Mestrado em Computação Gráfica
Departamento de Ciências e Tecnologia

» Plano de Estudos

Grau: Mestrado

Despacho conjunto

Condições de Acesso:
a) Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal nas áreas das ciências de computadores, engenharia informática, e áreas afins;
b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido nas áreas acima indicadas e na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com o processo de Bolonha por um estado aderente a este processo;
c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro nas áreas acima indicadas que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelos órgãos científicos estatutariamente competentes das Entidades proponentes;
d) Detentores de um currículo académico e/ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização do mestrado pelos órgãos científicos estatutariamente competentes das Entidades proponentes.



Língua de Ensino: Português.

Regime de Ensino: Ensino a distância online com base em plataforma e-learning e com períodos presenciais.

Objetivos / Saídas Profissionais: O Mestrado em Computação Gráfica visa formar profissionais com sólida formação de base e competências em computação gráfica, por forma a poderem fazer face às necessidades de desenvolvimento de software aplicacional nesta área e subáreas afins, pretendendo-se encorajar a inovação e a autoaprendizagem.
Estes profissionais deverão ser, portanto, capazes de analisar e compreender com rigor os problemas das organizações na área da computação gráfica, estando aptos para o desenvolvimento de soluções especializadas à execução de cada operação, à modelação de ambientes virtuais e de fenómenos de iluminação, à modelação gráfica e procedimental, à animação por computador, à visão por computador, à interação humano-computador, à complexidade temporal e espacial, assim como à adequação dos resultados finais tendo em conta os fatores humanos envolvidos, entre outros.
O mestre em computação gráfica estará assim capaz de assumir funções de direção de projeto de investigação, de desenvolvimento e de intervenção tecnológica na indústria, organizações e empresas explorando com rigor e eficácia soluções inovadoras da área de computação gráfica.


Acesso a um Nível de Estudos Superior: O grau de Mestre em Computação Gráfica é certificado por uma carta magistral e pressupõe a frequência e aprovação da totalidade das unidades curriculares que constituem o curso, a elaboração de uma dissertação original especialmente escrita para o efeito, a sua discussão, defesa e aprovação em provas públicas.
O estudante que conclui a parte curricular tem acesso a um certificado de pós-graduação.
O grau de Mestre dá acesso a cursos superiores de 3º ciclo.


Direção do Curso*:
Adérito Fernandes Marcos (Diretor)
Luís Filipe Pinto de Almeida Teixeira (Sub-diretor)
Jorge Manuel Oliveira Henriques (Sub-diretor)

* Outros membros da Coordenação/C. Científica:

Elizabeth Simão Carvalho (UAb)



Estrutura Curricular e Créditos: A estrutura curricular do Mestrado Computação Gráfica está desenhada para funcionar como um 2.º ciclo de formação superior conducente ao grau de Mestre.
O curso de mestrado inclui três semestres escolares que constituem uma especialização em Computação Gráfica, correspondente a 90 créditos ECTS (European Credit Transfer System).
No 1.º semestre do 1.º ano, o estudante tem 30 créditos ECTS de realização obrigatória.
No 2º semestre do 1º ano e no 1º semestre do 2º ano, o estudante tem 18 ECTS, de realização obrigatória, e 12 ECTS, de realização opcional (em cada semestre).
O 2º semestre do 2º ano do Curso de Mestrado é reservado a preparação de uma dissertação correspondendo a 30 créditos ECTS.
No total dos dois anos curriculares, o Curso de Mestrado corresponde a 120 créditos ECTS e permite conferir o diploma de Mestre em Computação Gráfica.
A abertura de unidades curriculares opcionais é determinada anualmente.


Propinas:
Consulte a página de pagamentos


 Mais informações sobre o curso e candidaturas: formulário online



Regulamentos Gerais