FORMAçãO AVANçADA EM ARTE E COMUNICAçãO DIGITAL
Código: 23008
ECTS: 20
Departamento: Departamento de Ciências e Tecnologia
Área Científica: Ciências da Comunicação
Palavras-Chave:
    Comunicação Digital
    Arte e Comunicação
    Ciências da Comunicação
Docentes:
Mirian Estela Nogueira Tavares
Correio Eletrónico: mtavares@ualg.pt

Gabriela Borges Martins Caravela
Área Científica: Comunicação e Semiótica
Correio Eletrónico: --@-.pt

Bruno Miguel dos Santos Mendes da Silva
Área Científica: Literatura
Correio Eletrónico: --@-.pt

Vítor Manuel Reia Baptista
Área Científica: Comunicação em Educação
Correio Eletrónico: --@-.pt

Sinopse:
Esta unidade curricular visa proporcionar os conhecimentos fundamentais sobre a arte e a comunicação subdividindo-se em diversas subáreas, nomeadamente, comunicação e contemporaneidade; produtos e linguagens da cultura mediática; processos da comunicação digital; ciberespaço, comunicação e cultura.


Competências:
Ao concluir esta unidade curricular o aluno deverá estar capaz de:
  • Analisar os recentes desdobramentos e transformações; e identificar as várias correntes teóricas contemporâneas, em comunicação, cultura e artes;
  • Reconhecer os aspetos estéticos, socioculturais e de mercado que estão envolvidos na produção digital;
  • Reconhecer a relevância da compreensão teórica e cultural para o domínio transdisciplinar do estudo dos media, dos seus produtos e das suas linguagens;
  • Reconhecer, identificar, selecionar e aplicar modelos de análise investigacional a diferentes produtos e linguagens;
  • Conceber, desenhar e construir produtos, ou modelos, de diferente incidência e culturas mediáticas.


Conteúdos:
Esta unidade curricular desdobra-se nas seguintes subáreas da arte e comunicação digital: comunicação e contemporaneidade; produtos e linguagens da cultura mediática; processos da comunicação digital; ciberespaço, comunicação e cultura. Cada subárea corresponde a 5 créditos ECTS.
O programa abarca os seguintes tópicos, cada um cobrindo uma subárea que termina com um projecto final:
1) Comunicação e contemporaneidade;
2) Produtos e linguagens da cultura mediática;
3) Processos da comunicação digital;
4) Ciberespaço, comunicação e cultura;
5) Projecto integrador: desenvolvimento de produto/modelo de arte e comunicação.


Bibliografia:
  • BALSAMO, A. – “The Virtual Body in Cyberspace”. London: Routledge, 2000.
  • CHARNEY, L., Schwartz, V. R. “O cinema e a Invenção da Vida Moderna”. São Paulo, Cosac & Naify, 2001.
  • DEBRAY, R. “Vida e morte da imagem”. Petrópolis, Vozes, 1993.
  • FEATHERSTONE, M., BURROWS, R. “Cyberspace Cyberbodies cyberpunk”. London, Sage, 1996.
  • GAUNTLETT, D., HORSLEY, R. “Web.Studies”. London: Hodder Education, 2004.
  • Hall St. & Evans, J. (ed.). “Visual culture: the reader”. Londres, California, Nova Delhi, Sage Publications, 1999.
  • JENKINS, H. “Fans, Bloggers and Gamers: Essays on Participatory Culture”, N.Y. Univ. Press, 2006.
  • LÉVY, P. “O que é o Virtual?” São Paulo: Editora 34, 1995.
  • MACHADO, A. “Máquina e Imaginário”. São Paulo, Edusp, 1993.
  • MANOVICH, L. “The Language of New Media”. MIT Press, 2001.
  • REIA-BAPTISTA, V., “New Environments of Media Exposure”, em Nordicom Yearbook 2005/2006 In the Service of Young People?, Carlsson & Feilitzen (Eds.), Nordicom, Gothenburg, 2006.


Metodologias de Ensino:
Blended learning


Total de Horas de Trabalho: 520
Total de Horas de Contacto: 156

Avaliação:
A avaliação desta unidade curricular abarca uma dimensão de cariz contínuo tendo em conta a qualidade das questões e problemáticas que o aluno coloca ao docente e turma; da discussão online, em turma virtual; e da (auto) crítica elaborada sobre o resultado dos trabalhos práticos; e ainda do desenvolvimento individual de projeto de um produto/modelo de arte e comunicação.
A ponderação dos elementos e critérios de avaliação das aprendizagens serão objeto de negociação entre professor e alunos.


Observações:
Em função da natureza mista da unidade curricular o processo de ensino/aprendizagem observa uma abordagem de aprendizagem  teórico-prática colaborativa online, em turma virtual, que se baseia na realização de trabalhos práticos individuais e em grupo, cujos resultados são apresentados no contexto de duas workshops presenciais durante o decurso da disciplina, para assegurar a complementaridade recíproca entre a teoria e a prática.