PRINCíPIOS DE DIDáTICA
Código: 11028
ECTS: 6
Departamento: Departamento de Educação e Ensino a Distância
Área Científica: Ciências da Educação
Palavras-Chave:

    Didática
    Planificação
    Metodologias
    Estratégias de ensino/aprendizagem

Docente:
Branca Miranda
Área Científica: Geografia; Ciências da Educação.
Correio Eletrónico: branca.miranda@uab.pt

Sinopse:
Pretende-se com esta unidade curricular promover uma reflexão sobre os fundamentos das práticas educativas. A partir da análise da função social do ensino, de diferentes concepções dos processos de aprendizagem bem como do papel do professor e do aluno, definem-se critérios para a elaboração de sequências didácticas e para a selecção de recursos. São também abordados alguns aspectos relacionados com os modos e as funções da avaliação.


Competências:
Pretende-se que no final desta unidade o estudante seja capaz de:
Planear, implementar e avaliar actividades didácticas, atendendo aos condicionalismos locais e aos objectivos educacionais, fundamentando as suas opções do ponto de vista teórico.


Conteúdos:

1) A função social do ensino e a concepção dos processos de aprendizagem.
- Função social do ensino
- Metodologias tradicionais e construtivistas
- A sala de aula diversificada
2) Planificação de atividades educativas
- Modelos de planificação
- Principais aspetos da planificação
3) Modelos de interacção
- A exposição
- Resolução de problemas
- Diferenciar o ensino



Bibliografia:

ARENDS, R. (2008), Aprender a Ensinar, Lisboa, MacGrawHill.



Metodologias de Ensino:

E-learning.



Orientações Metodológicas respeitantes ao Ensino e Aprendizagem


Total de Horas de Trabalho: 156
Total de Horas de Contacto: 15

Avaliação:
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.