Doutoramento em Estudos Portugueses
Departamento de Humanidades

Candidaturas: até 2 de julho de 2018

» Plano de Estudos
    Especialidade em Linguística Portuguesa

» Plano de Estudos
    Especialidade em Literatura e Cultura Portuguesas

» Plano de Estudos
    Especialidade em Literatura Portuguesa

Grau: Doutoramento

Guia de Curso 2017-2020
Guia de Curso 2018-2021
Despacho de Abertura
Cartaz

Condições de Acesso:


1. Podem candidatar-se ao Curso de Doutoramento em Estudos Portugueses:
a) Os titulares do grau de mestre ou equivalente legal em ramos do conhecimento afins;
b) Os titulares de um grau de licenciado e detentor de currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido pelo Conselho Científico da Universidade Aberta como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos;
c) Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que tenha sido reconhecido pelo Conselho Científico da Universidade Aberta como atestando a capacidade para a realização do presente ciclo de estudos.
2. O reconhecimento a que se referem as alíneas b) e c) do ponto anterior tem como efeito apenas o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de doutor e não confere ao seu titular a equivalência ao grau de licenciado ou de mestre, ou o seu reconhecimento.
Além das condições de acesso acima referidas, constituem ainda pré-requisitos fundamentais para admissão ao Curso de Doutoramento:
•Acesso a um computador com ligação de banda larga à Internet;
•Experiência de navegação e pesquisa na Internet;
•Conhecimentos de nível médio da língua inglesa e/ou francesa.
O número de candidatos a admitir é definido no Despacho de Abertura relativo a cada edição.



Língua de Ensino: Português.

Regime de Ensino:

O Curso de Doutoramento é ministrado em regime de ensino a distância, organizando-se em classe virtual online, com particular recurso à plataforma de elearning utilizada na Universidade Aberta, com a possibilidade de integrar encontros síncronos e/ou sessões presenciais, previamente calendarizados.
O 1º semestre (do 1º ano) é antecipado por um módulo inicial, totalmente virtual, com a duração de duas semanas, com o objetivo de ambientar os estudantes ao modelo pedagógico virtual da Universidade Aberta e às características do contexto de ensino online deste Curso de Doutoramento, bem como aos recursos de elearning necessários à frequência e aproveitamento do curso.
A apresentação e discussão da tese de doutoramento são realizadas em sessão pública, especialmente convocada para o efeito.

Por decisão do Conselho de Administração da A3ES (ACEF/1516/0900317), de 7 de fevereiro de 2017, foi concedida nova acreditação ao curso de Doutoramento em Estudos Portugueses por um período de seis anos.

Este curso é reconhecido pela Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE), ao abrigo da portaria nº 344/2008, de 30 de abril, para efeitos de progressão na carreira docente (art. 54º do Estatuto da Carreira dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário – ECD). O reconhecimento abrange os seguintes grupos de recrutamento do ensino básico (2º e 3º ciclos) e secundário: 200, 210, 220 e 300.



Objetivos / Saídas Profissionais:
O 3º ciclo de estudos conducente ao grau de Doutor em Estudos Portugueses visa preparar e qualificar estudantes, professores dos vários graus de ensino, formadores, investigadores e outros profissionais para realizarem uma investigação autónoma e especializada, de âmbito mais alargado e aprofundado do que em ciclos de estudos anteriores, no ramo científico de Estudos Portugueses e numa das três especialidades oferecidas no seu âmbito, a escolher pelo doutorando:
a) Literatura Portuguesa;
b) Literatura e Cultura Portuguesas;
c) Linguística Portuguesa.


Coordenação do Curso:
Ana Nascimento Piedade (Coordenadora)
Paulo Nunes da Silva (Vice-Coordenador)

Estrutura Curricular e Créditos:

A frequência do Curso de Doutoramento em Estudos Portugueses poderá ser efectuada a tempo integral ou a tempo parcial. Para o estudante com frequência a tempo integral, o presente ciclo de estudos tem uma duração máxima de três anos/seis semestres e equivale a um total de 180 ECTS (4680 horas de trabalho). Para o estudante com frequência a tempo parcial, a duração máxima do Doutoramento é de cinco anos/dez semestres.
No ato da candidatura, o estudante seleciona o regime pretendido, não sendo permitidas alterações posteriores.
O primeiro ano corresponde a uma componente curricular avançada que tem uma função propedêutica e visa a formação para uma investigação aprofundada na área científica de Estudos Portugueses, perfazendo um total de 60 ECTS (1560 horas de trabalho).
Ao longo destes dois semestres que compõem o 1º ano do Curso de Doutoramento, são oferecidas, em cada uma das três especialidade que compõem o curso, quatro unidades curriculares (duas obrigatórias e duas opcionais) que se destinam a desenvolver e consolidar uma formação científica especializada e aprofundada, correspondendo cada uma a 15 ECTS (390 horas de trabalho).
O segundo e terceiro anos, equivalentes aos restantes 4 semestres e perfazendo um total de 120 ECTS, centram-se na investigação, tendo como resultado final a apresentação e discussão, em provas públicas, da tese de doutoramento.
A conclusão da parte curricular do curso é condição necessária para a inscrição da tese de doutoramento.


Guião de Autoavaliação



Propinas:


Mais informações sobre o curso e candidaturas: formulário online | dep_dh@uab.pt | (+351) 300 002 808