ESPANHOL I
Código: 51182
ECTS: 6
Departamento: Departamento de Humanidades
Área Científica: Língua
Palavras-Chave:
    Espanhol
    Inicial
    Geral
    Para luso falantes
Docente:
Ana Setién
Área Científica: Humanidades
Correio Eletrónico: aburgues@uab.pt

Sinopse:
A disciplina de espanhol I tem como objetivo que o aluno tome o seu primeiro contacto com o espanhol, assim como adquirir os níveis marcados pelo QCER do nível A1. Também focaremos o ensino do ponto de vista das dificuldades apresentadas pelo alunos luso falantes.


Competências:
Ao longo deste módulo o estudante vai adquirir conhecimentos de Espanhol correspondentes ao nível A1 do Quadro Europeu de Referência para as Línguas (utilizador elementar):
É capaz de compreender e usar expressões familiares e quotidianas, assim como enunciados muito simples, que visam satisfazer necessidades concretas. Pode apresentar-se e apresentar outros e é capaz de fazer perguntas e dar respostas sobre aspectos pessoais como, por exemplo, o local onde vive, as pessoas que conhece e as coisas que tem. Pode comunicar de modo simples, se o interlocutor falar lenta e distintamente e se mostrar cooperante.


Conteúdos:
•Presentação própria.
•Identificar pessoas, lugares y objetos
•Descrever pessoas, lugares, objetos y estados psicológicos
•Comparar pessoas, objetos, lugares, situações y ações
•Exprimir motivos para ações.
•Falar de ações habituais ou do momento presente
•Sinalar erros na comunicação.
•Pedir informação básica.


Bibliografia:
- VERDÍA, E.; GONZÁLEZ, M.; MARTÍN, F.; MOLINA, I.; RODRIGO, C. (2005) En Acción 1 curso de español, Madrid, enCLAVE ELE. (Libro del alumno – Unidades 1-6) [ISBN 978-84-935792-9-6]

- ALONSO RAYA, Rosario; CASTAÑEDA CASTRO, Alejandro; MARTÍNEZ GILA, Pablo; MIQUEL LÓPEZ, Lourdes; ORTEGA OLIVARES, Jenaro; RUIZ CAMPILLO, José Plácido - Gramática básica del estudiante de español (A1-B1). Barcelona, Difusión, 2005. ISBN: 9788484437260

- MOLINER, Maria - Diccionario del uso del Español. Madrid, Gredos, 1999. ISBN: 9788424928865 

- MORENO, Francisco; GONZÁLEZ, Neide Maia - Diccionario bilingüe de uso Español-Portugués, Portugués-Español. Madrid, Arco-libros, 2003. ISBN: 9788476355459

- FERNÁNDEZ DÍAZ, Rafael - Prácticas de fonética española para hablantes de portugués. Madrid, Arco-libros, 1999. ISBN: 9788476353660


Metodologias de Ensino:
E-learning



Total de Horas de Trabalho: 150
Total de Horas de Contacto: 45

Avaliação:
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.