INVESTIGAçãO OPERACIONAL
Código: 21076
ECTS: 6
Departamento: Departamento de Ciências e Tecnologia
Área Científica: Matemática
Palavras-Chave:
    1. Programação linear
    2. Filas de espera
    3. Gestão de Projetos
    4. Simulação
Docente:
Patrícia Engrácia
Área Científica: matemática
Correio Eletrónico: pengracia@dcet.uab.pt

Sinopse:
Esta unidade curricular visa familiarizar os estudantes com alguns conceitos e técnicas elementares da Investigação Operacional.


Competências:
Ao concluir esta unidade curricular pretende-se que o estudante seja capaz de:
• Reconhecer a utilidade da otimização linear, teoria de filas de espera, gestão de projectos e simulação;
• Aplicar as principais técnicas de otimização linear, teoria de filas de espera e gestão de projectos e simulação;
• Resolver problemas práticos específicos no contexto da investigação operacional.
 


Conteúdos:
1 Introdução à Investigação Operacional.
2 Programação Linear. Introdução à programação linear, o método gráfico, o método simplex, teoria da dualidade.
3 Filas de Espera. Introdução às filas de espera, sistemas de filas de espera.
4 Gestão de Projetos.  Introdução à gestão de projetos, o método do caminho crítico, gestão de recursos.
5 Simulação


Bibliografia:
 
  • Araújo da Costa, Ruy (2002).  Investigação Operacional, Edições Universidade Aberta, Lisboa.
  • Hillier, F. S., Liberman, G. J. (2005). Introduction to Operations Research, 8ª edição, McGraw-Hill.
  • TAHA, H.A. Operations Research: An Introduction, (6th edition), Macmillan & Collier, New York, 1997.


Metodologias de Ensino:

E-learning.




Total de Horas de Trabalho: 156
Total de Horas de Contacto: 26

Avaliação:
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.


Observações:
Pré-requisitos: não aplicável

Apresentação pessoal do docente