ESPANHOL III
Código: 51184
ECTS: 6
Departamento: Departamento de Humanidades
Área Científica: Língua
Palavras-Chave:
    Espanhol
    Independente
    Geral
    Para luso falantes
Docente:
Ana Setién
Área Científica: Humanidades
Correio Eletrónico: aburgues@uab.pt

Sinopse:
O módulo Espanhol B1 dirige-se a utilizadores da língua iniciados que desejam avançar para utilizadores independentes.


Competências:

Ao longo deste módulo o estudante vai adquirir conhecimentos de Espanhol correspondentes ao nível B1 do Quadro Europeu de Referência para as Línguas (utilizador Independente):
É capaz de compreender as questões principais, quando é usada uma linguagem clara e estandardizada e os assuntos lhe são familiares (temas abordados no trabalho, na escola e nos momentos de lazer, etc.) É capaz de lidar com a maioria das situações encontradas na região onde se fala a língua-alvo. É capaz de produzir um discurso simples e coerente sobre assuntos que lhe são familiares ou de interesse pessoal. Pode descrever experiências e eventos, sonhos, esperanças e ambições, bem como expor brevemente razões e justificações para uma opinião ou um projecto.

 



Conteúdos:
•Recursos pragmáticos, discursivos, funcionais, sociolinguísticos e lexicais necessários para produzir textos descritivos, expositivos, narrativos e argumentativos elementares, adequados às situações e aos fins comunicativos propostos.
•Marcadores e conectores discursivos de alta frequência.
•Marcadores das funções comunicativas relativas aos temas e situações abordados.
•Principais especificidades morfossintácticas e lexicais das variedades de prestígio do Espanhol.
•Deixis pessoal, temporal, espacial e discursiva.
•Interferências lexicais e morfossintácticas na aquisição do Espanhol por falantes de português.
•Forma e uso das unidades gramaticais elementares (frase simples e composta), com especial ênfase nas irregularidades e no contraste com o Português.
•Ortografia e ortoépia normativas do espanhol.


Bibliografia:

- SANS BALUENAS, Neus; MARTÍN PERIS, Ernesto; GARMENDIA, Agustín; CONEJO, Emilia - Bitácora 3, Libro del alumno - Barcelona, DIFUSIÓN, 2013. ISBN: 9788416657520

- ALONSO RAYA, Rosario; CASTAÑEDA CASTRO, Alejandro; MARTÍNEZ GILA, Pablo; MIQUEL LÓPEZ, Lourdes; ORTEGA OLIVARES, Jenaro; RUIZ CAMPILLO, José Plácido - Gramática básica del estudiante de español (A1-B1). Barcelona, Difusión, 2005. ISBN: 9788484437260

- MOLINER, Maria - Diccionario del uso del Español. Madrid, Gredos, 1999. ISBN: 9788424928865 

- MORENO, Francisco; GONZÁLEZ, Neide Maia - Diccionario bilingüe de uso Español-Portugués, Portugués-Español. Madrid, Arco-libros, 2003. ISBN: 9788476355459

- FERNÁNDEZ DÍAZ, Rafael - Prácticas de fonética española para hablantes de portugués. Madrid, Arco-libros, 1999. ISBN: 9788476353660



Metodologias de Ensino:
E-learning



Total de Horas de Trabalho: 150
Total de Horas de Contacto: 45

Avaliação:
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.