» Plano de Estudos

Grau: Doutoramento

Perguntas frequentes
Guia de Curso 2018-2019
Despacho de Abertura
Vídeo
Spot do Doutoramento em Estudos Medievais

Condições de Acesso:

Podem ser admitidos a este curso:
a) Os titulares do grau de mestre ou equivalente legal;
b) os titulares de grau de licenciado, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico legal
e estatutariamente competente das instituições envolvidas a que for atribuída a tutela científica deste curso;
c) Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico legal e estatutariamente competente das instituições envolvidas a que for atribuída a tutela científica deste curso.



Língua de Ensino: É necessário ter domínio da língua portuguesa (a nível de leitura), embora as atividades no âmbito do doutoramento (participação nos fóruns, relatórios, trabalhos de seminário) possam ser apresentadas em espanhol, francês ou inglês.

Regime de Ensino: Online.

Objetivos / Saídas Profissionais:

Este ciclo de estudos tem por objetivo principal a formação avançada, de carácter multi e interdisciplinar na área dos Estudos Medievais.

Pretende-se, desta forma, promover a realização de investigação independente, inovadora e autónoma e estimular a capacidade de produção de artigos a divulgar em revistas com comité de seleção.

A sua estrutura foi concebida para oferecer a estudantes pós-graduados a oportunidade de:
a) pensar criticamente sobre os materiais e as problemáticas dos Estudos Medievais, recorrendo à interdisciplinaridade e à comparabilidade como forma de melhor enquadrar os problemas
b) aplicar métodos, conceitos e teorias em contextos interdisciplinares, tanto mais genéricos como mais especializados.
c) aprofundar o domínio das técnicas, ferramentas, metodologias e conceitos teóricos que constituem a condição necessária à prática da investigação em Estudos Medievais de nível avançado.



Coordenação do Curso*:
Isabel Maria de Barros Dias (Coordenadora)
Amélia Aguiar Andrade (Coordenadora)
Maria Filomena Andrade (Vice-Coordenadora)
Maria João Branco (Vice-Coordenadora)

* Amélia Aguiar Andrade - amelia.andrade@fcsh.unl.pt
Maria João Branco - mjbranco@fcsh.unl.pt



Estrutura Curricular e Créditos:

O curso é lecionado em regime de e-learning, de acordo com o modelo pedagógico da Universidade Aberta e complementado por um retiro doutoral presencial, de uma semana; durante este período, os discentes contactam com os professores do Curso e com conferencistas internacionais, devendo ainda protagonizar uma pequena conferência de estudos pós-graduados, no sentido de promover a sua integração no meio académico profissional.

O curso organiza-se em 8 semestres:
Os dois primeiros destinam-se ao aprofundamento da formação, frequentando os doutorandos seis Seminários. O ciclo de conferências é transmitido em streaming e o projeto de tese individual será desenvolvido no âmbito do Seminário de Problemáticas em Estudos Medievais.
Os 6 semestres seguintes serão ocupados com a investigação conducente à realização da tese de Doutoramento. Cada Seminário é assegurado por professores de 4 áreas disciplinares diferentes, não se organizando em módulos autónomos mas em articulação, promovendo uma verdadeira interdisciplinaridade nas abordagens.
No final do 1º ano, o projeto final de tese é avaliado publicamente por um júri designado de acordo com o estipulado em regulamento próprio. A tese é obrigatoriamente orientada por dois professores de áreas disciplinares distintas.


Acreditação Prévia



Mais informações: http://fcsh.unl.pt/futuro-aluno/doutoramentos/doutoramentos-lp 

Candidaturas online: http://sophia2.fcsh.unl.pt/candidaturas/