FotoJEFFREY SCOTT CHILDS
    (Professor Auxiliar)
    E-Mail: jchilds@uab.pt


    Unidade(s) Curricular(es):

    Curriculum Vitae Resumido:
      Exerceu as funções de Leitor da área de Inglês na Universidade Católica Portuguesa entre 1994 e 1997. Entre 1998 e 2004, trabalhou como Assistente na área de Estudos Ingleses e Americanos na Universidade Aberta, onde participou, também, no Centro de Estudos Americanos e, posteriormente, no Centro de Estudos Ingleses e Americanos, na qualidade de investigador. Durante esse período, colaborou no projecto CEFES (Creating a European Forum for European Studies), do Programa Socrates, onde, em 1999, desempenhou as funções de tutor no seminário “Globalization and Europe”, realizado em regime de e-learning. Desta experiência também resultou a elaboração do artigo “Developing an International Curriculum: the Example of Globalization and Europe”, com Rosa Pardo, da UNED, publicado no volume Teaching Across Frontiers (Tübingen, 2000). Em 2004, após a conclusão do seu doutoramento, assumiu responsabilidades lectivas no âmbito do Mestrado em Estudos Ingleses e do Mestrado em Estudos Americanos na Universidade Aberta. Exerce, desde 2007, as funções de investigador no Centro de Estudos Comparatistas, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde integra a comissão científica do projecto Naturalismos (coordenada por Kelly Basílio) e onde assume as funções de co-coordenador (com João Ferreira Duarte) do projecto de ensino e investigação Poetic Strands.


    Habilitações Académicas:
      • Doutoramento em Estudos Literários / Literatura Norte-Americana: Mark Strand and the Unravelling of Romanticism (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2004).
      • Mestrado em Estudos Anglo-Americanos / Literatura Norte-Americana: Elusive Properties: the Rhetoric of Randall Jarrell’s War (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 1997).
      • Bachelor of Arts (Trinity College, Hartford, CT, 1991).



    Área(s) de Interesse Científico e de Investigação:
      • Literatura Comparada (Literatura e Cinema)
      • Literatura e Cultura Anglo-Americana
      • Estudos sobre a Retórica


    Publicações mais Recentes:
      • “Brecht in Theory: On Fredric Jameson’s Brecht and Method”, in: G. Bär, C. Vasconcelos Rodrigues, E. Da Silva, (org.), Actas das Jornadas sobre Bertolt Brecht (1898-1956). Universidade Aberta 26 e 27 de Outubro 2006 (Lisboa: Universidade Aberta, 2009 – DVD).
      • “Beginning with Failure: Mark Strand and the Romantic Tradition”, in Success and Failure: Essays from the 29th APEAA Conference at the University of Aveiro, 17-19th April 2008, coord. Anthony Barker, David Callahan and Maria Aline Ferreira (Aveiro: Universidade de Aveiro, 2009), 115-123.
      • “Bonds Broken and Unbroken: On the Social Significance of Casino Royale ”, in ACT 17 - Não Vi o Livro, mas Li o Filme, org. Mário Jorge Torres (Lisboa: Húmus, 2008), 233-259.
      • “Don Delillo’s Falling Man; or, the Fate of English in a Globalized World”, Proceedings of the 1st International Conference on Teaching English as a Foreign Language, coord. Filipe Furtado e Carlos Ceia, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, 28-29 de Novembro de 2008. (http://www.fcsh.unl.pt/docentes/cceia/conferencias/tefl-1st-international-conference-on-teaching-english-as-a-foreign-language).
      • "Unusual Appetites: On Gastronomy and Human Expression in Joseph Conrad "s "Falk " ", in Novos Caminhos da História e da Cultura: XXVII Encontro da Associação Portuguesa de Estudos Anglo-Americanos, coord. Carlos Ceia e Isabel Lousada (Lisboa: Editorial Minerva, 2007), 351-357.
      • “The Romantic Eye As Canvas: The Course of Mark Strand’s ‘Violent Storm’”, Discursos: Diálogo da Literatura com as Ciências e as Artes (Lisboa: Universidade Aberta, 2006), 45-57.
      • “Reasons for Moving: Mark Strand on the Art of Edward Hopper”, in Viagens pela Palavra, coord. Mário Avelar (Lisboa: Universidade Aberta, 2005), 129-143.
      • “Amphibious Somethings: Echoes of Coleridge in Shelley’s ‘Ozymandias’”, in What Now? Notes towards (the Definition of ) Culture, Identity and Literature in the twenty-first century, XXII Annual Conference Associação Portuguesa de Estudos Anglo-Americanos [CD-ROM] (Faro: Universidade do Algarve, 2004).
                                   



    Informações Complementares:
      • Investigador do Centro de Estudos Comparatistas, FLUL (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)