» Plano de Estudos

Grau: Doutoramento

Guia de Curso (5.ª Edição)
Regulamento
Despacho de abertura da 5.ª Edição
Vídeo do Retiro Doutoral – Óbidos 2013
Video do Retiro Doutoral – Vila Nova de Cerveira 2015
Vídeo do Retiro Doutoral – Lisboa, Alfama 2016
Vídeo do Retiro Doutoral – Faro 2017
Livro de Bordo - 1º Retiro Doutoral em Média-Arte Digital, Óbidos, 2013
Livro de Bordo - 2º Retiro Doutoral em Média-Arte Digital - Silves 2014
Livro de Bordo - 3º Retiro Doutoral em Média-Arte Digital - Cerveira 2015
Livro de Bordo - 4º Retiro Doutoral em Média-Arte Digital – Lisboa – Alfama 2016
Livro de Bordo - 5º Retiro Doutoral em Média-Arte Digital – Faro 2017

Condições de Acesso: Podem candidatar-se ao doutoramento:
a) os titulares do grau de mestre, ou equivalente legal, nas áreas das artes plásticas, artes performativas, educação artística, design, música, literaturas, informática e tecnologias da informação, multimédia, ciências da comunicação, ou entre outras áreas afins;
b) os titulares de grau de licenciado, ou equivalente legal, nas áreas das artes plásticas, artes performativas, educação artística, design, música, das literaturas, informática e tecnologias da informação, multimédia, ciências da comunicação, entre outras áreas, detentores de um currículo escolar ou científico ou artístico especialmente relevante que seja reconhecido pelo órgão competente como atestando capacidade para a realização do doutoramento;
c) a título excepcional, os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional artístico que seja reconhecido pelo órgão competente como atestando capacidade para a realização do doutoramento.


Língua de Ensino: Português.

Regime de Ensino: Misto: educação a distância em regime online; sessões presenciais intensivas na forma de seminário, workshop e/ou ateliê.

Objetivos / Saídas Profissionais:

O curso visa formar profissionais de média-arte digital para as mais diversas áreas de intervenção, seja na investigação, educação, desenvolvimento artístico, tecnológico e comunicacional, com sólidas competências em tecnologias informáticas, ciências da comunicação e intervenção artística e intercultural; capazes de assumir a liderança de projectos de experimentação/ investigação-acção de intervenção artística e intercultural, individual e colectiva, que abarquem o desenvolvimento de novas aplicações, produtos e narrativas estéticas.
O doutor em média-arte digital estará capaz de assumir funções de direcção de projectos de investigação, de ensino e de desenvolvimento e criação de novos discursos estéticos altamente inovadores que explorem fortemente a expressividade informativa e sensorial dos conteúdos multimédia, das interfaces e interacção tecnológica, visando construir artefactos interventivos na indústria criativa, na expressão cultural e artística, educação e entretenimento.



Acesso a um Nível de Estudos Superior: Não se aplica.

Direção do Curso*:
Adérito Fernandes Marcos (Diretor)

*

Sub-diretores:

- Doutor José Manuel Emiliano Bidarra de Almeida, Universidade Aberta

- Doutora Mirian Estela Nogueira Tavares, Universidade do Algarve





Estrutura Curricular e Créditos:

O doutoramento tem a duração temporal de 3 anos, no caso dos estudantes em tempo integral, e 5 anos no caso dos estudantes em tempo parcial.
O primeiro ano abarca um conjunto de unidades curriculares nas áreas científicas das tecnologias da informação e comunicação, ciências da comunicação; e expressões artísticas, de cariz obrigatório, que  constitui um curso avançado em média-arte digital, correspondente a 60 créditos ECTS, divididos igualmente por dois semestres com 30 ECTS cada.
O segundo e terceiro ano do doutoramento são reservados para a preparação de uma tese correspondendo a 120 créditos ECTS. O total dos três anos do doutoramento correspondem a 180 créditos ECTS e permite conferir o diploma de doutor em média-arte digital.



Propinas:

Consulte a página de pagamentos


Mais informações sobre o curso e candidaturas: formulário online |DMAD_dcet@uab.pt  | (+351) 300 007 671.