FotoBRANCA MIRANDA
    (Professora Auxiliar)
    Telf.: 313961481 | E-Mail: branca.miranda@uab.p


    Unidade(s) Curricular(es):

    Curriculum Vitae Resumido:

      Doutorada em educação, mestre em relações interculturais e licenciada em geografia.

      É professora em cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutoramento, nomeadamente no domínio da formação inicial e contínua de professores.

      Tem uma larga experiência em ensino a distância como coordenadora e designer de cursos e de unidades curriculares leccionados em ambientes virtuais de aprendizagem (e-learning).

      Investigadora do CEMRI, Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais e colaboradora do LEaD (Laboratório de Ensino a Distância) tem estado envolvida em pesquisas de âmbito nacional e internacional relacionadas com a formação de professores, educação geográfica, educação para a cidadania e e-learning.

       



    Funções:
      Vice coordenadora do Mestrado em Supervisão Pedagógica


    Habilitações Académicas:

      Doutoramento em Educação

      Mestrado em Relações Interculturais

      Licenciatura em Geografia



    Experiência Profissional:

      Nos anos mais recentes tem-se dedicado às áreas das Didácticas, Projectos Educacionais e Educação Intercultural em cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento.

      É formadora de professores tendo realizado diversas acções no âmbito da Educação para a Cidadania e da Educação para a Sustentabilidade.



    Área(s) de Interesse Científico e de Investigação:

      Educação Intercultural;

      Educação Geográfica;

      Formação de Professores;

      Ensino a Distância e E-learning.

       



    Publicações mais Recentes:

      Curto, J. e Miranda, B. (2014). "Oficinas de formação de professores. Uma estratégia formativa para a introdução de ferramentas tecnológicas no ensino da geografia". In EDAPECI São Cristóvão (SE), v. 14, n. 1, p. 77-97, jan./abr. 2014

      Miranda, B.  (2012). “Educação para a cidadania num mundo de crise”. In Leão, J. e Rech, C. (Org.). Espaços em Diálogo: Educação, Literatura, Gestão Ambirntal e Filosofia, pp. 25-36. São Paulo: LiberArs.

      Miranda, B e Ferreira, M. (2011). “O Inquérito Geográfico: estratégia para o desenvolvimento de competências interculturais e o desenvolvimento sustentável”.In Delgado, J., Lázaro, L. Gaite, M. Aportaciones de la  Geografía en el aprendizaje a lo largo de la vida, pp. 541-550. Atas do V  Congreso Ibérico de Didáctica de la Geografía. Universidad de Málaga,  Asociación de Geógrafos Españoles, Associação de Professores de  Geografia de Portugal. Cd-rom. ISBN 978-84-938551-6-1 


      Miranda, B e Ferreira, M. (2011). "A contribuição da Geografia para a educação para a cidadania: análise do currículo". In Atas do VII Congresso da Geografia Portuguesa: Repensar a Geografia para novos desafios, competências, investigação, ação, (s.p.). Associação Portuguesa de Geógrafos e Instituto de Geografia e Ordenamento do Territorio da Universidade de Lisboa, Lisboa. Edição APG 2011. Cd-rom. ISBN 978-972-99436-4-5

      Ferreira, M. e Miranda, B. (2011). "A educação geográfica em época de crise: algumas reflexões". In Atas do VII Congresso da Geografia Portuguesa: Repensar a Geografia para novos desafios, competências, investigação, ação, (s.p.) Associação Portuguesa de Geógrafos e Instituto de Geografia e Ordenamento do Territorio da Universidade de Lisboa, Lisboa. Edição APG 2011. Cd-rom. ISBN 978-972-99436-4-5

      Teixeira, A., Miranda, B. e Dias, A. (2011). "Virtual Mobility and the EQF: using e-learning to widen access and enhance quality higher education across Europe"Proceedings of World Conference on Educational Multimedia, Hypermedia and Telecommunications 2011 (pp. 1003-1012). Chesapeake, VA: AACE. Disponível emhttp://www.editlib.org/p/37992

      Miranda, B. e Malheiro, F. (2011). "Geography curriculum and development of democratic competences: the case of Portugal". In Whewell, C. Brooks, C. Butt,G. and Thurston, A. (Ed). Proceedings of the Symposium: Curriculum Making in Geography. International Geographical Union  Commission for Geography Education  British Sub Committee with Institute of Education, London MA in Geography Education, London, pp. 122-128.