FotoISOLINA OLIVEIRA
    (Professora auxiliar)
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    Unidade(s) Curricular(es):

    Funções:

      Docente em cursos de formação graduada e pós-graduada.

      Coordenadora do Mestrado em Supervisão Pedagógica (MSVP).

      Investigadora no Laboratório de Educação a Distância (LEaD).

      Desde 2008/2009 - Membro do Conselho Coordenador do Departamento de Educação e Ensino a Distância (DEED).

      De 2009 a 2012 - Membro do Conselho Pedagógico da Universidade Aberta (UAb).

      Desde 2012 - Membro do Conselho Científico da UAb.



    Habilitações Académicas:

      Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa

      Mestre em Psicologia Educacional pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada



    Experiência Profissional:

      Presentemente sou docente no Departamento de Educação e Ensino a Distância (DEED) da Universidade Aberta, onde lecciono várias unidades curriculares de licenciatura e mestrado e sou responsável por seminários temáticos no âmbito do doutoramento em educação.

      Durante anos leccionei matemática no ensino básico e, em simultâneo, exerci diversos cargos, desde delegada de grupo, coordenadora dos directores de turma e presidente do conselho executivo. Participei em múltiplos projectos de investigação-acção, uns centrados na escola, outros de âmbito nacional. Fui formadora, em especial, na área da avaliação de desempenho e na das  aprendizagens em matemática. No Instituto de Inovação Educacional integrei o Departamento de Avaliação Pedagógica, mais especificamente, a equipa responsável pela avaliação das aprendizagens. Integrei a direcção da Associação de Professores de Matemática e, presentemente, faço parte do Grupo de Trabalho de Investigação (GTI) desta asssociação; inserida neste grupo, entre outras actividades, participei no projecto O professor como investigador ligado à reflexão e investigação sobre a prática profissional.

      O interessa pelas questões da aprendizagem e da avaliação e pelas práticas profissionais de ensino suscitaram a minha participação em vários projectos de investigação, nomeadamente o projecto Interacção e conhecimento.  Este interesse, nos últimos anos, tem sido direccionado para a educação a distância, em particular, o ensino online. Sou membro da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (UIDEF) do Instituto de Educação e do Laboratório de Educação a Distância (LEaD) da Universidade Aberta.

       



    Área(s) de Interesse Científico e de Investigação:

      Aprendizagem e avaliação em educação

      Práticas profissionais de professores

      Inovações em educação e ensino

      Aprendizagem a distância no ensino superior



    Publicações mais Recentes:

      Cabral, A. & Oliveira, I. (2017). Lideranças em contexto de supervisão – Modos de interação e práticas de trabalho colaborativo. In J. Pinhal, F. Costa & R. Faria (Orgs.). As pedagogias nas sociedades contemporâneas – Desafios às escolas e aos educadores. Atas do XXIII Colóquio da AFIRSE Portugal. Lisboa: AFIRSE Portugal e Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

      Pereira, A., Oliveira, I., Tinoca, L., Pinto, M. C., & Amante, L. (2016). Desafios da avaliação digital no ensino superior. Lisboa: Universidade Aberta. URL: http://hdl.handle.net/10400.2/5774.

      Oliveira, I. & Courela, C. (2016). Práticas de liderança em contextos online: Um estudo de caso. RENOTE, 14(1), 1-10.

      Oliveira, I. & Miranda, B. (2016). O papel da discussão em fóruns virtuais na formação de supervisores. In Cristina Mesquita, Manuel Vara Pires & Rui Pedro Lopes (Orgs), Atas da  1st International Conference on Teacher Education (INCTE 2016) (pp. 171-177). Bragança: Instituto Politécnico de Bragança.

      Santos, M. G. & Oliveira, I. (2016).  Práticas de supervisão pedagógica num agrupamento de escolas.   In Cristina Mesquita, Manuel Vara Pires & Rui Pedro Lopes (Orgs), Atas da 1st International Conference on Teacher Education (INCTE 2016) (pp. 605-613). Bragança: Instituto Politécnico de Bragança.

      Amante, L. & Oliveira, I. (Eds) (2016). Avaliação das aprendizagens: perspetivas, contextos e práticas. Lisboa: Universidade Aberta – LE@D. URL:https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/6114

      Pereira, A., Tinoca, T., & Oliveira, I. (2016).  Peer assessment in an online context: what do students say?.  Elena Cano & Georgeta Ion (Eds), Innovative Practices for Higher Education Assessment and Measurement (pp. 248-270). Editora: IGI Global.

      Gaspar, M. I., Pereira, A., Oliveira, I. & Teixeira, A. (2015). Modelos para ensinar: escolhas do professor. Lisboa: Chiado Editora.

      Bastos, G. & Oliveira, I. (2015). Digital Literacy of School Leaders: What Impacts in School? Results of Two Studies from Portugal. In S. Kurbanoglu, J. Boustany, S. Spiranec, E. Grassian, D. Mizrachi, & L. Roy (Eds), Information Literacy Moving Toward Sustainability (pp. 132-142). Editora: Springer.

      Oliveira, I. (2015). Aprendizagem e tecnologias: Tendências e desafios. Revista Electrónica de Educação (REVEDUC), 9 (3), 19-23.

      Oliveira, I. & Courela, C. (2014). Mudança e inovação em educação: o compromisso dos professores. Interacções, 27, 97-117.

      Tinoca, L., Oliveira, I. & Pereira, A. (2013). A Theoretical Framework for E-Assessment in Higher Education: Authenticity, Consistency, Transparency and Practicability. In Siran Mukerji and Purnedu Tripathi (Eds.), Handbook of Research on Transnational Higher Education Management. IGI Global. 

      Tinoca, L. & Oliveira, I. (2013). Formative assessment of teachers in the context of an online learning environment. Teachers and Teaching: Theory and Practice, 19(2), 221-234. 

      Oliveira, I & Henriques, S. (2012). A Investigação-Ação como forma de gerar reflexão crítica: estudo desenvolvido num doutoramento em Liderança Educacional. (pp. 8099-8116). In Carlinda Leite &  Miguel Zabalza (Coords.), Ensino Superior Inovação e Qualidade na Docência. Porto: CIIE.