacional Formação para a Docência - Desafios e Perspetivas, p 173- 179, 4 e 5 março. Bragança, Instituto Politécnico de Bragança. ISBN 978-972-745-206-4

      Alexandre, F., Miranda, B. & Ferreira, M. (2015) As metas curriculares de geografia para o 3º ciclo do ensino básico: um exemplo de regressão epistemológica na educação geográfica. In Apogeo, 46-47, dezembro, p. 10-24.

       

      Curto, J. e Miranda, B. (2014). Oficinas de formação de professores. Uma estratégia formativa para a introdução de ferramentas tecnológicas no ensino da geografia. In EDAPECI São Cristóvão (SE), v. 14, n. 1, p. 77-97, jan./abr.

      Alexandre, F., Ferreira, M. &  Miranda, B. (2014). Metas curriculares do 3.º ciclo do ensino básico de geografia: que contributo para o desenvolvimento de competências ambientais? Livro de Atas do I Congresso Internacional sobre territórios, cidades educadoras e desenvolvimento sustentável. Coimbra: Departamento de Geografia da Universidade de Coimbra. ISBN 978-989-96810-2-6.

      Miranda, B. (2012). Educação para a cidadania num mundo de crise. In Leão, J. e Rech, C. (Org.). Espaços em Diálogo: Educação, Literatura, Gestão Ambiental e Filosofia, pp. 25-36. São Paulo: LiberArs. 

      Teixeira, A., Miranda, B. e Dias, A. (2011). Virtual Mobility and the EQF: using e-learning to widen access and enhance quality higher education across Europe. Proceedings of World Conference on Educational Multimedia, Hypermedia and Telecommunications 2011 (pp. 1003-1012). Chesapeake, VA: AACE. Disponível em http://www.editlib.org/p/37992

      Miranda, B. & Ferreira, M. (2011). “No limiar da mudança didáctica: aprender a ser socialmente interventivo nas aulas de geografia” In Gil, Anabela; Cachinho, Herculano. O processo de Bolonha e as reformas curriculares da geografia em Portugal, pp. 41-47. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra. ISBN: 978-989-26-0244-8