PSICOLOGIA DA COMUNICAçãO ONLINE
Código: 12162
ECTS: 6
Departamento: Departamento de Educação e Ensino a Distância
Área Científica: Psicologia
Palavras-Chave:
    Comunicação Online; Sociedade em rede; Cultura participatória; inteligência coletiva.
    Sociedade em rede;
    Cultura participatória;
    inteligência coletiva.
Docente:
António Manuel Quintas Mendes
Área Científica: Ciências da Educação; Psicologia.
Correio Eletrónico: antonio.mendes@uab.pt

Sinopse:
Pretende-se que no final desta UC o estudante tenha adquirido: competências na utilização de ferramentas de comunicação online diversificadas; competências de interação, de cooperação e de colaboração em trabalho online; e hábitos de participação regular e pertinente na Web. Por outro lado, pretende-se que o estudante adquira, mobilize e problematize perspetivas teóricas que permitam analisar conceptualmente os processos de comunicação online característicos da sociedade em rede.

 


Competências:
Nesta UC o estudante analisa características e especificidades da comunicação mediada pela tecnologia na Sociedade em Rede seja ao nível intra-individual seja ao nível inter-individual e social.


Conteúdos:
1) Comunicação Online e Aprendizagem na Sociedade em Rede
2) A Atenção. O Fluxo da Consciência, a Leitura e a Navegação Online
3) A Pesquisa e a Avaliação da Informação na Rede
4) Participação na Rede e Cultura Participatória
5) A Inteligência Colectiva
6) Redes Sociais e Capital Social.


Bibliografia:
•    Rainie, L., Wellman, B. (2014). Networked: The New Social Operating System. The MIT Press
•    Wellburn , E. & Eib, B.J. (2010). Imagining Multi-Roles in Web 2.0 Distance Education, Veletsianos, G. (Ed.) Emerging Technologies in Distance Education. Athabasca Univ. Press, Athabasca.
•    Rheingold, H. (2012) Net Smart: How to Thrive Online. MIT Press.
•    Boyd,D. (2010) - Streams of Content, Limited Attention: The Flow of Information through Social Media. EDUCAUSE Review, 45, 5, 26–36
•    Mota, J. (2009). Personal Learning Environments: Contributos para uma discussão do conceito. Educação, Formação & Tecnologias; vol.2 (2); pp. 5-21


 


Total de Horas de Trabalho: 208
Total de Horas de Contacto: 40

Avaliação:
A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.