Ensino-Aprendizagem
Orientações Metodológicas

Ser estudante em e-learning na Universidade Aberta implica que a aprendizagem nesta unidade curricular decorre num ambiente virtual de aprendizagem, com o apoio de um conjunto de ferramentas de trabalho e de comunicação e com materiais e recursos diversificados (livros, vídeos, áudios). É neste ambiente e através destas ferramentas que irá processar-se o ensino, bem como a comunicação com o professor e com os restantes colegas e onde a participação desenvolve as atividades propostas pelo professor. Essa comunicação é, sobretudo, assíncrona, através de fóruns disponíveis na unidade curricular.

A comunicação com entre os estudantes está disponível ao longo de toda a unidade curricular, em fóruns não moderados, possibilitando a interação e a colaboração com os colegas a propósito do trabalho que vai sendo realizado.

A comunicação com o professor ou com o tutor desenvolve-se de acordo com o modelo pedagógico da UAb, em momentos próprios, definidos no Plano da Unidade Curricular, através de fóruns moderados pelo docente ou pelo tutor e num lapso temporal determinado. Tipicamente, poderão existir 2 a 3 momentos, geralmente com a duração de uma semana e antecedendo a realização dos e-fólios ou do p-fólio, em que o professor ou o tutor interagem em fórum com os estudantes.

Sendo a comunicação assíncrona, isso significa que a resposta às questões, dúvidas ou outras intervenções publicadas pelos estudantes não é imediata, podendo variar entre algumas horas e um máximo de 48 horas.