INGLêS V
Código: 31065
ECTS: 6
Departamento: Departamento de Humanidades
Área Científica: Língua
Palavras-Chave:
    Relações
    Tendências
    Comunicações
    O Corpo e a mente
Docente:
Margarida Pereira Martins
Correio Eletrónico: margarida.martins@uab.pt

Sinopse:
Nesta unidade curricular são desenvolvidas técnicas linguísticas e comunicativas em Inglês utilizando como base temas específicos e contemporâneos relacionados com a sociedade, cultura e o mundo. Através destes temas as competências linguísticas necessárias para a comunicação oral e escrita serão trabalhadas e aperfeiçoadas.


Competências:

As competências a desenvolver nesta unidade curricular correspondem aos níveis B2/C1 no Quadro Europeu Comum de Referência e incluem:
• Capacidade de compreensão de textos, orais e escritos, produzidos em língua inglesa, demonstrada através da realização de diversas tarefas comunicacionais;
• Capacidade de produzir uma síntese de um texto escrito em inglês com um grau significativo de complexidade discursiva, fazendo referência às suas ideias principais;
• Capacidade de identificar e empregar um leque significativo de estruturas gramaticais e lexicais, adaptando-as a contextos discursivos diversos.



Conteúdos:
Esta unidade curricular aborda questões contemporâneas da sociedade e do mundo actual, como as relações humanas, a passagem do tempo, as tendências, a comunicação, o corpo e a mente. Através destes temas todas as competências linguísticas são desenvolvidas com base nos princípios das metodologias de ESL (English as a Second Language): “Content based instruction” e “Theme based learning” em regime de e-learning. Esta disciplina não segue um único manual, mas uma compilação de textos, ficheiros de áudio e/ou vídeo e exercícios de várias fontes e disponibilizados pelo docente na plataforma.
 


Bibliografia:
Azar, Betty S. Understanding and Using English Grammar (2002) Pearson Education. NY
"The Interpreter of Maladies" by Jhumpa Lahiri The Interpreter of Maladies (1999) Houghton Mifflin, New York. (short story)
Enough Said (2013) Nicole Holofcener (filme)
http://www.macmillandictionary.com/
(Qualquer bom dicionário de lingua inglesa, Ex: Longman Dictionary of English Language and Culture.)
 


Metodologias de Ensino:

E-learning.




Total de Horas de Trabalho: 156
Total de Horas de Contacto: 15

Avaliação:
O regime de avaliação obrigatório é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final.


Observações:
Pré-requisitos para a matrícula: aprovação em Inglês IV ou equivalente.