ESPANHOL IV
Código: 51185
ECTS: 6
Departamento: Departamento de Humanidades
Área Científica: Língua
Palavras-Chave:
    Espanhol
    Independente
    Geral
    Para luso falantes
Docente:
Ana Setién
Área Científica: Humanidades
Correio Eletrónico: aburgues@uab.pt

Sinopse:
O módulo Espanhol IV destina-se a estudantes que pretendem consolidar o conhecimento já adquirido. Serão desenvolvidas a competência comunicativa oral e as capacidades de escrita, bem como a capacidade de compreender tópicos gramaticais (subdivisão do nível B.2.1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas).
Prepara os estudantes para trabalhar com documentos autênticos (orais, audiovisuais e escritos), analisar e produzir textos descritivos, narrativos, explicativos e argumentativos.

 


Competências:
Ao longo deste módulo o estudante vai adquirir conhecimentos de Espanhol correspondentes a este nível onde o estudante:
É capaz de compreender as ideias principais em textos complexos sobre assuntos concretos e abstractos, incluindo discussões técnicas na sua área de especialidade. É capaz de comunicar com um certo grau de espontaneidade e de à-vontade com falantes nativos, sem que haja tensão de parte a parte. É capaz de exprimir-se de modo claro e pormenorizado sobre uma grande variedade de temas e explicar um ponto de vista sobre um tema da actualidade, expondo as vantagens e os inconvenientes de várias possibilidades.


Conteúdos:
•Organização e coesão do discurso: elisão, repetição, sinonímia, hiponímia e hiperonímia; marcadores e conectores discursivos.
•Procedimentos elementares para a paráfrase e a síntese de textos orais e escritos formais.
•Formação de palavras, interferências lexicais e falsos amigos.
•Pronomes pessoais: revisão geral do uso e colocação dos clíticos, usos particulares com OD/OI tematizado; presença/ausência de pronome pessoal sujeito ou complemento; usos do pronome se.
•Concordância temporal e equivalências dos tempos verbais simples e compostos entre Espanhol e Português, com especial referência aos tempos de Conjuntivo e às formas não pessoais; perífrases modais e aspectuais; verbos pronominais; regência verbal.
•Advérbios e locuções adverbiais.
•Locuções preposicionais.
•Sociolinguística: diferenças de registo; fraseologia e expressões da sabedoria popular; os marcadores linguísticos de relações sociais.
•Pragmática e Análise do Discurso: a cortesia e a modalização (intensificação e atenuação); as pessoas do discurso; a informação explícita e implícita; as propriedades do texto.
•Gramática: morfologia irregular de nomes, adjectivos, verbos, advérbios e palavras gramaticais; valores particulares dos tempos verbais; morfologia contrastiva Espanhol/Português (revisão geral).
•Ortografia, ortoépia e ortotipografia: valor distintivo da entoação nas funções comunicativas e no léxico; onomatopeias; siglas, acrónimos e abreviaturas.


Bibliografia:

- SANS BALUENAS, Neus; MARTÍN PERIS, Ernesto; GARMENDIA, Agustín; CONEJO, Emilia - Bitácora 4, Libro del alumno - Barcelona, DIFUSIÓN, 2014. ISBN: 9788484438113
 
- ALONSO RAYA, Rosario; CASTAÑEDA CASTRO, Alejandro; MARTÍNEZ GILA, Pablo; MIQUEL LÓPEZ, Lourdes; ORTEGA OLIVARES, Jenaro; RUIZ CAMPILLO, José Plácido - Gramática básica del estudiante de español (A1-B1). Barcelona, Difusión, 2005. ISBN: 9788484437260
 
- MOLINER, Maria - Diccionario del uso del Español. Madrid, Gredos, 1999. ISBN: 9788424928865
 
- MORENO, Francisco; GONZÁLEZ, Neide Maia - Diccionario bilingüe de uso Español-Portugués, Portugués-Español. Madrid, Arco-libros, 2003. ISBN: 9788476355459
 
- FERNÁNDEZ DÍAZ, Rafael - Prácticas de fonética española para hablantes de portugués. Madrid, Arco-libros, 1999. ISBN: 9788476353660
 


Metodologias de Ensino:
E-learning



Total de Horas de Trabalho: 150
Total de Horas de Contacto: 45

Avaliação:
O regime de avaliação obrigatório é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final.