INICIAçãO à INVESTIGAçãO EDUCACIONAL
Código: 11044
ECTS: 6
Departamento: Departamento de Educação e Ensino a Distância
Área Científica: Ciências da Educação
Palavras-Chave:
    Investigação Educacional
    Técnicas de recolha e de análise de dados
Docente:
Susana Henriques
Área Científica: Ciências da Educação e Sociologia
Correio Eletrónico: susana.henriques@uab.pt

Sinopse:
Pretende iniciar o estudante no processo investigativo próprio da Educação e muni-lo de instrumentos básicos que lhe permitam desenvolver procedimentos de investigação. Será analisado todo o percurso de investigação em Ciências Sociais próprio da área científica da Educação – os grandes paradigmas, os diversos métodos e técnicas.


Competências:
Pretende-se que no final desta Unidade Curricular, o estudante tenha adquirido as seguintes competências:
• Identificar e distinguir as diferentes etapas de um projecto de investigação educacional;
• Compreender as diferenças entre métodos e técnicas de investigação;
• Organizar analiticamente dados de investigação;
• Desenvolver a capacidade de adequar os objectivos da pesquisa à população em estudo – o caso específico da investigação com crianças.


Conteúdos:
I. O processo de investigação
    Conhecimento científico em ciências sociais
    As fases do processo de investigação
II. Métodos de investigação
III. Técnicas de investigação
      Inquérito por questionário
      Entrevista
      Observação – grelha de observação, diário de campo…
      Pesquisa documental
      A especificidade das crianças
IV. Análise de dados
     Análise de dados qualitativos – análise de conteúdo


Bibliografia:
Bibliografia Obrigatória:
Bell, Judith (1997), Como realizar um projecto de investigação, Lisboa, Gradiva.
Quivy, Raymond; Compenhoudt, LucVan (1995), Manual de Investigação em Ciências Sociais, Lisboa, Edições Gradiva.
Bibliografia Complementar:
Carmo, Hermano; Ferreira, Manuela Malheiro (2008), Metodologia de Investigação. Guia para auto-aprendizagem, Lisboa, Universidade Aberta.
Coutinho, C. P. (2014). Metodologia de investigação em Ciências Sociais e Humanas: teoria e prática. Coimbra: Almedina.
Amado, J. (Coord.) (2013). Manual de investigação qualitativa. Coimbra: Universidade de Coimbra.
Bento, A. (2011). As etapas do processo de investigação: do título às referências bibliográficas. Funchal: Coleção Ideias em Prática. Campenhoudt, L. V. (2003). Introdução à análise dos fenómenos sociais. Lisboa: Gradiva.
Outros recursos disponibilizados online


Metodologias de Ensino:
E-learning



Total de Horas de Trabalho: 156
Total de Horas de Contacto: 15

Avaliação:
O regime de avaliação preferencial é o de avaliação contínua, constituída pela realização de 2/3 e-folios (trabalhos escritos em formato digital), ao longo do semestre letivo, e de um momento final de avaliação presencial (p-fólio), a ter lugar no final do semestre, com peso de, respetivamente, 40% e 60% na classificação final. Os estudantes podem, no entanto, em devido tempo, optar um único momento presencial de avaliação, realizando, então uma prova de Avaliação Final (exame) com o peso de 100%.