FotoDARLINDA MOREIRA
    (Professora-Auxiliar)
    Telf.: 213 916 483 | E-Mail: darmore@uab.pt


    Unidade(s) Curricular(es):

    Curriculum Vitae Resumido:

      Sou licenciada em Matemática-ramo educacional- pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, mestre em Bilingual Education Studies, pela University of Massachusetts at Boston e doutora em Antropologia Social pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE). Sou professora no departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, há vários anos, onde tenho lecionado várias unidades curriculares de licenciatura, mestrado e doutoramento e participado em projectos de investigação nacionais e internacionais. Sou investigadora integrada no Centro de Estudos em Migrações e Relações Internacionais da Universidade Aberta (CEMRI), investigadora.

      Fui professor visitante no Programa de Graduação em Educação  na Universidade Fluminense, Rio de Janeiro-Brasil, na Universidade de Tallinn- Estónia e na Margaret Warner Graduate School of Education and Human Development da University of Rochester, Estados Unidos da América e Visiting Researcher na University of Massachussets at Boston. Desenvolvo um intercâmbio regular com a Universidade de Thessaly, Volos/Grécia ao abrigo da mobilidade Erasmus. No âmbito dos programas de cooperação fui professora da Escola de Formação de Professores de Cabo Verde  e nos Cursos pré-universitários em Luanda, Angola. Em Cabo Verde fui responsável pelo lançamento do projecto PUENTI (Projecto de Utilização Educativa das Novas Tecnologias de Informação). Fui professora do Ensino Secundário em várias escolas.

      Entre os meus temas de investigação destacam-se a a educação em contextos globais e interculturais, a educação de adultos e a cibercultura e educação. Tenho publicado em revistas da especialidade, participado em conferências nacionais e internacionais e integrado a equipa de vários projectos de na área da Educação.



    Funções:

      Elemento do Conselho Geral 

      Diretora do DEED (2012-2016)

      Membro do Conselho Coordenador do Departamento (2007-2012)

      Representante do DEED no Conselho Científico da Universidade (2010/2012; 2014-2017)

      Coordenadora da Licenciatura em Educação (2011-2012)

      Elemento da Comissão Científica da Especialidade de Educação e Interculturalidade do Programa de Doutoramento em Educação

       



    Habilitações Académicas:

      Doutora em Antropologia Social, ISCTE -Instituto Universitário de Lisboa

      Mestrado em Bilingual Education Studies, University of  Massachussetts, Boston

      Licenciada em Matemática-Ramo Educacional,  Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa



    Área(s) de Interesse Científico e de Investigação:
      • Cibercultura e  educação  
      • Educação em contextos globais e interculturais    
      • Educação de adultos
      • Antropologia da educação na sociedade em rede  

       

       



    Publicações mais Recentes:

       Dias, P.; Aires, L. & Moreira, D. (2018) e-Learning Diversification in Higher Education: Conceptions of Participation.  Em Ulisses M. Azeiteiro; Walter Leal Fillho e Luisa Aires (Eds) Climate Literacy and Innovations in Climate Change Education: Distance Learning for Sustainable Development . London: Springer ISBN 978-3-319-70199-8 http://www.springer.com/la/book/9783319701981

      Moreira, D. & Antão G. (2017) “Nobody is strange”: mobility and interculturality in higher education from de viewpoint of a group of Portuguese international music students (2017). Proceedings of the 3rd International Conference on Higher Education Advances, HEAd’17 pp 633-640. Universitat Politecnica de Valencia, Valencia. 

      Moreira, Darlinda (2017) O fosso digital continua abissal Em Ricardo Palmeiro; Luisa Aires & Visitación Pereda (Eds.) 2017 Literacia e Inclusão Digital. Boas práticas em Portugal e em Espanha pp. 66-72 Lisboa: Universidade Aberta ISBN: 978-972-674-811-3

      Moreira, D. & Seabra, F. (2017). Mobilidade virtual em rede no contexto da Licenciatura em Educação da UAb. Em Paulo Dias, Darlinda Moreira e António Quintas-Mendes (Coord.) (2017). Novos olhares para os cenários e práticas da educação digital. Educação a Distância e eLearning, N.º 2. UAb. ISBN: 978-972-674-808-3. pp. 44-78

      Moreira, Darlinda (2016) Fom on-campus to Online: A Trajectory of Innovation, Internationalization and Inclusion International Review of Research in Open and Distributed Learning Vol.17 nº5 pp. 186-199 DOI: 10.19173/irrodl.v17i5.2384 pp. 186 -199

      Dias, P; Moreira, D & Mendes, A (Orgs) (2016) Práticas e cenários de inovação em educação online. Coleção:
Educação a Distância e eLearning Nº1. Lisboa: Universidade Aberta  ISBN: 978-972-674-786-4. Creative Commum Licence, CC BY-NC-ND 4.0.