EDUCAçãO E EQUIDADE NA SOCIEDADE CONTEMPORâNEA
Código: 11012
ECTS: 6
Departamento: Departamento de Educação e Ensino a Distância
Área Científica: Ciências da Educação
Palavras-Chave:
    Paradigmas Educacionais
    Educação e Cidadania
    Insucesso Educativo
Docente:
José António Marques Moreira
Área Científica: Ciências da Educação - Formação de Professores
Correio Eletrónico: jmoreira@uab.pt

Sinopse:

Nesta unidade curricular serão abordados a problemática da educação e desenvolvimento humano, nomeadamente as grandes metas educativas e sociais propostas pelos organismos internacionais, as questões da equidade na educação, o alfabetismo e a inclusão social e as questões da inclusão digital nas sociedades actuais.



Competências:

• Propor e justificar modos de superar localmente aspectos de inequidade na educação, nomeadamente no que se refere a alfabetização e inclusão digital.
• Actuar tendo em conta as grandes opções tomadas a nível internacional no que se refere às orientações para a educação.



Conteúdos:

I. PERSPECTIVAS ACTUAIS DA EDUCAÇÃO: CONCEITOS E CONCEPÇÕES
1. A Educação ou a utopia necessária.
2. A Educação na sociedade de informação e conhecimento: a dialéctica entre a sociedade e a organização educativa.
3. A Educação para o século XXI: princípios e orientações.
4. Os “Sete Saberes” da Educação de Edgar Morin.
5. A Educação Pós-Moderna e o impacto das novas tecnologias.

II- EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA DEMOCRÁTICA
1. Concepções de «cidadania» na Europa.
2. Elementos de caracterização da educação para a cidadania: objectivos (pedagógicos), conteúdos e estratégias/métodos.
3. Educação para a cidadania democrática e a formação de professores.

III- O FENÓMENO DO INSUCESSO EDUCATIVO: FACTORES PSICO-SOCIOLÓGICOS E PEDAGÓGICOS
1. Teorias explicativas dos factores do insucesso educativo escolar e sua evolução.
2. O conceito de literacia no quadro da sociedade de informação.
3. Políticas de combate ao insucesso educativo e de promoção da inclusão social.



Bibliografia:

DELORS, J. [coord.] (1996). Educação um Tesouro a Descobrir – Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. Porto: Edições ASA.
MORIN, E. (2002). Os Sete Saberes para a Educação do Futuro. Lisboa: Instituto Piaget.
POURTOIS, J. P. & DESMET, H. (1999). A Educação Pós-Moderna. Lisboa: Instituto Piaget.
SILVA, A. S., AZEVEDO, J., & FONSECA, A. (2000). «Valores e cidadania: a coesão social, a construção identitária e o diálogo intercultural». In Roberto Carneiro et al. (coord), O Futuro da Educação em Portugal: Tendências e Oportunidades, Tomo II - As Dinâmicas de Contexto. Lisboa: Ministério da Educação. pp. 157-230.
TEDESCO, J. C. (1999). O Novo Pacto Educativo: Educação, Competitividade e Cidadania na Sociedade Moderna. Porto: Fundação Manuel Leão.
TORNERO. J. (2007). Comunicação e Educação na Sociedade de Informação. Porto: Porto Editora.



Metodologias de Ensino:

E-learning.



Orientações Metodológicas respeitantes ao Ensino e Aprendizagem


Total de Horas de Trabalho: 156
Total de Horas de Contacto: 15

Avaliação:
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.