PROGRAMAçãO POR OBJETOS
Código: 21093
ECTS: 6
Departamento: Departamento de Ciências e Tecnologia
Área Científica: Engenharia Informática
Palavras-Chave:
    1. Programação por Objetos
    2. Programação
    3. C++
Docente:
Elizabeth Simão Carvalho
Área Científica: Computação Gráfica
Correio Eletrónico: ecarvalho@uab.pt

Sinopse:
Esta UC visa proporcionar aos alunos os conhecimentos e práticas fundamentais acerca dos princípios, conceitos, modelos e principais técnicas relacionadas com a programação de computadores baseada no paradigma dos objetos. Na abordagem aos conteúdos programáticos selecionados vão ser privilegiados a análise crítica do novo paradigmas, de algoritmia e blocos de programação e técnicas diversas, procurando sempre a apreensão da correta colocação dos problemas e a sua adequada resolução através de programação por objetos, assim como se incentiva a conceção de novas aproximações e aperfeiçoamento das existentes. A linguagem de programação e o ambiente de desenvolvimento adotados são: C++ e Eclipse IDE/Visual C++.


Competências:
Compreender os conceitos básicos da programação orientada a objetos;
Compreender os mecanismos de modularidade e reutilização de software;
Saber modelar um problema usando técnicas orientadas a objetos;
Saber usar uma linguagem orientada a objetos para codificar um problema.


Conteúdos:
Introdução ao desenvolvimento orientado a objetos
Metodologias de análise e projetos OO
Estruturas de controlo e sintaxe da linguagem C++
Conceitos básicos de classes, interfaces e objetos
Hierarquias de abstração (classe-classe, classe-objeto, objeto-objeto)
Atributos, métodos e controlo de acesso
Herança, polimorfismo e classes abstratas
Instanciação, construtores
Sobrecarga de métodos
Tratamento de exceções


Bibliografia:
Obrigatória:
Stroustrup, Bjarne. "The C++ programming language", Pearson Education, 2013, ISBN-13: 978-0321563842
 
Opcional:
Eckel, Bruce. "Thinking in C++ Vol 1.", 2008, ISBN-13: 007-6092006565
Koenig, A., Moo, B.E., "Accelerated C++: practical programming by example”, Addison-Wesley, 2009, ISBN-13: 078-5342703535


Metodologias de Ensino:

E-learning.




Total de Horas de Trabalho: 156
Total de Horas de Contacto: 26

Avaliação:
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.


Observações:
Pré-requisito: UC 21178 Laboratório de Programação.

Apresentação pessoal da docente