INVESTIGAçãO EM EDUCAçãO (MSVP)
Código: 12150
ECTS: 8
Departamento: Departamento de Educação e Ensino a Distância
Área Científica: Ciências da Educação
Docentes:
Maria Filomena Amador
Área Científica: Ciências da Educação; Didática das Ciências
Correio Eletrónico: famad@uab.pt

Maria Luísa Lebres Aires
Área Científica: Ciências da Educação.
Correio Eletrónico: luisa.aires@uab.pt

Susana Henriques
Área Científica: Ciências da Educação e Sociologia
Correio Eletrónico: susana.henriques@uab.pt

Marta Abelha
Correio Eletrónico:

Sinopse:
Esta unidade curricular visa promover a familiarização do estudante com os procedimentos metodológicos específicos de uma investigação no campo da Educação.


Competências:
No final desta unidade curricular espera-se que o estudante seja capaz de:
 – Compreender paradigmas na investigação em educação;
– Compreender a natureza e as características do processo de investigação e, em particular, a utilização dos critérios de qualidade;
– Argumentar sobre as questões de natureza ética que se colocam na investigação em educação;
– Analisar as principais modalidades de investigação na sua relação com o problema, as questões e os objetivos de investigação;
– Compreender a importância de estudos descritivos, correlacionais (ou comparativos) e dos procedimentos e recursos estatísticos na investigação em educação;
– Conhecer as técnicas e instrumentos de recolha de dados;
– Conhecer e aplicar as técnicas de análise de dados quantitativos e qualitativos num processo investigativo.


Conteúdos:
1 - Natureza e características da investigação em educação
  1. Paradigmas de investigação
  2. Critérios de qualidade na investigação em educação.
  3. Ética da investigação em educação
2 - Modalidades de investigação
  1. Estudo descritivo
  2. Estudo de caso
  3. Investigação-ação
  4. Investigação narrativa
  5. Metodologia de projeto
3 - Técnicas de recolha de dados
  1. Entrevista
  2. Observação
  3. Questionário  
  4. Análise documental
4 - Análise de dados
a) Análise de dados quantitativos com apoio informático
O software estatístico e a criação de um ficheiro de dados em SPSS
Análise de dados univariados: distribuição de frequências; representações gráficas de uma distribuição e sua interpretação; medidas descritivas de localização e dispersão.
Análise de dados bivariados: tabelas de contingência; estudo da relação entre variáveis qualitativas; testes Qui-quadrado e Pearson.
Validação: alfa de Cronbach
 
b) Análise de dados qualitativos
Análise de conteúdo: categorial, inferencial
Análise crítica do discurso
 


Bibliografia:
Afonso, N. (2005). Investigação Naturalista em Educação. Lisboa: Edições ASA.
Azevedo, R. (2011). Projetos Educativos: elaboração, monitorização e avaliação. Guião de apoio. Agência nacional para a IP.
Bardin, L. (1995). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.
Bodgan, R. & Biklen, S. K. (1994/2013). Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora.
Creswell, J. W. (2013). Research Design: Qualitative, Quantitaive e Mixed Methods Approaches. London: SAGE.
Guerra, I. C. (2006). Pesquisa qualitativa e análise de conteúdo. Estoril: Princípia.
Maroco, João (2007). Análise estatística com utilização do SPSS, Lisboa: Edições Sílabo.
Pedro, E. R. (1997). Análise Crítica do Discurso, Lisboa: Editorial Caminho.
Silva, P. (2003). Etnografia e educação, Porto: Profedições.
Stake, R. E. (2009). A arte da investigação com Estudos de Caso. Lisboa: FCG..
Tuckman, B. (2012). Manual de investigação em educação, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Recursos abertos (REA’s) pesquisados.


Metodologias de Ensino:
E-learning


Total de Horas de Trabalho: 156
Total de Horas de Contacto: 15

Avaliação:
A avaliação tem caráter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.