FRANCêS V
Código: 31023
ECTS: 6
Departamento: Departamento de Humanidades
Área Científica: Língua
Palavras-Chave:
    Nível a atingir: B1.2 (segundo o QECR para as línguas)
    Desenvolvimento de competências linguísticas orais e escritas
    Desenvolvimento de competências (inter)culturais
Docente:
Isabelle Simões Marques
Correio Eletrónico: isabelle.marques@uab.pt

Sinopse:
Esta unidade curricular pretende capacitar os estudantes para a realização de tarefas nas diversas áreas da vida social e académica em língua francesa graças à aquisição de saberes e saber-fazer comunicativos, linguísticos e culturais, ampliando a aprendizagem de Francês IV.


Competências:
A unidade curricular Francês V corresponde ao nível B1.2 definido pelo Conselho da Europa no Quadro Europeu Comum de Referência:
•É capaz de compreender os pontos principais quando é usada uma linguagem clara e corrente e se trata de assuntos familiares como o  trabalho, a universidade, os lazeres, etc;
•É capaz de lidar com a maioria das situações que podem surgir durante uma viagem a um local onde a língua-alvo é falada;  
•Pode produzir textos simples sobre temas familiares e áreas de interesse;
•Pode descrever um evento, uma experiência ou um sonho, descrever uma esperança ou uma meta e expor de forma breve razões e explicações para um projeto ou uma ideia.


Conteúdos:
Conteúdos comunicacionais e linguísticos:
Le plus-que-parfait
L´imparfait/le passé composé
Le conditionnel passé
Le passé simple
O gerúndio
A voz passiva
Marcadores temporais 
Preposições e locuções de espaço
Verbos de sentimentos + subjonctif présent
Expressão da obrigação e recomendação
Expressão da possibilidade e da probabilidade
Expressão da hipótese
Expressão da causa e da finalidade
Expressão da restrição
O discurso relatado no passado
Os conectores
O discurso relatado no presente e no passado

Conteúdos (inter)culturais:

A banda-desenhada francófona
Contos populares francófonos
A linguagem dos sms
O espaço urbano
O ambiente natural
A ecologia
A sociedade de consumo
A Francofonia
O ensino da língua francesa no mundo
Estudar em França


Bibliografia:
C. Flumian, J. Labascoule, S. Priniotakis, C.Royer, Nouveau Rond-Point 2, Méthode de Français, Niveau B1 du CECR + CD Audio, Paris, Éditions Maison des Langues, 2011.
C. Flumian, J. Labascoule, S. Priniotakis, C.Royer, Nouveau Rond-Point 2, Cahier d'activités + CD audio, Paris, Éditions Maison des Langues, 2011.
 


Metodologias de Ensino:

E-learning.




Total de Horas de Trabalho: 156
Total de Horas de Contacto: 15

Avaliação:
O regime de avaliação obrigatório é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final.


Observações:
Pré-requisito para a matrícula são conhecimentos de Francês ao nível B1.1, de acordo com o QECR para as línguas.