FotoMARIA DO ROSáRIO SAMPAIO SOARES DE SOUSA LEITãO LUPI BELLO
    (Professora Auxiliar)
    E-Mail: rosario@uab.pt




    Curriculum Vitae Resumido:
      Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (Variante de Inglês/Alemão) pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, em 1985, fez o Mestrado em Estudos Anglo-Portugueses na mesma Universidade, em 1991.
      Doutorou-se em Estudos Portugueses, especialidade de Teoria da Literatura, com a tese «Da narrativa literária à narrativa fílmica. Amor de Perdição: um exemplo de transcodificação intersemiótica», em Setembro de 2002, que foi publicada pela Fundação Calouste Gulbenkian/FCT em Junho de 2005 (1ª edição) e, como 2ª edição, em Dezembro de 2008. Exerce desde 1989 as funções de docente na Universidade Aberta, onde tem lecionado sobretudo nas seguintes áreas: Estudos Literários, História do Cinema Português, Teoria e Crítica Cinematográficas e Estudos Interartes, tendo coordenado o projecto de Mestrado em Estudos de Cinema. Foi crítica de cinema entre 1991 e 1996 no jornal «A Capital». Como investigadora foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian, é membro do CETAPS (Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies), da AIM (Associação dos Investigadores da Imagem em Movimento) e é sócia da ICLA (International Comparative Literature Association), bem como da sua congénere portuguesa, APLC. Os seus campos preferenciais de investigação são a Teoria da Narrativa, na perspetiva da Literatura Comparada, particularmente quanto às relações entre a Literatura e o Cinema, e os Estudos Fílmicos, tendo desenvolvido também alguns trabalhos na área dos Estudos Anglo-Portugueses e entre a Literatura e a História, participando em diversos colóquios e publicando em revistas das referidas especialidades.



    Funções:
        • Coordenadora da Licenciatura em Humanidades
        • Membro do Conselho Coordenador do DH
        • Membro do Conselho Científico


      Habilitações Académicas:
          • 2002 – Doutoramento no ramo de “Estudos Portugueses”, na especialidade de “Teoria da Literatura” (relação narrativa entre a Literatura e o Cinema) - Universidade Aberta
          • 1991 – Mestrado em “Estudos Anglo-Portugueses” (Wellington na poesia portuguesa sobre a Guerra Peninsular) - FCSH – UNL
          • 1985 – Licenciatura em “Línguas e Literaturas Modernas " (variante de Inglês e Alemão) - FCSH – UNL



        Experiência Profissional:
          • 2013-2014 – Docente de “Teoria e Crítica Cinematográficas” e “Teoria da Literatura”, e dos seminários de mestrado “Semiótica do Texto e da Imagem” (MEC-LA) e “Temas de Cultura Literária” (MEPM)
          • 2012-2013 – Docente de “Teoria e Crítica Cinematográficas”, “Estudos Interartes de Expressão Portuguesa” e “História do Cinema Português”, bem como do Seminário online “Semiótica do Texto e da Imagem”
          • 2010-2011 – Docente de “Teoria e Crítica Cinematográficas” e de “Literatura Infantil e Juvenil”
          • 2009-2010 - Docente de "Teoria e Crítica Cinematográficas " e "Discursos do Quotidiano (Literatura e Cinema) "
          • 2008-09 – Docente de “História do Cinema Português”
          • 2005-07 – Docente de “Narratologia” (Curso de “Estudos Artísticos”, Variante de “Cinema”) – Universidade de Coimbra.
          • 2005-06 - Docente do Seminário presencial “Temas de Cultura Portuguesa I” (Mestrado em “Literatura e Cultura Portuguesas”) – Universidade Aberta.
          • 2004-07 – Docente do Seminário online “Narrativa e Arte” (Mestrado em “Estudos Portugueses Interdisciplinares”) – Universidade Aberta; Docente do Seminário presencial “Discursos do Quotidiano” (Mestrado em “Estudos sobre as Mulheres” – DCSP)-Universidade Aberta.
          • 2003/04 – Docente da disciplina “Tradição dos Grandes Livros” (“Curso de Comunicação Social e Cultural”) – Universidade Católica Portuguesa; Docente do Seminário presencial “Metodologia do Trabalho Científico” (Mestrado em “Estudos Portugueses Interdisciplinares”) – Universidade Aberta.



        Área(s) de Interesse Científico e de Investigação:
          • Estudos Literários (em particular Teoria da Narrativa)
          • Estudos Fílmicos
          • Literatura Comparada
          • Estudos Anglo-Portugueses


        Publicações mais Recentes:

          Livros
          2009 Encontro com Maria Ulrich no século XXI, em co-autoria com M. Fátima V. Pinheiro, Coimbra, Tenacitas, 2009.

          2008Narrativa Literária e Narrativa Fílmica. O caso de ‘Amor de Perdição’, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian/FCT (2ª edição).
           
          CD-Rom
          2006Narrativa e Arte (em colaboração com Ana Rita Padeira) –   Lisboa, Universidade Aberta, 2006.
           
          Artigos

          2014 – “Sobre a Colecção ‘As Minhas Leituras’” in T. S. Eliot, Coros de ‘A Rocha’. Coimbra, Tenacitas, pp. 9-12.

          2013 – “Roy Campbell (1901-1957): The Life, Times and Opinions of a South African ‘Cowboer’”, em co-autoria com Miguel Alarcão, in Maria Leonor Machado de Sousa (dir), Revista de Estudos Anglo-Portugueses, Lisboa, Fundação para a Ciência e Tecnologia/Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies, nº 22, pp. 209-221.

          2012 – “Palavras, silêncio e vida. A ‘presença’ de Bresson no cinema de Oliveira” in Oliveira, Anabela Dinis Branco de (Coord. e Org) Reencontro Único. Centro de Estudos em Letras, UTAD, pp. 129-153.  

          2012 - “Film at the Crossroads of Narrative and Dramatic Genre”. Via Panorâmica: Revista Electrónica de Estudos Anglo-Americanos / An Anglo-American Studies Journal. 3rd series. 1 (2012): 175-186.
              
          2011
          – “Contra o elogio mútuo: a paradoxal relação entre Sophia e Cecília” in Vera Bastazin (org e apres), Travessias Poéticas: poesia contemporânea. São Paulo, CAPES/EDUC., 2011, pp. 317-338. ISBN  978-85-283-0425-1 (496 p.)

          2011 – “Camões e o cinema” in Aguiar e Silva, Vítor Manuel (coord), Dicionário de Luís de Camões. Lisboa, Editorial Caminho, 2011, pp. 125-128. ISBN 978-972-21-2146-0

          2011 – “«Um coração inteligente»: discutir a literatura sob o olhar de Finkielkraut” in João Amadeu Carvalho da Silva; José Cândido de Oliveira Martins; Miguel Gonçalves (orgs), Pensar a Literatura no Século XXI. Universidade Católica Portuguesa, Braga, Aletheia, 2011, pp. 395-402. ISBN 978-972-697-200-6

          2011 – Co-autoria, com Guadalupe Arbona: “Flannery O’Connor, de la escritura a la pantalla” in María Caballero Wangüemert (ed), Mujeres de Cine. 360 grados alrededor de la câmara, Madrid, Editorial Biblioteca Nueva, 2011, pp. 163-181. ISBN 978-84-9940-243-7

          2010 – “A implosão do cinema português: duas faces de uma mesma moeda” in P: Portuguese Cultural Studies 3 Spring 2010 -  “Identity and Memory in Lusophone Cinema”, Universiteit Utrecht, pp. 19-32. (ISSN: 1874-6969). http://www2.let.uu.nl/solis/psc/p/PVOLUMETHREEPAPERS/BELLO-P3.pdf

          2010 – “De Tarkovski a Bresson e Peter Jackson: a cor do mito no cinema” in Isabel de Barros Dias; Carlos F. Clamote Carreto (orgs), Cores. Actas do VII Colóquio da Secção Portuguesa da Associação Hispânica de Literatura Medieval, Lisboa, Universidade Aberta, 2010, pp. 313-320. ISBN 978-972-674-702-4

          2010 – “A Tetralogia dos Amores Frustrados: amor e paixão no cinema de Oliveira” in Revista do Centro de Estudos Portugueses, Belo Horizonte, Universidade Federal de Minas Gerais, V.30, n.43, Jan-Jun 2010, pp. 53-70.

          2010 – “’Amar até doer’. O Desejo do amor e a perdição dos desejos” in Sérgio Guimarães de Sousa; José Cândido de Oliveira Martins (orgs), Leituras do Desejo em Camilo Castelo Branco, Braga, Editora Opera Omnia, 2010, pp. 131-155. ISBN 978-989-8309-03-7

          2010 – “A instável estabilidade: aproximações e afastamentos entre Dreyer e Oliveira” in Renata Soares Junqueira  (org.), Manoel de Oliveira: uma Presença. Estudos de Literatura e Cinema, São Paulo, Editora Perspectiva, 2010, pp. 29-47. ISBN 978-85-273-0888-5

          2009
          - “Oralidade e narratividade da enunciação fílmica. A adaptação cinematográfica de Amor de Perdição. Memórias de uma Família» in Blayer, Irene Maria F.; e Francisco Cota Fagundes, Narrativas em Metamorfose: Abordagens interdisciplinares. Cuiaba, Mato Grosso, Cathedral Publicações, 2009, pp. 269-284

          2009 - “Blade Runner: a modern poem about mankind” in Coutinho, Eduardo F. (ed), Crossings and Contaminations: studies in comparative literature. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2009. ISBN-13: 9788578200152

          2008 – Julieta Barreiros, a “Poetisa das Beiras”. In Colóquio Formas e Espaços de Sociabilidade: contributos para uma história da cultura em Portugal [CD-ROM]. Lisboa: Universidade Aberta, 2008.

          2008 – “Representações da Guerra Peninsular: do romance ao ecrã”. Comunicação apresentada por David Evans, Gabriela Gândara Terenas, Maria de Deus Duarte e Maria do Rosário Lupi Bello durante o Congresso Internacional e Interdisciplinar
          evocativo da Guerra Peninsular; XVII Colóquio de História Militar – nos 200 Anos das Invasões Napoleónicas em Portugal in M. Leonor Machado de Sousa (coord), A Guerra Peninsular. Perspectivas Multidisciplinares. Vol II. Lisboa, Caledidoscópio, 2008, pp.149-174.

          2007 – “Os Bravos Filhos de Albião” in Guerra Penínsular- 200 anos, Lisboa, Biblioteca Nacional de Portugal, pp. 71-79.

          2007 – “Amor de Perdição, Manoel de Oliveira, 1978” in Carolin Overhoff Ferreira (coord), A História do Cinema Sonoro Português através dos seus filmes, Porto, Campo das Letras,
          2007, pp. 159-167.

          2007 - «Flannery O’Connor, escritora do Sul: ‘em casa’ no mundo» in Novos Caminhos da História da Cultura. Actas do XXVII Encontro da APEAA – Carcavelos, 2006. Lisboa,
          Universidade Nova de Lisboa, FCSH/CEAP, 2007, pp. 591-600.

          2007 - «Mrs. Dalloway: da narrativa literária à narrativa fílmica. A visibilidade do momento» in MACEDO, Ana Gabriela et al (orgs), Intertextual Dialogues. Travels and Routes. Braga,
          Universidade do Minho – Departamento de Estudos Ingleses e Norte-Americanos/Instituto de Letras e Ciências Humanas, 2007,
          pp. 93-103.