FORMAçãO AVANçADA EM INFRAESTRUTURA WEB
Código: 23042
ECTS: 15
Departamento: Departamento de Ciências e Tecnologia
Área Científica: Tecnologia e Sistemas Web
Palavras-Chave:
    Programação e serviços web
    Arquiteturas de rede e web
    Sistemas e plataformas web
    Ambientes computacionais móveis
Docentes:
Vitor Rocio
Área Científica: Informática; Engenharia Informática.
Correio Eletrónico: vitor.rocio@uab.pt

Elizabeth Simão Carvalho
Área Científica: Computação Gráfica
Correio Eletrónico: ecarvalho@uab.pt

Paulo Shirley
Área Científica: Informática.
Correio Eletrónico: paulo.shirley@uab.pt

Arnaldo Santos
Correio Eletrónico: Arnaldo.Santos@uab.pt

Sinopse:
Esta unidade curricular visa proporcionar aos estudantes uma visão abrangente sobre as principais temáticas e áreas de investigação que incidem sobre as infraestruturas e as tecnologias de suporte aos sistemas baseadas na Web.


Competências:
Ao concluir esta unidade curricular, o estudante deverá ser capaz de:
-Identificar, classificar, selecionar e aplicar conceitos e tecnologias infraestruturais para a web;
-Analisar, conceber e desenhar sistemas e serviços para a web, tendo em conta diversos contextos de utilização;
-Desenvolver aplicações web com conteúdos dinâmicos e adaptadas ou adaptáveis a cenários concretos de utilização;
-Integrar sistemas web e organizar processos de comunicação entre aplicações;
-Identificar e investigar tecnologias emergentes, e perspetivar aplicações inovadoras.


Conteúdos:
Esta UC divide-se em tópicos, cada um correspondendo a um tema de investigação e lecionado por docentes da área, da UAb e UTAD. Em todos os módulos são abordados os fundamentos teóricos, o estado da arte, a investigação realizada na UAb e UTAD e as perspetivas de evolução do tema respetivo. Os módulos atualmente propostos são:
- Arquiteturas de Software e Serviços, Confiabilidade, Tolerência e Privacidade,
Tecnologias e Gestão de Plataformas, Computação de Alto Desempenho, Web
Móvel e Ubíqua, Acessibilidade Web, Interação e Interfaces Avançadas, e
Infraestrutura para Ambientes Imersivos e Mistos.


Bibliografia:
  • SHAW, M., GARLAN, D. (1996), Software Architecture: Perspectives on an Emerging Discipline, Prentice Hall.
  • PAPAZOGLOU, M. (2007), Web Services: Principles and Technology, Prentice-Hall.
  • CHEN, Y. and TSAI, W-T. (2014), Service-Oriented Computing and Web Software Integration (Fourth Edition), , Arizona State University, Kendall Hunt Publishing, ISBN: 9781465251619
  • SANDOE, K., CORBITT, G. (2000), Raymond Boykin Enterprise Integration,, Wiley, ISBN: 9780471359937
  • GRAMA, A., KARYPIS, G., KUMAR, V., GUPTA, A. (2003), Introduction to Parallel Computing, 2 edition, Pearson - Addison Wesley.
  • POSLAD, S. (2009), Ubiquitous Computing: Smart Devices, Environments and Interactions. Wiley.
  • PIMENTEL, M., FUKS, H. (Organizadores) (2012), Sistemas Colaborativos. Elsevier Brasil.
BORGHOFF, U., SCHLICHTER, J. (2000), Computer-Supported Cooperative Work. Springer.


Total de Horas de Trabalho: 390
Total de Horas de Contacto: 117

Avaliação:
A avaliação desta unidade curricular abarca uma dimensão de cariz contínuo tendo em conta a qualidade das questões e problemáticas que o aluno coloca ao docente e turma; da discussão online, em turma virtual; e da (auto) crítica elaborada sobre o resultado dos trabalhos; e ainda do desenvolvimento individual de projeto de planeamento de um sistema de informação web. A ponderação dos elementos e critérios de avaliação das aprendizagens serão objeto de negociação entre professor e alunos.
 
Ao longo do ano, os estudantes serão integrados em grupos de investigação resultantes da participação nos módulos, participando na análise de problemas e desenvolvendo soluções e prototipagem com vista a encontrar resultados relevantes ou novos artefactos que concretizem o conhecimento no âmbito de cada módulo.


Observações:
Em função da natureza mista da unidade curricular o processo de ensino/aprendizagem observa uma abordagem de aprendizagem  teórico-prática colaborativa online, em turma virtual, que se baseia na realização de trabalhos práticos individuais e em grupo, cujos resultados são apresentados tanto online como em sessão presencial, para assegurar a complementaridade recíproca entre a teoria e a prática.