GESTãO ESTRATéGICA
Código: 61038
ECTS: 6
Departamento: Departamento de Ciências Sociais e de Gestão
Área Científica: Economia
Palavras-Chave:
    Pensamento Estratégico
    Análise
    Estratégia de negócio
    Estratégia corporativa
Docente:
João Miguel Custódio Ferrão Neto Simão
Área Científica: Gestão.
Correio Eletrónico: joaosimao@uab.pt

Sinopse:
A estratégia é definida como a teoria da empresa para obter vantagem competitiva. Porém, os modelos prescritivos do planeamento estratégico podem não ser os mais adequados em ambientes de mutação rápida e frequente. Assim, a U.C. procura desenvolver o pensamento estratégico, embora sem descurar as ferramentas das escolas do posicionamento ou do design. A U.C. está organizada em torno dos seguintes grandes tópicos: conceitos básicos, análise externa à empresa, análise interna, estratégias ao nível da unidade de negócio, estratégias corporativas e estratégias de internacionalização, desenvolvimento da estratégia e estratégia empresarial para o desenvolvimento sustentável.


Competências:
Espera-se que o aluno ao concluir esta unidade curricular esteja capaz de:
•    Compreender em que consiste o pensamento estratégico;
•    Discutir as dimensões do ambiente externo à empresa, e sua influência nas oportunidades e ameaças;
•    Interpretar os tipos de recursos e capacidades, e aplicar o modelo VRIO;
•    Identificar estratégias de negócio;
•    Discernir sobre estratégias de internacionalização;
•    Identificar os principais tipos de estratégias corporativas;
•    Avaliar e selecionar opções estratégicas;
• Conhecer os desafios empresariais para o desenvolvimento sustentável


Conteúdos:
1- Introdução à estratégia
2- Análise da envolvente
3- Análise da empresa
4- Ligação envolvente/empresa
5- Estratégia de negócio
6- Estratégia de internacionalização
7- Estratégia corporativa
8- Desenvolvimento da estratégia
9- Estratégia empresarial para o Desenvolvimento Sustentável


Bibliografia:
Barney & Hesterly (2011) Administração estratégica e vantagem competitiva. São Paulo: Pearson.
Cardeal, Nuno (2018) Pensamento estratégico: antecipar as ondas de futuro. 3ª ed. Lisboa: Universidade Católica Editora
Carvalho, J.C. & Filipe, J.C. (2014) Manual de Estratégia- conceitos, prática e roteiro. Sílabo.
Serra, F., Ferreira, M., Torres, M. & Torres, A. (2011) Gestão estratégica. Lisboa: Lidel.
Teixeira, S. (2011) Gestão estratégica. Lisboa: Escolar Editora.
GRI, UN & WBCSD (s.d.) SDG Compass: Diretrizes para implementação dos ODS na estratégia dos negócios.
Diversos recursos disponibilizados na plataforma. A aquisição de manual não é obrigatória.

Bibliografia complementar

Barney, J., Wright, M., & Ketchen, D. J. (2001). The resource-based view of the firm: Ten years after 1991. Journal of management, 27(6), 625-641.
Barney, J. B., Ketchen, D. J., & Wright, M. (2011). The future of resource-based theory revitalization or decline?. Journal of management, 37(5), 1299-1315.
Cardeal, Nuno (2018) Pensamento estratégico: antecipar as ondas de futuro. 3ª ed. Lisboa: Universidade Católica Editora
Carvalho, J.C. & Filipe, J.C. (2014) Manual de Estratégia- conceitos, prática e roteiro. Sílabo.
Penrose, E. (1959). TheTheory of the Growth of the Firm. New York: John Wiley, 12, 34.
Serra, F., Ferreira, M., Torres, M. & Torres, A. (2011) Gestão estratégica. Lisboa: Lidel.
Teixeira, S. (2011) Gestão estratégica. Lisboa: Escolar Editora.
Wernerfelt (1984) A resource-based view of the firm. Strategic Management Journal, Vol.5, 171-180.


Metodologias de Ensino:
E-learning



Total de Horas de Trabalho: 156
Total de Horas de Contacto: 15

Avaliação:
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.


Observações:
Utilizador independente ao nível da plataforma Moodle e da língua inglesa.