FotoHELENA MALHEIRO
    (Professora Auxiliar)
    E-Mail: maria.malheiro@uab.pt
    Página Pessoal: https://escritores.online/escritor/helena-malheiro/


    Unidade(s) Curricular(es):

    Curriculum Vitae Resumido:

      Professora, investigadora e escritora, licenciou-se em Lettres Modernes pela Universidade de Paris III, Sorbonne–Nouvelle, em 1979, onde concluiu um Mestrado em Literatura Comparada em 1981. 

      Ganhou o "Prémio Revelação de Ensaio” da Associação Portuguesa de Escritores, em 1980, com a obra : “Os Amantes” ou A Arte da Novela em David Mourão-Ferreira.

      Doutorou-se em Julho de 2008 em Literatura Portuguesa na Universidade Aberta, com uma tese publicada com o título: O Enigma de Sophia: da Sombra à Claridade.

      Lecciona desde 1997 na Universidade Aberta onde é Professora Auxiliar do Departamento de Humanidades. 

      A sua investigação tem-se desenvolvido sobretudo no âmbito da Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea, Literatura Francesa Moderna e Contemporânea, Literatura Comparada e Literatura e outras Artes. 

      Coordenadora e co–coordenadora dos colóquios internacionais “Travessias Poéticas: Portugal-Brasil” realizados em Lisboa e em São Paulo em 2009 e 2010 respectivamente, participa regularmente em congressos internacionais tendo várias publicações em actas e em livro.

      É igualmente escritora com vários livros de ficção publicados. 

      É membro do PEN Club, do CLEPUL, da AIL (Associação Internacional de Lusitanistas), da APLC (Associação Portuguesa de Literatura Comparada), da AILC (Associação Internacional de Literatura Comparada) e da (APEF) Associação Portuguesa de Estudos Franceses.




    Funções:
      Docência:
      Disciplinas da Licenciatura em Humanidades: Literatura Francesa I e Literatura Francesa II, História Cultural e Artística Portuguesa e História Cultural e Artística Francesa.

      Disciplina da Licenciatura em Estudos Artísticos: Poéticas da Representação Artística.

      Seminário do Mestrado em Estudos Comparados - Literatura e outras Artes (MEC-LA): Metodologia do Trabalho Científico.

      Coordenações:

      Foi Vice-coordenadora ou Coordenadora da Licenciatura em Estudos Artísticos de 2010 a 2014.

      Integra o Júri de Equivalências do Curso de Estudos Artísticos e do Curso de Humanidades.



    Habilitações Académicas:
      •  Doutoramento em Literatura Portuguesa na Universidade Aberta em 2008.
      •  Mestrado em Littérature Comparée na Universidade de Paris III, Sorbonne– Nouvelle, em 1981.
      •  Licenciatura em Lettres Modernes pela Universidade de Paris III, Sorbonne–  Nouvelle, em 1979.



    Experiência Profissional:
      • 2008 - actualidade - Professora Auxiliar (em regime de tempo integral, com exclusividade) do Departamento de Humanidades da Universidade Aberta.
      • Orientação científica: Mestrado e Doutoramento
      • Arguição em Provas de Mestrado e Doutoramento
      • 1997-2007  - Assistente do Departamento de Língua e Cultura Portuguesas da Universidade Aberta.
      • 2005-2012 – Seminários de Literatura Portuguesa na Université de Paris-III, Sorbonne-Nouvelle, no âmbito do Programa Sócrates-Erasmus.
      • 1992-1997 -  Assistente na Universidade Lusófona em Lisboa.


    Área(s) de Interesse Científico e de Investigação:
      • Membro integrado do CLEPUL- Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias,  (FLUL - Excelente). Grupo de Investigação 4 - Literatura e Cultura em InterArtes : http://www.clepul.eu/Person/View/129



    Publicações mais Recentes:

      Livros:


      ·         A Matéria dos Sonhos, romance, Lisboa, Chiado Editora, 2015.


      ·           O Enigma de Sophia: Da Sombra à Claridade, (Tese de Doutoramento), Lisboa, Oficina do Livro, 2008.


      ·         O Tamanho do Mundo, contos, 2ª edição (1ª. edição pela Asa, em 1996) , Lisboa, Oficina do Livro, 2004.

       

      ·         Pescadores de Estrelas, contos, Lisboa, Oficina do Livro, 2002.

       

      ·         David Mourão-Ferreira ou"A Secreta Viagem", ensaio, Lisboa, Oficina do Livro, 2001.

       

       

      ARTIGOS CIENTÍFICOS


      ·       «Poéticas do Labirinto no Conto Contemporâneo: de Jorge Luís Borges a David Mourão-Ferreira e Sophia de Mello Breyner Andresen», ISSN: 2183-4709: “Forma Breve”, n.º 14 (2017): O Conto: o Cânone e as Margens”, UA Editora.


      ·     "De Pessoa a Sophia: um Diálogo Intertextual de Reunificação do Ser", 100 Orpheu, Edições Esgotadas, 2016, p.449-460, ISBN 978-989-8801-37-1.


      ·     « Do Caos ao Cosmos: A Recriação dos Mitos em Sophia de Mello Breyner Andresen»,  Revisitar o Mito , Lisboa, Edições Húmus, 2015, (ISBN : 978-989-755-112-3) p.307-316.


      ·   A Sacralização da Palavra: Da «Alquimia do Verbo» de Rimbaud à Nomeação Essencial de Sophia de Mello Breyner Andresen, Da Letra ao Imaginário. Homenagem à Professora Irene Freire Nunes, Helder Godinho (dir.), Margarida Alpalhão, Carlos Carreto e Isabel Barros Dias (org.), Lisboa, UNL-FCSH e CEIL, 2013 (ISBN: 978-989-98628-0-7), p.287-295.


      ·   “Sophia de Mello Breyner Andresen: a Essência da Poesia”, in  Travessias Poéticas: poesia contemporânea. Vera Bastazin (Organização e apresentação), São Paulo: CAPES/ EDUC. 2011, p.183-205. ISBN  978-85- 283-0425-1 (496 p.)

       

               Organização de Colóquios e Comunicações científicas:

       

                           2017:

      ·   «Fundamentos do Humanismo Universal de Sophia de Mello Breyner Andresen: A Simbologia dos Contos Exemplares», VI Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa, Escola Superior de Educação de Santarém, 24 a 28 de Outubro de 2017.


      ·     «Poéticas do Labirinto no Conto Contemporâneo: de Jorge Luís Borges a David Mourão-Ferreira e Sophia de Mello Breyner Andresen», Congresso Internacional “ O Conto: o Cânone e as Margens”, Universidade de Aveiro,17 a 19 de Maio de 2017.

       

       2016:


      ·     «L’Essence Priomordiale du Verbe : de Rimbaud, Pessoa et Borges à Sophia de Mello Breyner Andresen», 21ème Congrès Mondial de l’Association Internationale de Littérature Comparée em Viena de Áustria, 21 a 27 de Julho .

       

        2015:

      ·    «De Pessoa a Sophia: um Diálogo intertextual de Reunificação do Ser”, Congresso Internacional 100 Orpheu,  Fundação Calouste Gulbenkian, 25 a 28 de Março.

                         2012:

      ·      2005-2012 – Seminários de Literatura Portuguesa na Université de Paris - III, Sorbonne-Nouvelle, no âmbito do Programa Sócrates-Erasmus.

       

      ·    « Do Caos ao Cosmos: A Recriação dos Mitos em Sophia de Mello Breyner Andresen», Colóquio « Revisitar o Mito », Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 3-5 Maio.

       

                      2011:

       

      ·   «A Sacralização da Palavra: Da alquimia do Verbo  de Rimbaud  à    Nomeação Essencial  de Sophia  de Mello Breyner Andresen», ColóquioDa Letra ao Imaginário” 4 a 6 de Maio 2011, Universidade Nova, Lisboa.

       

                     2010:

      ·    Membro do Conselho Científico da “1st International Conference on Architecture and Fiction : Once upon a Place” que se realizou na Fundação Calouste Gulbenkian de 12-14 de Outubro de 2010.

       

      ·   Co-coordenadora com a Professora Vera Bastazin, do III Simpósio Internacional de Literatura e Crítica Literária, “Travessias Poéticas: Brasil e Portugal”, realizado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), de 27 a 29 de Abril, onde apresentou a comunicação: “Sophia de Mello Breyner Andresen: a Essência da Poesia”.

       

       

      2009:

      ·  Coordenadora do Colóquio Travessias Poéticas: a Poesia Contemporânea em Portugal e no Brasil, realizado na Fundação Calouste Gulbenkian de 18 a 20 de Novembro, onde apresentou a comunicação: “Sophia de Mello Breyner Andresen: a Chegada à Essência” .

       

       

      ·   Conferência intitulada : “A Viagem Iniciática de Rimbaud  a Sophia de Mello Breyner Andresen” na 1ª Jornada de Literaturas Europeias realizada na Universidade Aberta a 7 de Maio.

       

      ·         Conferência :“Sophia de Mello Breyner Andresen : Da Sombra à Claridade” a convite da Câmara Municipal do Montijo, na Biblioteca Municipal do Montijo por ocasião da inauguração da exposição “Sophia – Uma obra exemplar” a 3 de Abril.

       

                                2004:

       

      ·     Conferência de Homenagem a Sophia de Mello Breyner Andresen a convite da Biblioteca Municipal de Lagos, a 19 de Novembro.

       

      ·         Comunicação “A Alegoria nos «Contos Exemplares» de Sophia de Mello Breyner Andresen : Uma Simbologia Ontológica para um Humanismo Universal”, V Congresso da Associação Portuguesa de Literatura Comparada, Universidade de Coimbra, Junho.

       

      ·     Apresentação  da obra Contos Exemplares de Sophia de Mello Breyner Andresen, a convite  do Instituto Cultural Pedro Hispano na Livraria Barata, em Lisboa, a 12 de Março.

       

       

      ·        2003 - “O Mar como Viagem Iniciática : Do «Bateau Ivre» de Arthur Rimbaud a «Navegações» de Sophia de Mello Breyner Andresen”, I Colóquio Internacional de Relações Literárias Franco-Peninsulares, Universidade do Algarve, Faro, Novembro.

       

      · 2001 - "A Imagem do Eu/Outro em alguns Contos Contemporâneos", IV Congresso da Associação Portuguesa de Literatura Comparada, Universidade de Évora, Maio.

       

      ·     1999 - "David Mourão-Ferreira ou «A Secreta Viagem»", VI Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas, Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidade Federal Fluminense, Brasil, Agosto.