Doutoramento em Matemática Aplicada e Modelação
Departamento de Ciências e Tecnologia


» Plano de Estudos

Grau: Doutoramento

Guia de Curso 2017-2020
Guia de Curso 2016-2019
Despacho de Abertura
Cartaz

Condições de Acesso: Podem candidatar-se ao doutoramento:
a) os titulares do grau de mestre, ou equivalente legal, nas áreas da Matemática, Estatística, Física, Engenharia ou áreas afins;
b) os titulares de grau de licenciado, ou equivalente legal, nas áreas da Matemática, Estatística, Física, Engenharia ou áreas afins, detentores de um currículo escolar, profissional, ou científico que seja reconhecido pelo órgão competente da Universidade Aberta como atestando capacidade para a realização do doutoramento;
c) a título excecional, os detentores de um currículo escolar, profissional e científico excecional que sejareconhecido pelo órgão competente da Universidade Aberta como atestando capacidade para a realização do doutoramento.


Língua de Ensino: Português e Inglês.

Regime de Ensino:

O curso é lecionado em regime de ensino a distância, em classe virtual com recurso a uma plataforma de e-learning especializada e adotando o modelo pedagógico virtual da Universidade Aberta.



Objetivos / Saídas Profissionais:

O doutor em Matemática Aplicada e Modelação deverá ser capaz de utilizar técnicas matemáticas de estado da arte para modelar, simular ou analisar processos complexos na área científica ou profissional do seu interesse.

Deverá ter conhecimentos sólidos em modelação matemática ou estatística, tanto na vertente teórica, como na aplicada e numérica. Um doutor em Matemática Aplicada e Modelação deverá ser capaz de transportar os conhecimentos adquiridos para a sua esfera profissional e contribuir para o desenvolvimento tecnológico da sua empresa.

O graduado deste curso terá também todas as competências para prosseguir actividades de ensino e investigação nas áreas de modelação Matemática e Estatística no âmbito do Ensino Superior e de Centros de Investigação. 

As saídas profissionais são várias: ensino a nível Secundário e Superior; departamentos de I&D de empresas industriais, de serviços; laboratórios e centros de investigação académicos.



Coordenação do Curso:
Fernando Pestana da Costa (Coordenador)
Pedro Serranho (Vice-Coordenador)

Estrutura Curricular e Créditos:

Este curso de doutoramento divide-se numa primeira parte curricular correspondente ao curso de estudos pós-graduados em Matemática Aplicada e Modelação, e numa segunda parte, dedicada à preparação, realização e apresentação e defesa de uma tese.  A parte curricular corresponde a 60 créditos, correspondentes a um total 6 unidades curriculares de entre as disponíveis em cada edição e terá a duração de um ano. A tese terá a duração de 2 anos e corresponde a um total de 120 créditos.



Propinas:



Mais informações sobre o curso e candidaturas: formulário online