PEDAGOGIA DA FORMAçãO DE ADULTOS
Código: 11025
ECTS: 6
Departamento: Departamento de Educação e Ensino a Distância
Área Científica: Ciências da Educação
Palavras-Chave:

    Aprendizagem ao Longo da Vida
    Educação
    Formação de Adultos

Docente:
José António Marques Moreira
Área Científica: Ciências da Educação - Formação de Professores
Correio Eletrónico: jmoreira@uab.pt

Sinopse:
Esta unidade curricular centra-se em algumas  abordagens pedagógicas da formação/educação de adultos.
A educação/ formação de adultos constitui uma realidade cada vez mais presente na sociedade ocidental, sendo apontada como uma das vias para a promoção do bem estar individual e das comunidades, assim como, facilitar os processos de coesão social e inclusão profissional.
Os técnicos de educação podem assumir um importante papel na conceção, operacionalização e avaliação de modelos de educação/ formação de adultos, adaptados a diversos públicos-alvo.
Com esta unidade curricular pretende-se promover a apropriação de conhecimentos e o desenvolvimento de competências que permitam aos futuros profissionais intervir na construção e análise de planos de educação/ formação de adultos.


Competências:

Pretende-se que no final desta unidade o estudante:
- Analise critica e reflexivamente as principais correntes pedagógicas da educação/ formação de adultos e os conceitos mais relevantes nelas inscritos.
- Compreenda a dinâmica estrutural e conjuntural dos principais momentos da história da educação/ formação de adultos.
- Possua conhecimentos acerca do estado atual da problemática da educação/ formação de adultos à luz do paradigma da aprendizagem ao longo da vida.
- Identifique as diferentes propostas de educação e formação de adultos, designadamente em termos da evolução das modalidades em contexto nacional.
-Possua conhecimentos acerca de intervenções educativas dirigidas a adultos.



Conteúdos:
Nesta Unidade Curricular serão trabalhadas as seguintes temáticas:
Tema 1   A Pedagogia de Adultos
Tema 2   A Didática de Adultos
Tema 3   Orientações metodológicas na Formação de Adultos
Tema 4   Abordagens Pedagógicas para Idosos


Bibliografia:

Bibliografia obrigatória:
Quintas, H. L. M. (2008), Educação de Adultos: vida no currículo e currículo na vida, Lisboa, Agência Nacional para a Qualificação, I.P. (pdf)
Lima, L. (2008), A Educação de Adultos em Portugal (1974-2004). Entre as lógicas de educação popular e da gestão de Recursos Humanos, In Canário, R e Cabrito, B. (orgs.) Educação e Formação de Adultos. Mutações e Convergências, Lisboa, Educa. (pdf).
Arnold, R. (2004), Pedagogía de la formación de adultos, Montevideo, Cinterfor/OIT.
Disponível em: http://www.cinterfor.org.uy/public/spanish/region/ampro/cinterfor/publ/arnold_p/index.htm



Metodologias de Ensino:

E-learning.



Orientações Metodológicas respeitantes ao Ensino e Aprendizagem


Total de Horas de Trabalho: 156
Total de Horas de Contacto: 15

Avaliação:
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.