FotoDARLINDA MOREIRA
    (Professora-Auxiliar)
    Telf.: 213 916 483 | E-Mail: darmore@uab.pt


    Unidade(s) Curricular(es):

    Curriculum Vitae Resumido:

      Sou licenciada em Matemática-ramo educacional- pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, mestre em Bilingual Education Studies, pela University of Massachusetts at Boston e doutora em Antropologia Social pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE). Sou professora no departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, há vários anos, onde tenho lecionado várias unidades curriculares de licenciatura, mestrado e doutoramento e participado em projectos de investigação nacionais e internacionais. Sou investigadora integrada no Centro de Estudos em Migrações e Relações Internacionais da Universidade Aberta (CEMRI), investigadora colaboradora do Centro de Investigação em Educação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

      Fui professor visitante no Programa de Graduação em Educação  na Universidade Fluminense, Rio de Janeiro-Brasil, na Universidade de Tallinn- Estónia e na Margaret Warner Graduate School of Education and Human Development da University of Rochester, Estados Unidos da América e Visiting Researcher na University of Massachussets at Boston. Desenvolvo um intercâmbio regular com a Universidade de Thessaly, Volos/Grécia ao abrigo da mobilidade Erasmus. No âmbito dos programas de cooperação fui professora da Escola de Formação de Professores de Cabo Verde  e nos Cursos pré-universitários em Luanda, Angola. Em Cabo Verde fui responsável pelo lançamento do projecto PUENTI (Projecto de Utilização Educativa das Novas Tecnologias de Informação). Fui professora do Ensino Secundário em várias escolas.

      Entre os meus temas de investigação destacam-se a a educação em contextos globais e interculturais, a educação de adultos e a cibercultura e educação. Tenho publicado em revistas da especialidade, participado em conferências nacionais e internacionais e integrado a equipa de vários projectos de na área da Educação.



    Funções:

      Elemento do Conselho Geral 

      Diretora do DEED (2012-2016)

      Membro do Conselho Coordenador do Departamento (2007-2012)

      Representante do DEED no Conselho Científico da Universidade (2010/2012; 2014-2017)

      Coordenadora da Licenciatura em Educação (2011-2012)

      Elemento da Comissão Científica da Especialidade de Educação e Interculturalidade do Programa de Doutoramento em Educação

       



    Habilitações Académicas:

      Doutora em Antropologia Social, ISCTE -Instituto Universitário de Lisboa

      Mestrado em Bilingual Education Studies, University of  Massachussetts, Boston

      Licenciada em Matemática-Ramo Educacional,  Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa



    Área(s) de Interesse Científico e de Investigação:
      • Cibercultura e  educação  
      • Educação em contextos globais e interculturais    
      • Educação de adultos
      • Antropologia da educação na sociedade em rede  

       

       



    Publicações mais Recentes:

       Moreira, Darlinda (2016) Fom on-campus to Online: A Trajectory of Innovation, Internationalization and Inclusion International Review of Research in Open and Distributed Learning Vol.17 nº5 pp. 186-199 DOI: 10.19173/irrodl.v17i5.2384 pp. 186 -199

      Dias, P; Moreira, D & Mendes, A (Orgs) (2016) Práticas e cenários de inovação em educação online. Coleção:
Educação a Distância e eLearning Nº1. Lisboa: Universidade Aberta  ISBN: 978-972-674-786-4. Creative Commum Licence, CC BY-NC-ND 4.0. 

      Antão, G. & Moreira, D (2016) Intercultural Musical Learning in the Era of Technology  In Third 21st Century Academic Forum Conference at Harvard, Boston USA September 20-22, 2015 Vol. 6, No.1 ISSN: 2330-1236 pp. 55-65

      Moreira, D. & Santos, M (2016) O uso da Internet por Jovens Adultos Portugueses de uma Escola profissional. Revista Caderno Pedagógico, Lajeado, v. 13, n.º1, 2016. ISSN 1983-0882 , pp, 10-23

      Paulo Dias; Domingos Caeiro; Luisa Aires; Darlinda Moreira; Fátima Goulão; Susana Huenriques; António Moreira; Catarina Nunes; (2015) "Educação a Distância e eLearning no Ensino Superior".
 Universidade Aberta: Observatório da Qualidade do Ensino a Distância e ISBN: 978-972-674-769-7 Creative Commum Licence, CC BY-NC-ND 4.0.

      Moreira, D, Henriques, S & Aires, L (2015) Moreira, D.; “The changing conditions of Academic Identity: the case of the Portuguese Open University”, Evans, L.; Nixon, J. (2015), Academic Identities in Higher Education. The Changing European Landscape. Bloomsbury Academic ISBN: 9781472579515

      Fantinato, C & Moreira, D (2015) Formadores de adultos: dilemas e práticas profissionais na área de matemática. Educação e  Pesquisa, São Paulo, Ahead of print, mar. 2015. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-97022015031830 1

      Moreira, D & Latas, J. (2014) Mathematics education, cultural practices and communication. In Mary Jane Curry and  David I. Hanauer (Eds). Language, Literacy and Learning in STEM Education. Philadelphia: John Benjamins Publishing Company pp. 109- 122

      Latas, J. & Moreira, D. (2013) Explorar conexões entre matemática local e matemática global. Revista Latinoamericana de Etnomatemática: Perspectivas Socioculturales de la Educación Matemática; Vol 6, No 3 (2013): Especial Etnomatemática: ICME-12, Korea pp.  36-66 e-ISSN: 2011-5474

      Stathopoulou, Charoula & Moreira, Darlinda (2013) Diversity in European school populations: A study in Portugal and Greece with particular attention to Romany cultures MENON: Journal Of Educational Research ISSUE 2b  pp. 20-31 (ISSN: 1792-8494)
               
      Botas, D & Moreira, D (2013) A utilização dos materiais didáticos nas aulas de Matemática no 1º ciclo" Em Revista Portuguesa de Educação, volume 26, nº 1 de 2013 (pp. 253-286) ISSN 0871-9187

      Moreira Darlinda, Marcos Adérito, Coelho José, "Experiencing Diversity in a ODL higher education context", EADTU Annual Conference, Paris, 2013 - The Open and Flexible Higher Education Conference 2013 - Proceedings. Pages 251 - 260.

      Fantinato, M. C. & Moreira, D. (2013) Formadores de “Matemática para a vida” e reconhecimento de adquiridos experienciais: reflexões sobre a prática docente em EJA. Atas do VI Seminário Luso-Brasileiro Educação Trabalho e Movimentos Sociais.  Lisboa (Portugal), 12-13 setembro 2013, p.1-12.

      Moreira, D. & Pardal, E. (2012) Mathematics in mason’ s workplace. In Journal of Adults Learning Mathematics 7 (1) (p. 31-47) ISSN 1744-1803

      Campelos, S. & Moreira, D. (2012); Developing statistical literacy: a design experiment approach to probabilities applied in Natural Sciences; in TSO, T. Y. (Ed.), (2012) Proceedings of the 36th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, Vol 4, p . IV -250. Taipei - Taiwan. ISSN 0771-100X.

      Moreira, D. (2012) As contas na vida de um bairro. Em Ana Paula Guimarâes (Orgs) ContasXContosXCantos e que+. Cumplicidades entre Literatura e Matemática p.286- 294. Lisboa: Gradiva

      Moreira, D & Pires G. (2012). O Processo Educativo das Crianças Ciganas e a Aprendizagem da Matemática. In Ana. Isabel. Afonso (Orgs), “Etnografias com Ciganos. Diferenciação e Resistência Cultural (pp. 69-87). Lisboa: Edições .Colibri ISBN 978-989-689-279-1

      Fantinato, M. C. & Moreira, D. (2012) Desafios de Formadores de “matemática para a Vida” do Processo RVCC. Em Pinto, H.  et al (Orgs) Atas do XXIII Seminário de Investigação em Educação Matemática. p.739- 749. ISBN: 978-972-8768-53-9 

      Latas, J. & Moreira, Darlinda (2012). Exploring Connections Between Local and Global Mathematics. Topic Study Group 36, pp. 6982- 6988. In Pré-Proceedings of the ICME 12, 12th International Conference of Mathematics Education, 8 July – 15 July, 2012, COEX, Seoul, Korea

      Moreira, D & Campelos, S. (2012) Curricular Transformations as Context to Share Practices: A Case in the Portuguese Schools. Topic Study Group 21 pp. 4261- 4266. In Pre-Proceedings of the 12th International Congress on Mathematical Education, 8 July – 15 July, 2012, COEX, Seoul, Korea


      Moreira, D. ‘Facing Exclusion: The Student as Person’, In Bishop, A. J. (Ed). (2010). Mathematics Education. Major Themes in Education. Londres:  Routledge, UK. pp. 253–61.

      Moreira, D. (2009) Etnomatemática e mediação de saberes matemáticos na sociedade global e cultural. Em Fantinato, M.C.C. (Orgs) Etnomatemática: novos desafios teóricos e pedagógicos. pp. 57-67 Niterói, Rio de Janeiro: Editora da Universidade Federal Fluminense 

      Moreira, D. (2009) Técnicas populares e sua aprendizagem: o caso da etnomatemática. Em Paulo Dias (Orgs) Museus e Património Imaterial. Agentes, fronteiras e identidades. pp. 243-254 Lisboa: Instituto dos Museus e da Conservação

      Pereira, A., Oliveira, I., Tinoca, L., Amante, L., Relvas, M.J., Pinto, M.C. & Moreira, D. (2009). Evaluating continuous assessment quality in competence-based education online: the case of the e-folio. European Distance and Elearning Network Annual Conference, Gdansk, Poland. - EDEN 2009 Best Research Paper Award

      Moreira, D (2008) Different Perceptions of Schooling and Citizenship . In, M. Cesar & K. Kumpulainen (Edts), Social Interactions in Multicultural Settings pp. 71 – 90. Roterdão: Sense Publishers.

      Moreira, D. (2008) Educação matemática para a Sociedade Multicultural. Em P. Palhares (Coord) Etnomatemática. Um olhar sobre a Diversidade Cultural e a Aprendizagem da Matemática. pp. 48-65. Famalicão: Edições Húmus.

      Canavarro, P., Moreira, D. & Vale, I. (Org.) (2008) Tecnologia e Educação Matemática. Lisboa: Secção de Educação Matemática da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. ISBN: 978-972-8614-10-2

      Moreira, D. (2008) Explorations between ethnomathematics and anthropology from the standpoint of mathematics education. Em Proceedings of the International Conference on Mathematics Education (ICME-11) . Monterrey, Mexico, 6-13 Julho de 2008.

      Moreira, D. (2007) The discourses and practices of social groups outside of school as developing student identities related to schooling and mathematics. Em, Proceedings of the Second Socio-Cultural Theory in Educational Research and Practice Conference: Theory, Identity and Leraning. The University of Manchester, 10-11 de Setembro, 2007. Moreira, D. (2007) Filling the gap between global and local mathematics. Em, Proceedings of the Fifth Internacional Conference of the European Research Association on Mathematics Education. ERME (European Society for Resaerch in Mathematics Education) & Department of Education, University of Cyprus (Eds) (2007), pp.1587-1596 ISBN 978-9963-671-25-O.

      Moreira, D. (2006) "Supunhamos que... ": aspectos da retórica do discurso matemático. Em, J.C. Carvalho & A. A. Carvalho (Coords) Outras Retóricas. Lisboa: Edições Colibri pp. 133-144.

      Moreira, D. & Oliveira, I. (Coords) (2004) Jogo e Matemática. Lisboa: Universidade Aberta.

      Moreira, D. (2004) Texto Matemático e Interacções. Em Knijnik, G. Wanderer, F & Oliveira, C.J.(2004) Etnomatemática, currículo e formação de professores. pp.89-108. Santa Cruz do Sul: EDUNISC 

      Moreira, D. (2004) Educação Matemática, Língua Materna e Língua de Escolarização: três linguagens em interacção. Em, Gouveia, A e Solla, L. (2004) Português Língua do País de  Acolhimento. Lisboa: ACIME- Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas. (pp. 137-153)

      Moreira, D. & Oliveira, I (2003) Iniciação à Matemática no Jardim de Infância. Lisboa: Universidade Aberta