Candidaturas (3.ª fase): de 12 a 26 de setembro de 2017


» Plano de Estudos

Grau: Doutoramento

Guia de Curso 2016-2019
Guia de Curso 2017-2021
Despacho de Abertura
Vídeo
Cartaz

» Notícia do Jornal Sol

Condições de Acesso:

a) os titulares do grau de mestre, ou equivalente legal, nas áreas da matemática ou informática;
b) os titulares de grau de licenciado, ou equivalente legal, nas áreas da matemática ou informática detentores de um currículo escolar ou científico que seja reconhecido pelo órgão competente como atestando capacidade para a realização do doutoramento;
c) a título excecional, os detentores de um currículo escolar e científico que seja reconhecido pelo órgão competente como atestando capacidade para a realização do doutoramento.



Língua de Ensino: Português e Inglês.

Objetivos / Saídas Profissionais:

Este programa visa potenciar a área da álgebra computacional no espaço lusófono. Esta área está em franca expansão nos países mais desenvolvidos, e foi objeto de recomendação explícita feita por painéis internacionais de matemáticos contratados pelo Governo português para avaliar/assessorar o desenvolvimento da investigação em Portugal.

Por outro lado, as técnicas de ensino online aperfeiçoadas academicamente nos últimos 20 anos, e tornadas case study internacional no modelo pedagógico da Universidade Aberta, permitem a constituição de equipas docentes com uma enorme qualidade posto que o novo paradigma permite juntar os melhores de cada área, estejam eles em que parte do mundo estiverem.
  
Com este curso pretende-se pois aproveitar essas possibilidades e colocar, por um lado, um grupo de professores nacionais e estrangeiros muito ativos e conceituados na área da álgebra computacional, em contacto, por outro lado, com alunos de todo o espaço lusófono, interessados no assunto.

Assim, o curso visa formar profissionais com uma sólida preparação em algebra computacional que se possam vir a integrar nos centros de investigação de forma a potenciar a produção científica na área do espaço lusófono. Além disso, tendo em conta que previsivelmente uma percentagem dos candidatos portugueses virão dos estabelecimentos de ensino não superior, os detentores deste grau funcionarão também como embaixadores e promotores destas novas ferramentas junto dos seus alunos quer seja no âmbito das aulas quer seja no âmbito dos diversos clubes de matemática espalhados pelo país. 



Coordenação do Curso:
João Araújo (Coordenador)
Ana Paula Santana (Coordenadora)
Rafael Sasportes (Vice-Coordenador)
Alfredo Costa (Vice-Coordenador)

Estrutura Curricular e Créditos:

 

Lógica (10ECTS)
Semigrupos (10ECTS)
Teoria de Grupos (10 ECTS)
Programação (10 ECTS)
Automated Reasoning (10 ECTS)
GAP em grupos e semigrupos (10 ECTS)


Notícia no Jornal Sol



Propinas:



Mais informações sobre o curso e candidaturas: formulário online