ESPANHOL II
Código: 51183
ECTS: 6
Departamento: Departamento de Humanidades
Área Científica: Língua
Palavras-Chave:
    Espanhol
    Elementar
    Geral
    Para luso falantes
Docente:
Ana Setién
Área Científica: Humanidades
Correio Eletrónico: aburgues@uab.pt

Sinopse:
A disciplina de espanhol II tem como objectivo que o aluno afiance os conhecimentos adquiridos até o momento bem como que obtenha um mínimo domínio do sistema linguístico espanhol e um desenvolvimento aceitável em sua concorrência comunicativa segundo o Quadro Europeu de Referência para as Línguas. Também focaremos o ensino do ponto de vista das dificuldades apresentadas pelo alunos luso falantes.


Competências:
Corresponde ao nível A2 (Utilizador elementar) do Quadro Europeu de Referência para as Línguas. Ao longo deste módulo serão adquiridos conhecimentos correspondentes ao nível A2 do Quadro Europeu de Referência para as Línguas:
É capaz de compreender frases isoladas e expressões frequentes relacionadas com áreas de prioridade imediata (p. ex.: informações pessoais e familiares simples, compras, meio circundante). É capaz de comunicar em tarefas simples e em rotinas que exigem apenas uma troca de informação simples e directa sobre assuntos que lhe são familiares e habituais. Pode descrever de modo simples a sua formação, o meio circundante e, ainda, referir assuntos relacionados com necessidades imediatas.


Conteúdos:
•Recursos pragmáticos, discursivos, funcionais e sociolinguísticos de alta frequência para produzir textos e diálogos breves, descritivos e narrativos, em situações quotidianas.
•Recursos nocionais e lexicais elementares para interagir em situações quotidianas, dentro e fora da aula: dados pessoais; caracterização do físico e do carácter; relações familiares, profissionais e sociais; produtos de uso quotidiano; vida escolar; o corpo e a saúde; lugares, viagens e serviços; tempos livres, celebrações e diversões.
•Forma e uso das unidades gramaticais elementares para formar frases simples: concordâncias; ordem da frase e dos constituintes; género e número de nomes e adjetivos; modo Indicativo dos verbos regulares e dos verbos auxiliares; determinantes, pronomes e quantificadores; advérbios e preposições.
•Ortografia e ortoépia elementares do Espanhol.
•Contraste lexical e gramatical entre o Português e o Espanhol relativamente aos textos e atividades da aula.
•Recursos pragmáticos, discursivos, funcionais, sociolinguísticos e lexicais necessários para produzir textos e diálogos breves, descritivos, expositivos, narrativos e argumentativos, em situações quotidianas; conectores discursivos de alta frequência relativos aos textos trabalhados; marcadores mais frequentes das funções comunicativas relativas aos temas e situações comunicativas abordados.
•Forma e uso das unidades gramaticais elementares relativas aos temas trabalhados: irregularidades na flexão de nomes e adjetivos mais frequentes; uso e forma dos determinantes e quantificadores; flexão verbal dos tempos simples e compostos dos verbos regulares e dos irregulares mais frequentes; conjunções coordenativas e subordinativas do registo formal; marcadores espaciais e temporais mais frequentes; advérbios e preposições.
•Ortografia e ortoépia dos textos trabalhados.


Bibliografia:
- VERDÍA, E.; GONZÁLEZ, M.; MARTÍN, F.; MOLINA, I.; RODRIGO, C. (2005) En Acción 1 curso de español, Madrid, enCLAVE ELE. (Libro del alumno – Unidades 7-12) [ISBN 978-84-935792-9-6]

- ALONSO RAYA, Rosario; CASTAÑEDA CASTRO, Alejandro; MARTÍNEZ GILA, Pablo; MIQUEL LÓPEZ, Lourdes; ORTEGA OLIVARES, Jenaro; RUIZ CAMPILLO, José Plácido - Gramática básica del estudiante de español (A1-B1). Barcelona, Difusión, 2005. ISBN: 9788484437260

-MOLINER, Maria - Diccionario del uso del Español. Madrid, Gredos, 1999. ISBN: 9788424928865 

- MORENO, Francisco; GONZÁLEZ, Neide Maia - Diccionario bilingüe de uso Español-Portugués, Portugués-Español. Madrid, Arco-libros, 2003. ISBN: 9788476355459

- FERNÁNDEZ DÍAZ, Rafael - Prácticas de fonética española para hablantes de portugués. Madrid, Arco-libros, 1999. ISBN: 9788476353660


Metodologias de Ensino:
E-learning



Total de Horas de Trabalho: 150
Total de Horas de Contacto: 45

Avaliação:
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.