HISTóRIA DO TEATRO PORTUGUêS II
Código: 51019
ECTS: 6
Departamento: Departamento de Humanidades
Área Científica: Cultura
Palavras-Chave:
    1. Teatro português (séculos XIX e XX)
    2. Almeida Garrett
    3. D. João da Câmara
    4. António Patrício e Raul Brandão
Docente:
Ana Isabel Vasconcelos
Área Científica: Estudos Portugueses.
Correio Eletrónico: mumlib@uab.pt

Sinopse:
Esta unidade curricular abrange os movimentos teatrais e os textos dramáticos produzidos entre 1836, ano em que Almeida Garrett propõe uma reorganização do teatro em Portugal, e 1923, ano da publicação das peças de Raul Brandão.
Percorrendo movimentos estético-literários, como o romantismo, o naturalismo e o simbolismo, deter-nos-emos nas figuras e nos textos emblemáticos deste período da história do teatro português.


Competências:
O aluno deverá ficar apto a:
•referir características de determinadas estéticas literárias, com base nos diversos textos programáticos;
•analisar textos do género dramático;
•interpretar criticamente a relação entre os textos dramáticos e os textos programáticos que os enformam;
•comentar posições críticas relativas a textos estudados;
•comparar, temática e esteticamente, textos dramáticos estudados;
•expressar-se, por escrito, de uma forma correcta e cuidada.


Conteúdos:

1. Do Romantismo ao Naturalismo
1.1 O movimento romântico
1.2 Garrett: dos textos teóricos à prática
1.3 Frei Luís de Sousa: drama romântico ou tragédia?
1.4 Do drama romântico ao progressivo realismo no teatro
1.5 D. João da Câmara
1.6 Os Velhos: realismo e regionalismo

2. Do Simbolismo à Modernidade
2.1 Os modelos europeus
2.2 O Teatro Poético de António Patrício: O Fim
2.3 Uma outra dramaturgia portuguesa: O Gebo e a Sombra, de Raul Brandão



Bibliografia:

BARATA, José Oliveira. História do Teatro Português. Lisboa: Universidade Aberta, 1991. Capítulos 5 e 6.
BASTOS, Glória e VASCONCELOS, Ana Isabel P. Teixeira de. O Teatro em Lisboa no Tempo da Primeira República. Lisboa: Museu do Teatro, 2004.
VASCONCELOS, Ana Isabel P. Teixeira de. O Teatro em Lisboa no Tempo de Almeida Garrett. Lisboa: Museu do Teatro, 2003.



Metodologias de Ensino:

E-learning.




Total de Horas de Trabalho: 156
Total de Horas de Contacto: 15

Avaliação:
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.


Observações:

São de leitura obrigatória os seguintes textos dramáticos:
Frei Luís de Sousa, de Almeida Garrett, antecedido da “Memória ao Conservatório”.
Os Velhos, de D. João da Câmara.
O Fim, de António Patrício.
O Gebo e a Sombra, de Raul Brandão.