TEORIAS SOCIOLóGICAS: TRADIçõES CLáSSICAS
Código: 41070
ECTS: 6
Departamento: Departamento de Ciências Sociais e de Gestão
Área Científica: Sociologia
Palavras-Chave:
    Filosofia e sociedade
    Geneses
    Fundações
    A sociologia na transição do século XIX para o século XX
Docente:
Ana Paiva
Área Científica: Sociologia.
Correio Eletrónico: anapaiva@uab.pt

Sinopse:
Esta disciplina visa levar o aluno a conhecer as principais teorias e os principais problemas teóricos formulados no âmbito do pensamento sociológico clássico. Pretende-se analisar e criticar as maneiras de pensar e problematizar o real social, que serviram para estabelecer o estatuto científico autónomo da sociologia, e, sempre que possível, discuti-las em articulação com os fenómenos sociais atuais e os mais recentes contributos do pensamento sociológico.


Competências:
• Identificar e conhecer as principais correntes filosóficas políticas e económicas que conduziram ao pensamento sociológico.
• Saber definir e discutir a sociologia como ciência à época da sua fundação.
• Conhecer os contextos culturais, intelectuais e filosóficos em que surgiram as diferentes perspetivas, relacionando-os com as temporalidades e as conjunturas históricas em que ocorreram.
• Conhecer os principais autores e as principais obras sociológicas clássicas.
• Desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de exposição e argumentação em termos sociológicos.
• Mostrar a adequação das teorias sociológicas aos contextos históricos e ideológicos, e proceder a revisões críticas dos conceitos clássicos, em função das realidades atuais.


 

Conteúdos:
I- Filosofia e Sociedade
II- Géneses
III- Fundações
IV- A sociologia na transição do século XIX para o século XX

 

Bibliografia:
PAIVA, Ana Maria et Al. (2013) - Teorias Sociológicas Clássicas uma introdução didáctica, Lisboa, Practor.
BRAGA DA CRUZ, Manuel - Teorias Sociológicas, os fundadores e os clássicos, Vol. 1, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian
TURNER, Bryan S., ed. (1996) – Teoria Social, Miraflores, Difel (disponível on-line).

Textos de apoio disponibilizados on-line depois da abertura da UC.

Metodologias de Ensino:
E-learning (completamente online).


Orientações Metodológicas respeitantes ao Ensino e Aprendizagem


Total de Horas de Trabalho: 156
Total de Horas de Contacto: 15

Avaliação:
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.