Doutoramento em Didática das Línguas - Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global
Departamento de Humanidades

Grau: Doutoramento

Guia de Curso 2018-2019
Guia de Curso 2016-2019
Despacho de Abertura
Plano de Estudos

Condições de Acesso:

Para ingressar num ciclo de estudos de doutoramento (CED), o candidato deve satisfazer as condições estabelecidas na legislação nacional, nos normativos da UNL e da Universidade Aberta e respeitar, pelo menos, uma das condições expressas nas alíneas seguintes:

a) Possuir o grau de mestre, ou equivalente legal;

b) Possuir o grau de licenciado e ser detentor de um currículo escolar ou científico especialmente relevante, que seja reconhecido pelo Conselho Científico da FCSH-UNL ou da Universidade Aberta como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos;

c) Ser detentor de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido pelo Conselho Científico da FCSH-UNL ou da Universidade Aberta como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.



Língua de Ensino: Português e Línguas Estrangeiras escolhidas.

Regime de Ensino: Blended learning (e-learning e presencial)

Objetivos / Saídas Profissionais:

- Formar estudantes para a investigação de nível avançado em didática das línguas;
- Promover a literacia digital e a comunicação intercultural insistindo nas duas vertentes que constituem os maiores desafios que nos últimos tempos se colocaram à sociedade e às escolas: a dimensão cada vez mais multilingue e multicultural das sociedades e a evolução das novas tecnologias.
- Formar doutorados que possam desenvolver o seu conhecimento nesta área do saber, tanto em contexto nacional como internacional, de modo a contribuírem ativamente para o desenvolvimento, a divulgação e a transmissão do conhecimento científico no ensino do Português ou das línguas estrangeiras.
- Promover competências de investigação para desenvolvimento profissional.



Coordenação do Curso:
Carlos Ceia (Coordenador)
Jeffrey Scott Childs (Vice-Coordenador)

Estrutura Curricular e Créditos:

1º Ano:

Ensino de Alemão (LE/L2): Metodologia do Trabalho Científico em Didáctica das Línguas (10 ECTS); Seminário de Didática do Alemão (10 ECTS); Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global (10 ECTS); Opção (10 ECTS).

Ensino de Espanhol (LE/L2): Metodologia do Trabalho Científico em Didáctica das Línguas (10 ECTS); Seminário de Didática do Espanhol (10 ECTS); Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global (10 ECTS); Opção (10 ECTS).

Ensino de Francês (LE/L2): Metodologia do Trabalho Científico em Didáctica das Línguas (10 ECTS); Seminário de Didática do Francês (10 ECTS); Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global (10 ECTS); Opção (10 ECTS).

Ensino de Inglês (LE/L2): Metodologia do Trabalho Científico em Didáctica das Línguas (10 ECTS); Seminário de Didática do Inglês (10 ECTS); Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global (10 ECTS); Opção (10 ECTS).

Ensino de Português Língua Materna (L1): Metodologia do Trabalho Científico em Didáctica das Línguas (10 ECTS); Seminário de Didática do Português Língua Materna (L1) (10 ECTS); Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global (10 ECTS); Opção (10 ECTS).

Ensino de Português Língua Estrangeira (LE/L2): Metodologia do Trabalho Científico em Didáctica das Línguas (10 ECTS); Seminário de Didática do Português Língua Estrangeira (LE/L2) (10 ECTS); Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global (10 ECTS); Opção (10 ECTS).

O projeto de tese é elaborado no final do 1.º ano e o 2.º e 3.º anos são para a elaboração da tese.


Acreditação Prévia



Propinas:



Mais informações sobre o curso e candidaturas: formulário online | ddl_dh@uab.pt