SUPERVISãO PEDAGóGICA E PRáTICAS REFLEXIVAS
Código: 12149
ECTS: 8
Departamento: Departamento de Educação e Ensino a Distância
Área Científica: Ciências da Educação
Docente:
Ana Maria Mouraz Lopes
Correio Eletrónico: ana.lopes@uab.pt

Sinopse:
A supervisão pedagógica situa-se no âmbito de uma ação profissional e visa o desenvolvimento pessoal e profissional, para o que contribui a apropriação de conhecimentos sobre cenários e formas de supervisão bem como o desenvolvimento de competências de observação, orientação e avaliação. Neste contexto, torna-se central o aperfeiçoamento de capacidades e atitudes éticas em ambientes de aprendizagem estimulantes, onde se desenvolvam processos intencionais e consistentes de formação.


Competências:
Pretende-se que que o estudante seja capaz de:
  • Desenvolver uma perspetiva crítica sobre os processos de formação e supervisão pedagógica e suas implicações no desenvolvimento pessoal e profissional de professores/formadores;
  • Apropriar conhecimentos e desenvolver atitudes assentes na reflexividade ética que permitam assumir tarefas de orientação pedagógica e avaliação;
  • Conceber, implementar e avaliar programas de supervisão pedagógica na formação de professores ou de outros profissionais.


Conteúdos:
Esta unidade curricular desenvolve-se em quatro temas:
1- Introdução ao processo de supervisão –  de natureza concetual, discute conceitos e abordagens sobre a supervisão, estruturantes aos conteúdos seguintes;
2 – Observação: conceito, métodos e instrumentos – a importância da observação no ciclo da supervisão e o papel do supervisor,  vantagens e desvantagens, bem como a elaboração de instrumentos de observação e as estratégias de interpretação dos resultados da observação;
3 - Orientação pedagógica como elemento da supervisão e a avaliação em contexto de supervisão – analisam-se as funções e finalidades da orientação das práticas e procura construir-se uma metodologia da orientação e discutem-se os fundamentos do sistema de avaliação proposto;
4 - A ética na supervisão – de natureza conceptual, visa a apropriação do primado da reflexividade ética e reflete sobre a qualidade da supervisão, como estratégia para o desenvolvimento pessoal e profissional dos professores/formadores.


Bibliografia:
Alarcão, I. & Tavares, J. (2010). Supervisão da prática pedagógica - uma perspetiva de desenvolvimento e aprendizagem. Coimbra: Almedina.
Alarcão, I. & Roldão, M. C. (2010). Supervisão Um contexto de desenvolvimento profissional dos professores. Mangualde: Ed. Pedago.
Baptista, I. (2011) Ética, Deontologia e Avaliação do Desempenho Docente. Cadernos do CCAP- 3. Disponível em http://www.ccap.min-edu.pt/pub.htm.
Gaspar, I., Seabra, F. & Neves, C. (2012). A supervisão pedagógica: significados e operacionalização. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, 12 (ano XI), 29-57. https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/3632
Glickman, C., Gordon, S. & Ross-Gordon, J. (2010). Supervision and Instructional Leadership. Boston: Pearson.
Oliveira-Formosinho, J. (2002). A Supervisão na Formação de Professores. I: Da Sala à Escola; II: Da Organização à Pessoa. Porto: Porto Editora (2 vols.)
Oliveira, I. & Serrazina L. (2002). A reflexão e o professor investigador. In GTI (Org.), Reflectir e investigar sobre a prática profissional. Lisboa: APM.http://apm.pt/files/127552_gti2002_art_pp29-42_49c770d5d8245.pdf
Sergiovanni, T. J. & Starratt, R.J. (2002). Supervision: a redefinition. Boston: McGraw-Hill.
Reis, P. (2011). Observação de aulas e avaliação do desempenho docente. Cadernos do CCAP- 2. Disponível em http://www.ccap.min-edu.pt/pub.htm
Vieira, F., Moreira, M., Barbosa, I., Paiva, M. & Fernandes, I. (2006). No Caleidoscópio da Supervisão: Imagens da formação e da pedagogia. Mangualde: Ed. Pedago.


Total de Horas de Trabalho: 156
Total de Horas de Contacto: 15

Avaliação:
A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.