DESENVOLVIMENTO DE COLEçõES
Código: 51007
ECTS: 6
Departamento: Departamento de Humanidades
Área Científica: Ciências Documentais
Palavras-Chave:

    1. Coleção
    2. Desenvolvimento de coleções
    3. Recursos documentais
    4. Política de desenvolvimento de coleções

Docente:
Ana Isabel Vasconcelos
Área Científica: Estudos Portugueses.
Correio Eletrónico: mumlib@uab.pt

Sinopse:
Esta unidade curricular trata essencialmente do conjunto documental que constitui a coleção de uma biblioteca ou de um centro de documentação. Sendo uma área muito influenciada pelas novas tecnologias da informação, teremos sempre presente os novos desafios que se colocam, nomeadamente no que diz respeito ao próprio conceito de “coleção”. A sua constituição e a sua renovação deverão ter em linha de conta aspectos como a necessidade dos utilizadores e a avaliação que se vai fazendo dos documentos existentes.


Competências:
O aluno deverá ficar apto a:
•discutir o conceito de “coleção”;
•conhecer aspectos da política de desenvolvimento de coleções;
•aplicar os princípios que presidem à seleção, aquisição e desbaste dos recursos de uma coleção.


Conteúdos:

•  A coleção – novos conceitos
•  Tipologia de recursos
•  Os utilizadores – identificação de perfis e de necessidades
•  Seleção e avaliação de recursos
•  Análise de uma coleção
•  Política de desenvolvimento de uma coleção
•  Liberdade de informação



Bibliografia:
Os materiais de estudo desta UC serão fornecidos ao longo do semestre.


Metodologias de Ensino:

E-learning.




Total de Horas de Trabalho: 156
Total de Horas de Contacto: 15

Avaliação:
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.