MODELOS DE EDUCAçãO A DISTâNCIA
Código: 12092
ECTS: 8
Departamento: Departamento de Educação e Ensino a Distância
Área Científica: Ciências da Educação
Palavras-Chave:
    Modelos de Educação a Distância;
    Modelos Pedagógicos;
    Modelos Emergentes;
Docente:
Lina Morgado
Área Científica: Ciências da Educação.
Correio Eletrónico: lina.morgado@uab.pt

Sinopse:
Na   unidade   curricular Modelos   de   Educação a  Distância o  estudante  analisa os  conceitos  os  fundamentos  teóricos  dos  diversos  modelos  da  educação a  distância e  as problemáticas  em  torno  da  interação  a  distância ,  da  abertura, da personalização, da rede e dos novos desafios emergentes no campo entre   os   quais:   a   abertura,   os   OER,   a  docência  distribuída, os PLE, o mobile learning , os MOOCs entre outros. O  estudante    deverá    estudar,    discutir    modelos    ou    teorias pedagógicas  da  educação a  distância (gerações  e  emergentes) , aprofundar os novos desenvolvimentos da educação a distância  em rede e organizar e planificar programas e projetos com base em propostas e problemas colocados pela docente.


Competências:
Pretende-se que, no final desta uc, o estudante  adquira e desenvolva competências centradas na problemática dos modelos de EaD, nomeadamente:
•    Refletir, analisar e efectuar uma adequação das ideias pré-concebidas e falsas ideias sobre Educação a Distância e Educação Online;
•    Analisar, discutir e avaliar os fundamentos teóricos do Educação a Distância;
•    Sintetizar e relacionar conceitos, modelos e teorias de EaD;
•    Conhecer com profundidade as teorias e modelos pedagógicos da educação a distância;
•    Conhecer os modelos existentes e teorias emergentes relevantes na Educação Online;

 


Conteúdos:
I: Os Fundamentos e os Pioneiros da Educação a Distância
II: A Educação Online e os modelos emergentes


Bibliografia:
•    Anderson, T.( 2011). Three Generations of Distance Education Pedagogy, IRRODL, vol 12, 3, pp.1-10
•    Anderson T. (2008). (Ed)Theory and Practice of Online Learning, Athabasca Univ. Press
•    Garrison, R. (2000).Theoretical Challenges for Distance Education in 21st Century: A shift from structural to transactional issues, IRRODL, 1,1-17
•    Morgado, L. (2011).Personalization and Openness through Social Media, Wankel, C. (Ed). Educating Educators with Social Media, 133–149, Emerald Group Publishing Limited: UK
•    Olaf Zawacki-Richter, Anderson, T. (2014). Online Distance Education: Towards a Research Agenda, Athabasca Univ. Press

 


Total de Horas de Trabalho: 208
Total de Horas de Contacto: 40

Avaliação:
A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.