PROJETOS EDUCACIONAIS
Código: 11031
ECTS: 6
Departamento: Departamento de Educação e Ensino a Distância
Área Científica: Ciências da Educação
Palavras-Chave:

    Projetos educativos
    Diagnóstico da situação
    Avaliação de projetos

Docente:
Branca Miranda
Área Científica: Geografia; Ciências da Educação.
Correio Eletrónico: branca.miranda@uab.pt

Sinopse:

Partindo-se do conceito de projecto e dos seus diferentes tipos são exploradas as diferentes etapas da sua concepção no contexto de projectos e programas educativos. Será abordada a problemática da avaliação de projectos e programas educativos, e exploradas as correspondentes modalidades e instrumentos.



Competências:

Pretende-se que no final desta unidade o estudante seja capaz de:
- Elaborar, coordenar a execução e avaliar a implementação de projectos educacionais.



Conteúdos:
1) Tipos de projectos e suas principais características.
2) Fases de concepção de projectos.
3) Adequação de projectos educacionais a diferentes contextos de trabalho.
4) Modos e técnicas de avaliação de projectos.


Bibliografia:
Obrigatória
Miranda, B. e Cabral, P. (2011) Projetos de inserção Educativa. Texto pol. Disponível na plataforma.
Bibliografia complementar
Oliveira, I. & Courela, C. (2013). Mudança e Inovação em Educação: o compromisso dos professores. Revista Interações, 27, 97-117. http://www.eses.pt/interaccoes
Azevedo, R. (Coord.). (2011). Projetos educativos: elaboração, monitorização e avaliação - Guião de apoio. Lisboa: Agência Nacional para a qualidade, IP.
Fernandes, D. (2011). Avaliação de programas e projetos educacionais: das questões teóricas às questões das práticas. In D. Fernandes (Org.), Avaliação em educação: olhares sobre uma prática social incontornável. Pinhais: Editora Melo, 185-208. http://repositorio.ul.pt/handle/10451/5663
Boutinet J-P (1996). Antropologia do Projecto. Lisboa. Instituto Piaget.
Varela, C. (sd). Gestão e Avaliação de Projectos nas escolas. IIE. Disponível em (22/3/2007):
http://www.dgidc.min-edu.pt/inovbasic/biblioteca/ccoge07/index.htm


Metodologias de Ensino:

E-learning.



Orientações Metodológicas respeitantes ao Ensino e Aprendizagem


Total de Horas de Trabalho: 156
Total de Horas de Contacto: 15

Avaliação:
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.