HISTóRIA DA IDADE CONTEMPORâNEA
Código: 31033
ECTS: 6
Departamento: Departamento de Ciências Sociais e de Gestão
Área Científica: História
Palavras-Chave:
    • O mundo contemporâneo;
    • As revoluções;
    • As guerras;
    • A globalização.
Docente:
Maria do Rosário Bastos
Área Científica: História
Correio Eletrónico: maria.bastos@uab.pt

Sinopse:
Trata-se de uma abordagem geral e sucinta da história do mundo dos séculos XIX e XX, com especial ênfase na Europa e nas suas relações com os outros continentes. A primeira parte centra-se nas origens, nas características e no impacte das revoluções na Europa e no continente americano, na transição do século XVIII para o XIX. A segunda aborda as principais mudanças políticas e sociais oitocentistas. A terceira analisa o século XX, desde 1914 aos nossos dias. O estudante deve ficar com uma visão global das grandes transformações do mundo contemporâneo e com uma aproximação aos problemas das relações internacionais.


Competências:
• Explicar os factos essenciais e os grandes processos de mudança dos séculos XIX e XX;
• Utilizar, de forma adequada, conceitos e vocabulário histórico;
• Reflectir, de modo crítico e fundamentado, sobre documentos históricos selecionados;
• Relacionar o presente com o passado recente, para melhor perceber os problemas do mundo atual.


Conteúdos:
1. A época das revoluções na Europa e no continente americano
2. O longo século XIX (1815-1914)
3. De 1914 ao final do século XX


Bibliografia:
História do Século XIX ( Coord. de BERSTEIN, Serge e MILZA, Pierre,  Mem Martins, Publicações Europa - América, 1997.
 
HOBSBAWM, Eric -  A Era dos Extremos, História Breve do Século XX (1914-1991), Lisboa, Presença, 1996.
 
RÉMOND, Renè - Introdução à História do Nosso Tempo. Do Antigo Regime aos Nossos Dias, Lisboa, Gradiva, 1994.
 
ROBERTS, J.M  -  História do Século XX, 2 vols. , Lisboa, Presença, 2007.


Metodologias de Ensino:

E-learning.




Total de Horas de Trabalho: 156
Total de Horas de Contacto: 15

Avaliação:
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.


Observações:
Os estudantes têm de ter acesso a um computador com ligação à Internet, ter um endereço de correio eletrónico e, desejavelmente, possuir literacia informática na perspetiva do utilizador.