FotoLINA MORGADO
    (Professora Auxiliar do DEED com Nomeação Definitiva)
    Telf.: +3512130002805 | E-Mail: Lina.Morgado@uab.pt

    Horário de Atendimento: Não se aplica


    Unidade(s) Curricular(es):

    Curriculum Vitae Resumido:

    Funções:

    Habilitações Académicas:
      • Doutoramento em Educação |2004|
      • Mestrado em Comunicação Educacional Multimedia |1993|
      • Licenciatura em Psicologia Educacional


    Experiência Profissional:
        •  Professora universitária desde 1989
        •  Concetora de Sistemas de Formação Online  dirigidos a professores universitários
        •  Concetora de formação de professores de todos os níveis de ensino e outros agentes educativos (docentes, tutores, técnicos, designers instrucionais, conteúdos) para Educação a Distância, elearning, Networked Learning e MOOCs
        •  Consultora na área do Ensino a Distância e Elearning a nível nacional e internacional
        •  Desenvolvimento de técnicas e metodologias inovadoras de Formação e Educação a Distância
        •  Experiência na formação avançada de professores de todos os níveis de ensino na área das Pedagogias/Tecnologias na Educação a Distância


      Área(s) de Interesse Científico e de Investigação:

        • Educação Aberta e a Distância
          • Pedagogia do eLearning
          • Acesso Aberto, OER e Open Scholarship
          • Tecnologias e Pedagogias Emergentes
        • Social Media nos Processos Educacionais em rede
        • Comportamento online na Rede

        Investigação em Curso

        Investigação Finalizada




      Publicações mais Recentes:
        • (2017). Designing Massive Open Online Learning Processes: The sMOOC Pedagogical Framework, Open Education:From OERs to MOOCs, 315-336, Berlin: Springer
          (2017). Digital Identity of Researchers 2.0: The Case of their Personal Learning Network,
          270-289, no prelo.
        • (2017). Contributo para o estudo da identidade digital de uma comunidade de investigadores júniores, Atas Conferência Challenges 2017, Braga.
          (2017). Personal Learning Environments: Research Environments and Lifelong Informal Learning, no prelo.
        •  (2016). Facebook + LMS: scenarios for student’s engagement in distance learning, Porto, C. Santos, E., Chagas, A.(Orgs). Facebook in Education: post, like and share, 381-404, Campina Grande:Editora EDUEPB
        • (2016). Student´s engagement in distance Learning: creating a scenario with LMS and Social Network aggregation, Computers in Education International Symposium, 44-49,IEEE.
        • Gamificação duma Rede Social Académica, 3º Encontro de Jogos e Mobile Learning, Coimbra: Universidade de Coimbra.
        • 2015). iMOOC: Um Modelo Pedagógico Institucional para Cursos Abertos Massivos Online (MOOCs), Educação, Formação & Tecnologias, 8 (1), 4-12
          (2015).  Tutoria e Tutor em Educação a Distância: Retratos do Presente versus Visões para o Futuro, Educação a Distância em Foco, 5 (1), 64-87
          (2014). Cenários de futuro na Educação a Distância e Elearning no ensino superior em Portugal. estudo exploratório, Indagagio Didactica, 6, 1, 79-60
        • Facebook + LMS, cenários para o envolvimento do estudante em educação a distância, Porto, C. Santos, E., Chagas, A.(Orgs). Facebook na Educação, 381-404, Campina Grande:Editora EDUEPB


      Informações Complementares: