Licenciatura em Humanidades
Departamento de Humanidades

» Plano de Estudos

Grau: Licenciatura

Guia de Curso 2017-2018
Guia de Curso 2016-2017
Vídeo

Condições de Acesso: As condições de acesso e ingresso nos cursos de 1º Ciclo da UAb são distintas dos requisitos exigidos nas restantes IES portuguesas: os estudantes não concorrem à UAb no Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior e na UAb não há numerus clausus. Tipos de acesso:
• Acesso directo: candidatos com mais de 21 anos com diploma do ensino secundário ou equivalente e exame(s) específico(s) feito na UAb. Os trabalhadores-estudantes podem ter 18 e 21 anos desde que façam prova de que trabalham há, pelo menos, dois anos.
• Exame ACFES para candidatos com mais de 23 anos.
• A Universidade Aberta não tem numerus clausus, aceitando inscrições de alunos em número compatível com os recursos humanos disponíveis.


Língua de Ensino: Português.

Regime de Ensino: E-learning.

Objetivos / Saídas Profissionais: A Licenciatura em Humanidades é um curso do 1º ciclo de estudos superiores que procura oferecer conhecimentos e dar competências na área das ciências humanas, com dois horizontes formativos. Um primeiro horizonte relaciona-se com o enriquecimento cultural que esta formação constitui na vida ativa e profissional. O segundo horizonte abre esta formação à hipótese de prossecução de estudos num 2º e 3º ciclos, alargado a múltiplas áreas das humanidades, desde as ciências da linguagem aos estudos culturais, passando pela história, a filosofia, a arte, os estudos literários e outros saberes transdisciplinares.
A Licenciatura em Humanidades visa dotar o estudante dos instrumentos teóricos, epistemológicos e analíticos que lhe permitam conhecer as suas várias disciplinas, a sua definição, as suas origens, a sua tradição, a sua evolução no tempo e no espaço, e a sua recepção ou reflexo na contemporaneidade cultural ocidental, onde o espaço português se inclui e interage. Este panorama não pode, pois, deixar de contemplar três grandes áreas do conhecimento humano – a língua, a literatura e a cultura –, as quais entram em diálogo estreito com outras disciplinas fundamentais, como o são a história, a filosofia, a sociologia, a arte e os estudos culturais.
A Licenciatura em Humanidades destina-se a uma população que, na sua vida ativa ou nos seus interesses profissionais, intervém nos vários campos desta área do saber, habilitando-se a responder às cada vez maiores exigências de interdisciplinaridade e de proficiência cultural e tecnológica nos mercados profissionais ligados à diplomacia ou às relações internacionais, ao ensino e à investigação, às relações públicas, à assessoria e administração, à comunicação social, à arquivística e documentação, à edição e publicação, ao turismo e outros campos de intervenção ou de mediação cultural. Esta licenciatura responde também às necessidades de complemento de formação geral, de prossecução de estudos interrompidos no passado ou de interesse pessoal, dando continuação ao reconhecimento e validação dos conhecimentos e das competências.


Acesso a um Nível de Estudos Superior: O curriculum de Humanidades prepara os estudantes para a prossecução de estudos ao nível do 2º e do 3º Ciclos em Estudos Literários, em Estudos Artísticos, em História, em Estudos Europeus, em Língua, Literatura e Cultura Portuguesa, em Ensino do Português e em Português - Língua Não Materna, e em Literaturas e Culturas Estrangeiras.

Coordenação do Curso:
Maria do Rosário Lupi Bello
Gerald Bär (Vice-Coordenador)

Estrutura Curricular e Créditos:

Maior em Humanidades (120 ECTS)
Minor em Estudos Portugueses (60 ECTS)
Minor em Estudos de Cultura Estrangeira (60 ECTS)





Regulamentos Gerais