Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação
Departamento de Ciências e Tecnologia

» Plano de Estudos

Grau: Mestrado

Guia de Curso 2015-2017
Guia de Curso 2016-2018
Despacho de Abertura
Vídeo
Cartaz

Condições de Acesso:


Podem candidatar-se ao mestrado
a) Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico da Universidade Aberta;
d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Universidade Aberta.



Língua de Ensino: Português.

Regime de Ensino: E-learning.

Objetivos / Saídas Profissionais: Objetivos gerais:
1. conhecer os problemas ambientais e sociais, enquadrados no contexto atual;
2. desenvolver capacidades de motivação dirigida para a modificação de atitudes e comportamentos definindo ações que conduzam à sustentabilidade;
3. planear estratégias de atuação com (e não para) os cidadãos, nomeadamente através de técnicas interativas de participação pública e gestão de conflito, estimulando o exercício de uma cidadania mais informada e pró-activa;
4. obter as capacidades de conceção, promoção, gestão e avaliação de projetos de intervenção ambiental, seja no domínio da formação, seja no domínio do suporte técnico no terreno.
As saídas profissionais estão em grande parte relacionadas com o trabalho que o/a candidato já desenvolve atualmente, levando a uma melhoria dos suas capacidades de desempenho e produtividade.


Acesso a um Nível de Estudos Superior:

A conclusão deste curso de mestrado poderá constituir um elemento para o prosseguimento de estudos superiores de  3.º Ciclo (Doutoramento).
Este mestrado é reconhecido para progressão na carreira docente dos grupos 230, 420, 510 e 520 do ensino básico,  2.º e 3.º ciclos, e para o ensino secundário (nos termos previstos no artigo 54.º do ECD).



Coordenação do Curso:
Paula Bacelar Nicolau
Pedro José Silva Pereira (Vice-Coordenador)

Estrutura Curricular e Créditos:

O curso de mestrado divide-se numa primeira parte curricular correspondente ao Curso de estudos pós-graduados em Cidadania Ambiental e Participação e, numa segunda parte, dedicada à preparação, realização e apresentação e defesa de uma dissertação, trabalho de projeto ou relatório de estágio. O curso equivale a 120 ECTS, correspondendo 60 ECTS à parte curricular e 60 ECTS à preparação, realização e apresentação da dissertação/trabalho de projeto/relatório de estágio.



Propinas:

O valor total das propinas é de 2500€, em regime de estudos a tempo integral e de acordo com o Regulamento de Propinas da Universidade Aberta. Às propinas acrescem os emolumentos de candidatura e matrícula.

 

Mais informações sobre o curso e candidaturas podem ser obtidas através do formulário de contacto ou telefone (+351) 300 007 671.



Regulamentos Gerais