Este curso está encerrado

Grau: Doutoramento

Guia de Curso 2015-2016
Guia de Curso 2014-2015
Despachos de Abertura
Cartaz

Condições de Acesso:
As condições de acesso ao Programa de Doutoramento em Educação são as seguintes:
• Titulares do grau de mestre ou equivalente legal em qualquer ramo do conhecimento;
• Titular de um grau de licenciado e detentor de currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico;
• Detentor de um currículo escolar, científico ou profissional, que tenha sido reconhecido pelo Conselho Científico da Universidade Aberta como atestando a capacidade para a realização deste ciclo de estudos.
Além das condições de acesso acima referenciadas, são pré-requisitos fundamentais para admissão ao Programa de Doutoramento:
• Acesso a um computador com ligação à Internet;
• Experiência de navegação e pesquisa na Internet;
• Conhecimentos de nível médio de língua inglesa.
O número de candidatos a admitir é definido no Despacho de Abertura relativo a cada edição.


Língua de Ensino: Português.

Regime de Ensino:
A 1ª parte do Programa de Doutoramento – Programa de Estudos Avançados - é lecionado em regime de ensino a distância, na modalidade online, utilizando a plataforma de elearning em uso na Universidade Aberta. A realização dos seminários de investigação doutoral e dos seminários de tese poderá ser complementada por encontros síncronos ou mesmo presenciais, previamente calendarizados.
O 1º semestre é antecipado por um módulo inicial, totalmente virtual, com a duração de 2 semanas, com o objetivo de ambientar os estudantes quer ao modelo pedagógico virtual da Universidade e características do contexto de ensino online deste programa de doutoramento, quer às ferramentas de elearning necessárias à frequência.
A 2ª parte do Programa de Doutoramento é dedicada fundamentalmente à realização de investigação.
A apresentação e discussão da tese de doutoramento são realizadas em sessão presencial, de natureza pública, especialmente convocada para o efeito.


Objetivos / Saídas Profissionais:


O programa de Doutoramento em Educação visa qualificar profissionais em estudos avançados na área da Educação, como professores dos vários graus de ensino, educadores, formadores, investigadores e outros profissionais interessados nos fenómenos educativos e fornecer formação qualificada para a investigação autónoma num dos três domínios específicos, a escolher pelo doutorando:
a) Educação a Distância e Elearning;
b) Liderança Educacional;
c) Educação e Interculturalidade.



Coordenação do Curso*:
Paulo Dias (Coordenador)

* Para qualquer esclarecimento: doutdeed@uab.pt


Estrutura Curricular e Créditos:


Duração máxima do Programa de Doutoramento em Educação:
• 3 anos para o Estudante a Tempo Integral, traduzindo-se em 6 semestres. O primeiro ano, correspondente a 2 semestres, é dedicado à frequência do Programa de Estudos Avançados. O segundo e terceiro anos, equivalentes aos restantes 4 semestres, centram-se na investigação, tendo como produto final a apresentação e discussão, em provas públicas, da tese de doutoramento.
• 5 anos para o Estudante a Tempo Parcial, traduzindo-se em 10 semestres. Os 2 primeiros anos, correspondentes aos 4 primeiros semestres, são ocupados com a frequência do Programa de Estudos Avançados. Os restantes semestres são dedicados à investigação, tendo como meta a apresentação e discussão, em provas públicas, da tese de doutoramento.
No ato da candidatura o estudante seleciona o regime pretendido, não sendo permitido alterações posteriores.

O Programa de Doutoramento em Educação organiza-se em duas partes:
• 1ª parte de natureza curricular - 60 ECTS;
• 2ª parte dedicada à investigação - 120 ECTS.
A 1ª parte constitui um Programa de Estudos Avançados e a sua conclusão com aproveitamento dá origem a um Certificado de Estudos Avançados na especialidade respetiva.
No final da 1ª parte, o estudante submete a um Júri um Projeto de Investigação elaborado no decurso do Seminário de Investigação Doutoral. Depois da aprovação deste projeto pelo júri, considera-se que está apto a dedicar-se à realização da investigação para a elaboração de uma tese original nos semestres seguintes, sob a supervisão do orientador de tese.

Mais informações sobre o curso e candidaturas através de doutdeed@uab.pt ou telefone (+351) 300 002 803.