PROBLEMáTICAS EM ESTUDOS MEDIEVAIS
Código: 33020
ECTS: 18
Departamento: Departamento de Ciências Sociais e de Gestão
Área Científica: Estudos Medievais
Palavras-Chave:
    Trabalho interdisciplinar
    problemáticas em estudos medievais
Docentes:
Adelaide Millán da Costa
Área Científica: História
Correio Eletrónico: acosta@uab.pt

Ana Paiva Morais
Área Científica: Literatura
Correio Eletrónico: anapm@fcsh.unl.pt

Manuel Pedro Ferreira
Área Científica: Musicologia
Correio Eletrónico: mpferreira@fcsh.unl.pt

Sinopse:
Este seminário tem por objetivo familiarizar os estudantes com as principais problemáticas e debates que afetam os estudos medievais na atualidade.  Abordam-se, assim, os grandes temas clássicos - como o da periodização, das temporalidades e dos espaços medievais - bem como o diálogo interdisciplinar entre as ciências sociais. A reflexão será ainda focalizada nas novas perspetivas de análise decorrentes do “Linguistic Turn” e do “Visual Turn”, como os sentidos e as emoções, a globalização, o regresso à semiótica do documento, os estudos pós colonialistas aplicados à Idade Média e, em termos metodológicos, o diálogo disciplinar, desta feita com as ciências puras.


Competências:
1- capacidade de avaliação critica dos paradigmas clássicos e das problemáticas mais recentes que afetam a produção em Estudos Medievais
2. capacidade de integrar as grandes problemáticas do período em estudo no trabalho individual a desenvolver ao longo do doutoramento
3. domínio do posicionamento teórico do trabalho a desenvolver e do seu lugar no quadro de problemáticas que afectam os Estudos Medievais.
5. capacidade de reconhecer  a plasticidade dos Estudos Medievais e a inerente necessária interdisciplinaridade com as restantes Ciências Sociais e Humanas.
 


Conteúdos:
PARTE I- Problemáticas clássicas
1.O Tempo da  Idade Média: Periodização clássica e contestação moderna/ Tempo longo e tempo breve
2.Espaço e Territorialidade na Idade Média: paradigmas tradicionais e recentes
3.Idade Média, Sociologia e Ciência Política: modas já antigas em renovação permanente
4. O Medievalismo, hoje: introspeção e projeção
 PARTE II- Novas perspetivas
1. Do "Linguistic Turn" ao "Visual Turn": voltas e reviravoltas de perspetivas ainda em revolução
2. Sentidos e Emoções na Idade Média: a interdisciplinaridade em ação
3. Do Global ao Local: o Glocalismo e suas virtualidades
4. Debates sobre Interdisciplinaridade: do diálogo com as Ciências Sociais ao diálogo com a Ciência
5. Cultural Sudies, Visual Studies, Literary Studies, Power Studies: novos campos, novas abordagens
6. Regresso ao passado: Um novo retorno à semiótica do documento
7. Do pós medievalismo aos estudos pós colonialistas aplicados à Idade Média
8. História Concetual e Idade Média:que caminhos?


Bibliografia:
APPLEBY,J. et al. (eds) Knowledge and postmodernism in historical perspective.NY: Routledge, 1996
ALTSCHUL, N. R., "The future of Post colonial approaches to medieval Iberian Studies", Journal of Medieval Iberian Studies, 1(2009) 5-17
BAILEY, F. G., Stratagems and Spoils : a social anthropology of politics.Boulder; OUP, 2001
CARRUTHERS, The Craft of Thought. Meditation, Rhetoric and the Making of Image. Cambridge: CUP.1998
GULDI, What is the Spatial Turn?  [http://spatial.scholarslab.org/spatial-turn/what-is-the-spatial-turn/]
NICHOLS, S. et alii (eds), Rethinking the Medieval Senses. Baltimore; John's Hopkins UP. 2008
Perspectives Médiévales. Trente ans de recherches en langues et litératures médiévales (R. VALETTE-ed). Paris; SLLMOO.2005
Postmedieval: a journal of medieval cultural studies, Palgrave Macmillan, 2012» [http://www.palgrave-journals.com/pmed/index.html]
ROSENWEIN, B.H., Emotional Communities in the early middle ages. Ithaca&London: Cornell . 2006


Total de Horas de Trabalho: 468
Total de Horas de Contacto: 50

Avaliação:
A avaliação dos doutorandos é contínua, resultando da ponderação de todos os elementos de participação no seminário.  Incluida na avaliação está a apresentação  e defesa do Projecto de tese, sem a qual o estudante não poderá registar a mesma  ou prosseguir.