FotoLúCIA AMANTE
    (Professora Auxiliar)
    Telf.: 213 916 484 | E-Mail: lucia.Amante@uab.pt
    Página Pessoal: https://uab-pt.academia.edu/L%C3%BAciaAmante


    Unidade(s) Curricular(es):

    Curriculum Vitae Resumido:

      Lúcia Amante, é licenciada em Psicologia Educacional pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA), mestre em Comunicação Educacional Multimédia e doutorada em Ciências da Educação pela Universidade Aberta. Foi directora do Departamento de Educação e Ensino a Distância (DEED) desta Universidade (2009 a 2011) e coordenadora da Licenciatura em Educação (2008 a 2011). Atualmente assume a coordenação do Mestrado em Comunicação Educacional e Média Digitais.

      A sua actividade docente tem estado ligada à formação de professores, à formação graduada no âmbito da Licenciatura em Educação, bem como à formação pós-graduada onde é responsável por Unidades Curriculares em diferentes cursos de mestrado e no doutoramento em Educação, especialidade Educação a Distância e Elearning.
       
      Integra o Laboratório de Educação a Distância e Elearning da Universidade Aberta e desenvolve a sua investigação na área da Educação a Distância, (Psicologia e Pedagogia da Educação Online, com relevo para a área da avaliação digital), e utilização das tecnologias digitais em contextos diversificados, designadamente educacionais. Integrou a equipa que delineou o modelo pedagógico virtual da Universidade Aberta e tem diversas publicações sobre problemáticas relativas a estes novos contextos de aprendizagem. Tem ainda interesses no domínio da Psicologia Educacional que interliga com a utlização das TIC em contextos educativos, bem como com o estudo dos novos processos de socialização e de construção das identidades que emergem da utilização dos media digitais.


       



    Funções:

      Coordenadora do mestrado em Comunicação Educacional Multimédia

      Docente em cursos de formação graduada e pós-graduada

      Investigadora no Laboratório de Educação a Distância e E-learning

      Membro do Conselho Coordenador do DEED (2016-2018)

      Representante do DEED no Conselho Pedagógico

       



    Habilitações Académicas:

      Licenciada em Psicologia (ramo Educacional) pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada.

      Mestre em Comunicação Educacional Multimédia pela Universidade Aberta

      Doutorada em Ciências da Educação pela Universidade Aberta



    Área(s) de Interesse Científico e de Investigação:

      - Psicologia e pedagogia da educação online

      - Avaliação em contextos de elearning

      - TIC em contextos educacionais

      - Redes socias, construção de identidade e processos de socialização
       



    Publicações mais Recentes:

      Amante, L & Oliveira, I. (2016). (Coords.) Avaliação das Aprendizagens: Perspetivas, contextos e práticas. Lisboa: Universidade Aberta-LE@D). https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/6114

       Oliveira, I.; Amante, L. (2016) Nova Cultura de Avaliação: Contextos e fundamentos. In Lúcia Amante & Isolina Oliveira (Coords.) Avaliação das Aprendizagens: Perspetivas, contextos e práticas, Universidade Aberta-LE@D (41-53).

      Gomes, J., Figueiredo, M. J.G., Amante, L., & Gomes, C. (2016). Augmented Reality in informal learning environments: A Music History Exhibition. International Journal of Creative Interfaces and Computer Graphics, ISSN: 1947-3117. doi:10.4018/IJCICG

      Gomes, J., Figueiredo, M. J. G., Amante, L., & Gomes, C. (2016). Ler+Saber+ Desenvolvimento de uma aplicação para o 2º Ciclo do Ensino Básico. In 3º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, Coimbra, Portugal, 7 May, pp. 392-403 http://hdl.handle.net/10316/31171

       Amante, L. (2016) Childhood, digital culture and parental mediation. In Íris Pereira, Altina Ramos & Jackie Marsh(Eds.) The Digital Literacy and Multimodal Practices of Young Children: Engaging with Emergent Research. First Training School of COST Action IS1410, University of Minho, Braga, Portugal, 6th - 8th June, 2016 (205-211).

        Amante, L. (2016) “Facebook and new sociability: Some research contributes”.” In: Alexandre Chagas; Cristiane Porto & Edméa Santos (Eds.) Facebook and Education. Post, like & share. EDUEPB – ABEU, Campina Grande (27-46).

       Souza, T.; Amante, L.; Cruz, D. (2016) Formação de professores na perspetiva dos letramentos/literacias digitais: potencialidades para a educação a distância. In Cristiano Maciel; Katia Morosovo Alonso; Joana Peixoto (Orgs.) Educação a Distância. Experiências, Vivências e Realidades. EduFMT:Cuiabá (109-150).

       Amante, L. (2016) Cultura da Convergência e Universidade: Contributos da Educação a Distância. In Revista de Educação Pública – Educação e seus sentidos no mundo digital. Vol 25, nº 59/1 maio/agosto (252-262).

       Oliveira, I; Amante, L. (2016) Nova Cultura de Avaliação: Contexto e fundamentos. In L. Amante; I. Oliveira (Coord.) Avaliação das Aprendizagens: Perspetivas, contextos e práticas. E-book, LE@D, Universidade Aberta, Lisboa.

       Pereira, A.; Oliveira, I.; Tinoca, L.; Pinto, M.C; Amante, L. (2015) – Desafios da Avaliação Digital no Ensino Superior. E-book, LE@D, Universidade Aberta, Lisboa.

       Pereira, A.; Oliveira; I; Amante, L. (2015) Fundamentos da avaliação alternativa digital. In T. Cardoso, A. Pereira e L.Nunes (Eds.) Avaliação e Tecnologias no Ensino Superior. E-book, LE@D, Universidade Aberta, Lisboa.

       Amante, L.; Faria, A. (2015) Escola e Tecnologias Digitais na Infância. In P. Torres (Ed.) Tecnologias Digitais para a Produção de Conhecimento no Ciberespaço. SENAR: Curitiba (43-99)

      http://www.agrinho.com.br/ebook/senar/livro3/#page/1

      Amante, L. (2015) Inovação Pedagógica e Desenvolvimento Profissional na Educação Infantil”, In: F.I. Ferreira & C. I. Anjos (Orgs.) Educação de Infância: Formação, Identidades e Desenvolvimento Profissional. De Facto Editores/Edufal: Lisboa e Maceió. (pp. 111-122)